Resenha: The Help (A Resposta) de Kathryn Stockett – Uma visão corajosa da desigualdade racial! #nitroblog

O romance The Help (que saiu no Brasil com o péssimo título de A Resposta) da autora americana Kathryn Stockett é uma história sobre empregadas domésticas negras trabalhando nas casas das famílias brancas ricas da cidade de Jackson, no Mississipi durante a décad de 60. O romance, que foi um imenso sucesso de crítica e público em 2009, foi adaptado para o cinema em 2011, com Emma Stone fazendo o papel de uma das três protagonistas da história.

Eu li esse livro seguindo o conselho do Larry Brooks em seu livro Story Physics, um guia para escritores sobre estrutura de histórias, e o livro é realmente uma aula de narrativa. Para quem lê em inglês, o livro é muito interessante pois mostra com realismo a diferença entre a linguagem dos negros e dos brancos do Missisipi, aumentando a sensação de experimentar uma época diferente. Não sei como ficou a tradução brasileira do romance.

O lida com vários temas sensíveis e controversos, como a desigualdade racial na cultura americana, o problema da exploração dos serviçais domésticos, a questão da mulher dentro da nossa sociedade patriarcal entre outros. A narrativa é feita pelo ponto de vista de três personagens, as domésticas Aibileen Clark e Minny Jackson e a jovem aspirante a escritora Skeeter Phelan.

the-help

É um livro corajoso (a autora é branca e do sul dos EUA, e foi criada por uma doméstica negra) e emocionante, daqueles que deixa você apaixonado pelos personagens.

Uma das partes mais fascinantes do livro é ver o ponto de vista das empregadas negras da década de sessenta, em uma das regiões mais racistas (até hoje) dos EUA. E o mais impressionante são os paralelos que se formam com a própria história e cultura de trabalho doméstico no Brasil. O livro, mesmo com um plot contagiante e muito dinâmico, reflete sobre esse capítulo triste da história americana.

Eu gostaria muito de ler algo semelhante sobre o Brasil, mas são pouquíssimas obras que tratam desse tema por aqui. Eu me recordo apenas do ótimo “Domésticas” de 2001 – e do “Doméstica”, um documentário recente onde o diretor Gabriel Mascaro deu câmeras para filhos de domésticas de Pernambuco filmarem seu cotidiano.

Recomendo The Help (A Resposta) para todos, é o tipo de livro que vai mexer com qualquer pessoa e ao mesmo tempo fazer pensar sobre questões incômodas para a sociedade brasileira.

The Help na Amazon

A Resposta na Saraiva

Trailer do Filme The Help

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s