Primeira Página de uma dos Rascunhos de Grande Sertão Veredas - ESCREVER É REESCREVER!

Exemplos de Mestres: O Início de 10 Livros Clássicos da Literatura Brasileira! #dicasparaescritores

O começo de um livro é um dos momentos mais delicados e importantes para um escritor. De cara você tem que prender a atenção do leitor, atiçar sua curiosidade, dar o tom do livro, criar a atmosfera e, até mesmo fazer uma referência ao tema.

Eu encontrei na internet esse artigo da Folha de 1999 com o início de alguns dos romances mais marcantes da Literatura Brasileira, todos exemplos de escritores no auge de suas habilidades! 🙂

Primeira Página de uma dos Rascunhos de Grande Sertão Veredas - ESCREVER É REESCREVER!
Primeira Página de uma dos Rascunhos de Grande Sertão Veredas – ESCREVER É REESCREVER!

O INÍCIO DOS LIVROS

1º GRANDE SERTÃO: VEREDAS

“Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não. Deus esteja. Alvejei mira em árvore, no quintal, no baixo do córrego. Por meu acerto. Todo dia isso faço, gosto; desde mal em minha mocidade. Daí, vieram me chamar. Causa dum bezerro: um bezerro branco, erroso, os olhos de nem ser -se viu-; e com máscara de cachorro. Me disseram; eu não quis avistar. Mesmo que, por defeito como nasceu, arrebitado de beiços, esse figurava rindo feito pessoa. Cara de gente, cara de cão: determinaram -era o demo.”

2º DOM CASMURRO

“Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos.”

3º MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

“Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, coisa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, e quando muito, dez.”

4º MACUNAÍMA

“No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma.”

5º TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

“Como de hábito, Policarpo Quaresma, mais conhecido por Major Quaresma, bateu em casa às quatro e quinze da tarde. Havia mais de vinte anos que isso acontecia.”

6º QUINCAS BORBA

“Rubião fitava a enseada -eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que pensava em outra cousa. Cotejava o passado com o presente. Que era há um ano? Professor. Que é agora! Capitalista.”

7º MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

“Era no tempo do rei.”

8º VIDAS SECAS

“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos.”

9º SÃO BERNARDO

“Antes de iniciar este livro, imaginei construí-lo pela divisão do trabalho.”

10º MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR

“Jardim desencanto
O dever e procissões com pálios
E cônegos
Lá fora
E um circo vago e sem mistério
Urbanos apitando nas noites cheias
Mamãe chamava-me e conduzia-me para dentro do oratório de mãos grudadas.”

Deixe um comentário

