The Illustrated Complete Works of H.P. Lovecraft – O Pai do Horror Contemporâneo! #resenha #nitroblog

Férias é o melhor momento para detonar e acelerar na lista de leituras. Na segunda metade de Dezembro, entupi o kindle com livros doidimais para curtir as férias, e a partir desse post de hoje vou colocar aqui as resenhas dos livros que li. Espero que curtam.

Já tinha muito tempo que eu queria ler toda a obra do mestre e pai supremo do horror contemporâneo, Howard Phillips Lovecraft de uma só vez. Ao longo da minha vida de nerd eu já tinha lido vários dos seus contos e noveletas, inicialmente nos distantes anos 80 com base nas parcas traduções em português de Portugal que surgiam por aqui e depois no original em inglês. Mas nunca pude ter acesso a TODOS os contos do mestre.

Eis que descubro a Cthulhu Chick uma jovem famosa no mundo dos fãs do H.P. Lovecraft e que tem um dos melhores sites sobre Cthulhiana (cultura Cthulhu) organizou, revisou e publicou gratuitamente o Complete Works of H.P. Lovecraft, com TUDO que o mestre publicou na vida (toda sua obra é de domínio público nos EUA) ! Catei o livro pela Amazon (onde custa 1,70 dólares) e comecei a ler assim que terminei o Marca da Caveira (o primeiro livro da trilogia de fantasia que estou escrevendo para o cenário Legião da Editora Redbox).

complete illustrated lovecraft cover

A minha ideia era refrescar a cuca depois de dois meses e 600 páginas escritas em fantasia brutal com a prosa elegante e atmosférica do Lovecraft. E tive uma grande surpresa ao reconhecer como Lovecraft influenciou praticamente TODO MUNDO que faz literatura de fantasia, terror e ficção científica que veio depois.

Nos contos de Lovecraft você vê as sementes de tudo. Lá estão as bases do Arquivo X, Aliens, os monstros que inundam os games de horror de hoje em dia, a penumbra e o climão de Silent Hill, os monstros do Stephen King, o climão dark da feitiçaria de Conan, os monstros do filme Círculo de Fogo, e etc. etc. etc. até dar com o pau. O cara influenciou a literatura fantástica contemporânea de uma maneira tamanha que é difícil imaginar como seria a fantasia atual sem Lovecraft.

Li os contos imaginando como fora sua recepção em sua época, na década de 20, 30 e 40. É impressionante como Lovecraft puxava os limites tradicionais das histórias de horror, trabalhando conceitos de horror corporal (que viria se transformar no horror genético da ficção científica contemporânea), o horror de mentes totalmente alienígenas em comparação com as mentes humanas, o terror causado pelo conhecimento, e a explosão de paradigmas, questionando a limitação da visão humana do universo.

1366683485043

Lovecraft atribuiu seu estilo como um desenvolvimento das estruturas e temas trabalhados por Edgar Alan Poe (outro grande influência na literatura fantástica contemporânea), mas acredito, depois de ler as obras completas, que a influência de Lovecraft é ainda maior.


hplovecraft1

Mesmo com a distância no tempo e a diferença entre o público da época e o público de hoje, os contos ainda surpreendem com sua força dramática e sua atmosfera. Além de serem muito bem escritos. Eu leio muitas críticas em relação ao estilo do Lovecraft, que tem muitos advérbios e adjetivos, mas pessoalmente não senti esse “peso estilístico” que tanto falam. Na minha percepção, Lovecraft tem uma “voz” muito forte e peculiar, e para mim “voz” é a característica mais importante de um escritor. Cada frase de Lovecraft pinga de tanta identidade, você sabe na hora que é ele que está escrevendo.

Outra coisa que me surpreendeu foi encontrar características cinematográficas em muitas de suas histórias, mesmo tendo sido escritas em uma época onde a narrativa cinematográfica ainda não era muito difundida entre os escritores. Contos como The Dunwich Horror, The Thing on the Doorstep (o meu favorito!) ou The Shadow Over Innsmouth parecem que foram feitos para a tela do cinema ou para um seriado de televisão.

Will-Martinez

Fica a recomendação da leitura, Lovecraft é obrigatório para quem quer escrever fantasia, conhecer como a narrativa fantástica evoluiu ou para quem quer ver como um mestre conta histórias de horror cósmico! É doidimais! 😉

The Illustrated Complete Works of H.P. Lovecraft [Kindle Edition]
H.P. Lovecraft (Author)

http://www.amazon.com/Illustrated-Complete-Works-H-P-Lovecraft-ebook/dp/B0057JQ8C8

Existem alguns contos gratuitos e traduzidos postados na Internet, como nesse link:

http://contosdocovil.wordpress.com/category/h-p-lovecraft/ . E a editora Clock Tower está lançando em português uma coletânea muito boa http://jovemnerd.com.br/jovem-nerd-news/livros/coletanea-de-lovecraft-em-portugues-volta-a-ficar-disponivel/ .

 

Anúncios

2 comentários

  1. Ótimo artigo, Nitro.

    A Coisa na Soleira da Porta é uma das histórias mais “assustadoras” que já li na minha vida.

    Sobre a edição nacional, troquei algumas palavras com o organizador pelo FB e ele não pretende lançar a coletânea para ebooks – Uma pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s