NitroBooks: A Trilogia Coldfire de C.S. Friedman – A Jornada do Vilão #nitroblog #video

Nesse NitroBooks falo sobre a A Trilogia Coldfire de C.S. Friedman.

NitroBlog: https://tionitroblog.wordpress.com

Celia S. Friedman é uma escritora de ficção científica e fantasia americana, muito famosa por causa da trilogia Coldfire. A trilogia ganhou vários prêmios e é considerada muito influente na nova onda de fantasia sombria que tomou conta do gênero, principalmente nos anos 90.

A trilogia Coldfire foi a primeira vez que a autora entrou no campo da fantasia, mas mesmo assim de uma maneira diferente, misturando elementos da ficção científica. O cenário da trilogia se passa no planeta Erna, que foi colonizado por humanos vindos do espaço, mas, devido a características específicas do planeta, acabaram regredindo em termos tecnológicos até um período medieval-renascentista, com um início de desenvolvimento da tecnologia a vapor.

A grande sacada do cenário são as forças Fey, energias inteligentes capazes de reagir de acordo com os pensamentos e sentimentos dos seres sencientes do planeta. Ou seja, é um mundo onde a magia é real, mas explicada de maneira científica; é como se o planeta fosse uma entidade viva gigantesca que usa as Fey para ajudar na sobrevivência das espécies que vivem em sua superfície.

O fato das Fey reagirem aos desejos mais inconscientes dos humanos criou várias consequências para o mundo. Uma delas é a incapacidade de desenvolvimento tecnológico ao ritmo da Terra, porque as leis da física são constantemente quebradas em Erna. Isso cria uma civilização dependente do uso das Fey, ou seja, da magia. É interessante ver os personagens de Black Sun Rising reclamando do mundo onde vivem e sonhando com um mundo onde as leis da física são mais permanentes, ou seja, para eles o melhor dos mundos é o nosso!

No mundo de Erna existe de tudo que consideramos sobrenatural, criados pelos próprios desejos inconscientes dos humanos; demônios, vampiros, monstros, etc. Existem seres chamados de Adeptos que dedicam suas vidas para controlar as Fey, além de uma Igreja que busca reduzir o caos causado pelas Fey através da fé em um Deus único. A fé agiria como um mecanismo de segurança contra os desejos inconscientes, focando os pensamentos dos humanos na criação de um Deus que abafaria o caos criado pela imensidão de desejos diferentes.

É ou não é um cenário interessante?

Black Sun Rising (Coldfire #1) na Amazon

When True Night Falls — Amazon

Crown of Shadows na Amazon!

NitroBlog: https://tionitroblog.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s