Nesse segundo volume do Mongoliad (minha resenha do primeiro volume está nesse link) a saga dos guerreiros da fictícia Ordo Militum Vindicis Intactae (uma irmandade secreta de guerreiros de vários países) continua.

O projeto Mongoliad foi criado um grupo de escritores liderados por Neal Stephenson que se propuseram a criar um cenário colaborativo de romances históricos com foco no realismo dos combates marciais. O segundo volume da trilogia continua com as histórias iniciadas no primeiro livro, e introduz as complicações do conclave dos Cardeais de Roma para votar um novo papa após a morte do Papa Gregório.

mongoliad book two

As histórias paralelas ficam cada vez mais elaboradas e a trama vai se complicando, e fiquei pensando em como tantas histórias serão resolvidas no terceiro volume. Sim, nesse volume nada se conclui, é um daqueles “livros pontes” que servem para ligar o começo e o fim de uma saga épica.

Mongol.Horde

Mas esse fato não denigre a experiência de Mongoliad Volume 2! Pelo contrário, as narrativas colocam o leitor cada vez mais imerso no estranho mundo da Europa Oriental de 1241, e explora mais ainda o ponto de vista dos mongóis protagonistas da maior invasão da história da Europa.

Como no primeiro volume, a narrativa brilha nas cenas de lutas, que são muito originais e muito realistas (os escritores são especialistas em combate medieval, o que torna a narrativa interessante e as lutas bem diferentes do que se convencionou ser “luta medieval”). Estilos marciais se misturam nas arenas de gladiadores dos mongóis (sim, eles organizavam arenas ao estilo romano!) e pude conhecer a arte marcial dos guerreiros koreanos, que são pouco exploradas em romances históricos.

Guerreiro Medieval Koreano
Guerreiro Medieval Koreano





Os personagens continuam muito interessantes, e merece destaque as conspirações maquiavélicas do conclave dos Cardeais, com direito a mortes, mistérios e redes de intrigas.

mongols13

Vou dar o meu veredito final sobre a trilogia após ler o último livro. As narrativas são bem diferentes e separadas umas das outras (até mesmo pela geografia) e espero que se entrelacem bem no último volume. Esse é o meu único receio em relação ao Mongoliad.

The_charge_of_the_mongol_horde

Fica a recomendação para os amantes de romances históricos e espero que alguma editora brasileira consiga trazer a trilogia para cá.

E vamos que vamos para Mongoliad Book 3! 🙂

Mongoliad Book Two na Amazon.com

The Mongoliad (The Mongoliad Cycle, Book 2) by Neal Stephenson The Mongoliad (The Mongoliad Cycle, Book 2) by Neal Stephenson

 

 

Anúncios