Resenha: “Caine’s Law” Matthew Stover – Acts of Caine #4 – Fantasia Brutal e Física Quântica #nitroblog

Com Caine’s Law, Mathew Stover encerra uma série extremamente viciante de fantasia brutal misturada com ficção científica. O experimentalismo e a quebra de clichês chegam a um nível impressionante com esse livro. Caine’s Law é a segunda parte da história iniciada em Caine Black Knife, e amarra todos os acontecimentos desde o primeiro livro da série, o Heroes Die.

Caine's Law

Caine’s Law é uma piração total, comparado com os outros livros. Como resultado de um evento cataclísmico que alterou o espaço tempo, a própria narrativa espelha esse evento, se fragmentando em várias linhas narrativas em diversos momentos no tempo e no espaço da saga. Essas narrativas exploram mais ainda a alma de Caine e a natureza do universo em que vive. E, de maneira impressionante, o autor usa de conceitos da física quântica para abordar os paradoxos gerados pela fragmentação do espaço tempo, tudo isso dentro de uma história de ação que mistura os gêneros de fantasia brutal e ficção científica distópica.

Caine’s Law reafirma a minha predileção para a literatura como um dos melhores meios de se contar uma história. Falar que a saga Caine leva a literatura de fantasia a novas fronteiras é fazer pouco da complexidade dos temas abordados na série.

Os temas recorrentes na série Acts of Caine aparecem e se delineiam com mais força em Caine’s Law. Homem versus os deuses que ele mesmo cria, a questão da identidade, do pessoal versus o abstrato, do pragmatismo versus o idealismo e o papel da violência na própria formação da psicologia humana são retomados e expandidos. E a ação continua visceral e muito bem escrita, mostrando que a experiência com artes marciais do autor se traduziu muito bem no papel.

Caine’s Law é um trabalho mais amadurecido e não recomendado para leitores iniciantes de fantasia. A trama é complexa (apesar de tudo se encaixar no final), ambígua, amoral, com muita profanação, sexo explícito, violência, discussões pesadas e humor negro; ou seja, tudo que me fascinou nos primeiros livros da série, porém com mais intensidade.
A série Acts of Caine precisa ser lida desde o começo, para que o leitor sinta a intensidade da obra. Recomendadíssimo!

Caine’s Law na Amazon

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s