NitroDicas 03: Como Escrever um Livro! #dicasparaescritores

Nesse NitroDicas falo sobre as etapas para escrever um romance.

Scrivener – Melhor programa para escrever livros ever!
http://www.literatureandlatte.com/scrivener.php.

Untitled
NitroDicas 03: Como Escrever um Livro!

* Rotina da Escrita

* Preparando o cenário da história.

* Criando os personagens.

* Organizando suas notas, referências, pesquisas, idéias.

* Usar cadernos ou smartfones para anotar idéias.

* Escrevendo a mão, usando pastas para organizar.

* Usando o word, libreoffice ou Google Docs.

* Usando o Scrivener.

* Separando os momentos de criação dos de edição.

* Primeira Versão: Siga até terminar, revise depois.

* Segunda Versão: Ler em voz alta, resumir a história, checar arcos de personagem, checar descrições.

* Terceira e Quartas Versões: Preparando para os Leitores Beta.

* Versão Final: Depois dos leitores beta e do editor,

preparar a versão final para impressão.

6 comentários

  1. Muito boooom 😀 \o/
    Eu vivo reescrevendo e reestruturando as cenas do meu livro.
    Acho que a dica de separar o momento de criação do momento de edição vai ser muito útil.
    Valeu

  2. muito bom o video. Eu ja tinha assistido a um tempo atrás, e pensei que ja tinha comentado… Mas enfim, as dicas foram muito valiosas – eu ja vi mais de duas vezes os seus videos de dicas – Acho, inclusive, que seria interessante um video falando mais sobre o Scrivener. Eu baixei a versão free trial e tenho usado ela. É muito boa, mas, pelo excesso de funções e o fato de estar tudo em inglês, acaba sendo um pouco confuso às vezes.

    Aguardo os próximos videos! =))

Deixe um comentário

