Filmes Doidimais: To Be or Not To Be – Ser ou Não Ser (1942),o Humor como arma contra o Nazismo #250filmes

Mais uma jóia descoberta seguindo a lista dos 250 Melhores Filmes da Sight and SoundTo Be or Not To Be é a obra prima do diretor Ersns Lubitsch, feito em 1942 ainda durante a Grande Guerra, e continua, mesmo visto hoje em dia, muito divertido e provocador.  O filme é uma corajosa comédia que se passa em Warsaw, na Polônia, com um grupo de teatro que apronta o diabo para enganar os nazistas e salvar o movimento de resistência polonês.

Como o diretor disse em seu editorial no New York Times em 1942, ele “foi acusado de quebrar todas as formas tradicionais de misturar melodrama, com sátira-comédia, farsa, de suavizar e fazer humor com os nazistas e de ter o mal gosto de usar Warsaw como cenário para uma comédia”, mas são exatamente esses elementos, de unir comédia e assuntos triviais com as realidades do momento histórico que torna To Be or Not To Be tão fascinante até hoje.

O roteiro é um primor, fenomenal, funcionando tando tomo uma comédia quanto um thriller, misturando tensão e humor todas as vezes que as tramóias dos atores parecem que irão se desfazer. Cada cena ressoa e prepara a próxima, e nenhuma linha de diálogo ou personagem é desperdiçado.  Maravilhoso, fica a dica! 🙂

Ps.: Mel Brooks fez um remake em 1983 que é muito bom também, mas não é tão perfeito quanto o original de 1942, Brooks pendeu demais para o lado da comédia, o que tirou um pouco da tensão que torna esse filme tão especial.

To Be or Not To Be – Ser ou Não Ser (1942)

Diretor: Ersns Lubitsch

Na Polônia da década de 40 ocupada pelos nazistas vive Josef Tura (Jack Benny), um vaidoso ator e diretor de uma companhia de teatro que vive em constante conflito com sua esposa Maria (Carole Lombard), a atriz principal do grupo. Depois de brigarem muito, eles percebem que tem coisa mais importante a fazer: Ajudar a resistência polonesa. Assim, eles se envolvem em espionagem e fingem se passar, junto com outros membros do teatro, por integrantes da Gestapo. Só que Maria acaba presa dentro da Gestapo e eles terão que armar um plano audacioso para resgatá-la do ninho dos nazistas.

Fonte: Adoro Cinema
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-317/

To_Be_or_Not_to_Be-804806298-large

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s