NITROFILMES: Gett – The Trial of Viviane Amsalen (Israel, 2014) de Ronit Elkabetz

Uma das melhores performances que vi nesse ano, o filme Gett (“Divórcio” em hebraico), dirigido e atuado pela fantástica Ronit Elkabetz é uma aula de cinema minimalista e de como na criação de um drama realista, você só precisa de seres humanos de verdade em sua história.

O filme se baseia no fato de que, até hoje em dia, em Israel não existe nem o casamento civil, nem divórcio civil. Apenas rabinos pode legitimar um casamento ou sua dissolução. Mas essa dissolução só é possível com pleno consentimento do marido, que no final tem mais poder do que os juízes.

Gett A2 affiche.indd

E nessa encrenca, encontramos a personagem Viviane Amsalem, uma judia de uma comunidade mais tradicionalista que procura, há mais de três anos, conseguir o divórcio de seu mairdo Eliseu. Porém, Eliseu não concorda com o divórcio, e é necessária a intervenção de uma corte formada por três juízes rabinos para resolver a questão.

O processo é o foco do filme, que chega a níveis kafkianos de absurdo burocrático, expondo o machismo estrutural de uma sociedade patriarcal e fundamentada em princípios religiosos. E uma atuação impressionante.

O filme me lembrou, quase como uma refilmagem ou releitura, da obra prima  “La passion de Jeanne d’Arc” (1928) de Carl Theodor Dreyer (procure no Youtube e assista, é maravilhoso!), com o foco da câmera na performance de fúria silenciosa de Ronit Elkabetz no papel de  Viviane Amsalem, de deixar agente agoniado e agustiado!

Recomendadíssimo!

NITROFILMES: Gett – The Trial of Viviane Amsalen (Israel, 2014) de Ronit Elkabetz

Nota: 4 estrelas em 5

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3jWp4i9SqqU

IMDB (Internet Movie Database: http://www.imdb.com/title/tt3062880

Assistido em 11.07.2015

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s