NitroDicas 07: Pontos de Vista Narrativos #dicasparaescritores

NITROPOV HELVETICA ROUNDED

 

Nesse NitroVídeo falo sobre os Pontos de Vista Narrativos.

POV – Pontos de Vista Narrativos

  • Primeira Pessoa – Escrever de dentro da cabeça de um dos personagens POV, usando o pronome EU. Um personagem POV por cena. O narrador é um personagem dentro da história.
  • Terceira Pessoa Subjetivo – Escrever de dentro da cabeça de um dos personagens POV, usando o pronome Ele ou Ela. Um personagem POV por cena. O narrador é o autor, mas usando o POV do personagem.
  • Terceira Pessoa Objetivo – Escrever de fora da cabeça do personagem focal, usando o pronome Ele ou Ela. Não existe personagem de POV na cena, você nunca entra na mente do personagem. O narrador é o autor.
  • Terceira Pessoa Múltiplo Subjetivo – “Pular Cabeças”, narrar de dentro da cabeça de vários personagens na mesma cena, usando pronomes Ele ou Ela. Múltiplos POV por cena. Narrador é o autor.
  • Terceira Pessoa Oniciente – Escrever de dentro e de fora das cabeças dos personagens, como da perspectiva de um deus, que sabe de coisas que nenhum dos persoangens sabe. Múltiplos POV por cena. O narrador é o autor.
  • Segunda Pessoa – Escrever de dentro da cabeça de um dos Personagens POV usando o pronome Você. Um POV por cena. O narrador é o autor.

_______________________

Nitroblog – Dicas para Escritores, Resenhas de Livros e Cultura Nerd em Geral
https://tionitroblog.wordpress.com

contato: prof.newtonrocha@gmail.com

Anúncios

4 comentários

  1. Gostei muito Nitrão. Um dos vídeos mais legais até agora. E o microfone novo está com um som mt mais claro tb.

    Vou acabar escrevendo um conto daqui a pouco por conta desses vídeos hehe. Abraço

  2. Muito bom mesmo também estou escrevendo uma trilogia de romance fantasia, meio que medieval ajudo muito pois fico meio perdido.
    Sou iniciante mas não quero deixar mais deixar minhas historias na cabeça apenas.Seus videos são os melhores de toda a net com este tema muito bom mesmo continue pois quando o brasileiro parar de ligar para funk e outras coisas banais e gostar mais da literatura você vai ter parte nessa historia.

  3. Oi Nitro! Tenho muita vontade de escrever uma trilogia, e tenho uma ideia que tenho vontade de “passar pro papel”. Mas no momento (com praticamente dois livros feitos, infelizmente ainda não publicados), tive a ideia de colocar em cada prólogo, uma narrativa em primeira pessoa, sendo que o livro está em terceira pessoa subjetiva. Isso ficaria bom? Confuso? Tem alguma dica?
    Obrigado! Abraço!

    Muito bom o vídeo! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s