The Bloody Crown of Conan (Complete Robert E. Howard Vol.2) – A Evolução de Conan! #resenha

No segundo volume da coleção com todos os textos de Conan escritos pelo mestre Robert E. Howard, temos três das histórias mais longas de Conan, “The People of the Black Circle,” o romance de 75,000 palavras “The Hour of the Dragon, e “A Witch Shall Be Born.” Todas foram publicadas serialmente na revista pulp Weid Tales, entre 1934 a 1936. Depois dessas histórias de Conan, restaram apenas mais quatro histórias (que estão publicadas no volume três dessa coleção) até o suicídio de Howard em Junho de 1936 (após a morte de sua mãe, que o abalou muito).

Bloody Crown of Conan

Além das três histórias, este volume traz um artigo extenso do editor da coleção, Patrice Louinet, um dos maiores especialistas em Robert E. Howard do mundo. O artigo de Patrice é fantástico e esclarecedor, traçando o desenvolvimento de Howard como escritor e a evolução dos temas que ele tratava nas histórias de Conan.

Um dos argumentos mais interessantes propostos por Patrice, é as semelhanças do personagem Conan com seu autor Robert E. Howard. Suportado por ampla evidência, Patrice traça paralelos entre a vida de Conan, seus valores, suas angústias (que aparecem principalmente em suas últimas histórias) com as experiências e a personalidade de Howard. Além disso, Patrice mostra todo o processo criativo de Howard, e de como ele criou o mundo Hiboriano como uma forma de escrever romances históricos sem se preocupar ou perder muito tempo com acuidade histórica.

Howard iniciou sua carreira com contos históricos épicos, mas, por gastar muito tempo na pesquisa para escrever as histórias, ele desenvolveu a Era Hiboriana, traçando propositalmente paralelos e semelhanças com as culturas antigas do nosso mundo. Assim o leitor poderia facilmente reconhecer essas culturas sem muitas explicações (o que poupava palavras dentro das restrições impostas pelas revistas pulp), e permitia Howard colocar, em um mesmo período, povos bárbaros e civilizados de diferentes eras.

As três histórias desse volume dois são clássicas, e mostram um Howard muito mais maduro e confiante em seu domínio tanto da Era Hiboriana quanto de Conan. Gostei muito das histórias, principalmente do romance “Hour of the Dragon”, que mistura mito arturiano com a selvageria das histórias do cimério, com um Conan já rei, em conflito com a liberdade do seu passado de aventureiro com as responsabilidades de um rei. É uma história cheia de reviravoltas, cenas de ação, tramas diabólicas, e um Conan experiente. Seria o melhor filme do Conan de todos os tempos, se fosse transformado em filme. Felizmente, a Dark Horse Comics começou a lançar uma adaptação em 12 edições do romance “Hour of the Dragon” (os primeiros 6 volumes foram lançados em 2013 e os póximos 6 serão lançados em 2014).

Hour of the Dragon pela Dark Horse Comics
Hour of the Dragon pela Dark Horse Comics

A organização dos textos de Howard em ordem criação e publicação foi uma grande sacada na edição desses três volumes, permitindo acompanhar a evolução da escrita e o desenvolvimento do principal tema das histórias de Conan, o conflito entre a civilização e o barbarismo, cada lado mostrando seus pontos fortes e fracos, seus paradoxos e valores, dentro de uma visão existencialista.

O Conan de Howard, diferente das versões cinematográficas, se revela como um personagem que vive o presente intensamente, se afastando dos tradicionais protagonistas de fantasia que possuem um destino traçado. Conan vive de aventura em aventura, aproveitando as oportunidades que se apresentam mas dentro de uma filosofia existencialista, sem se preocupar com o passado ou com seu futuro.. Até mesmo seu caminho até se tornar o rei de Aquilônia não é através de um destino manifestado e sim uma oportunidade aproveitada pelo cimério. Essa modernidade do personagem forma parte do mito de Conan, e é a essência que mantém o personagem relevante.

Mais uma leitura obrigatória para os fãs de fantasia! 🙂 E agora vamos ao terceiro e último volume dos contos de Conan do tio Howard! 🙂

A Conrad lançou a um tempo atrás algumas dessas histórias, com alguns erros de tradução, mas que servem para dar um gostinho para o público brasileiro! Infelizmente já saíram de circulação, e não encontrei a venda nenhum ebook com essas histórias. Fica a dica para as editoras brasileiras traduzirem esses três volumes! 🙂

Bloody Crown of Conan – Complete Conan Vol. 2  Amazon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s