Brandon Sanderson é um dos mais prolíficos e eficientes autores contemporâneos de fantasia. O cara escreve sem parar,um tijolão de fantasia a cada seis meses. Conheci a obra de Sanderson há uns três anos atrás, quando li Elantris, um livro muito bom e uma raridade, uma fantasia épica de um único volume.

Sanderson tem uma escrita clara e precisa, sem firulas e direto ao ponto. Seus pontos fortes são as tramas, sua habilidade de criar mundos e sistemas de magias interessantes e o modo como termina seus livros. Ele é fera em encerrar livros!

Em Mistborn 01: The Final Empire, Brandon Sanderson cria uma nova abordagens com alguns clichês da fantasia medieval, mostrando o que aconteceria se um herói de uma profecia falhasse, ou melhor, salvasse um mundo para mergulhá-lo em um milênio de tirania e crueldade sob seu próprio comando.

Mistborn conta a história de um mundo que se reergue após uma catástrofe misteriosa no passado que envolveu tudo em cinzas e uma estranha névoa que surge à noite. O império criado pelo Lord Governor é brutal e sustentado por meio do trabalho escravo dos Skaa, e controlado por Nobres de outras etnias.

Nesse universo existem Alomancers, seres capazes de realizar magia usando metais. Dentre os Alomancers, os mais poderosos são os Mistborns, híbridos de Skaa e da Nobreza e que são capazes de usar os poderes de todos os metais (Alomancers normais só usam de um metal).

A narrativa gira em torno de um grupo de revolucionários que pretende derrubar o Final Empire, o império cruel do Lord Governor. O sistema de magia é muito legal mas o que me chama a atenção, em todos os livros do Brandon Sanderson é sua prosa completamente transparente. O mais legal é que o protagonista principal é uma menina de rua durona!

A narrativa do Brandon Sanderson se vale de poucos artifícios: ela só existe para contar a história. Ela não chama atenção para si, e raramente ou nunca se interpõe no caminho da história. A narrativa corre rapidamente e é muito clara. Os personagens principais são bem construídos e o final é empolgante!

Recomendo esse livro, quando terminar a trilogia, vou postar uma resenha em vídeo no meu canal no youtube, o Nitrobooks 🙂

TABELA COM O SISTEMA DE MAGIA DO MISTBORN (EM INGLÊS – clique para aumentar)

Mb_table_v13-1-

 

Imagens do Livro

1b1942197e4631ce47615b8cd0e0213025d7696e_m inquisitor_jaspersandner mistborn (1) mistborn (2) mistborn mistborn_adventure_game_by_inkthinker-d469hx8 mistborn_by_archetypeangel-d3bg863 Mistborn1 mistborn3 mistborn-birthright Mistborn-cover MistbornWeb2-1024x494 The_Mistborn_by_lone_momo tumblr_lodtyvmQjE1qgdprmo1_500 tumblr_m3bxrkNScq1qhbf7no1_1280 tumblr_mg2uj0Qzgn1rmt8i6o1_500

Anúncios