NITROLEITURAS: Viva O Povo Brasileiro (1984) – João Ubaldo Ribeiro – 673 pgs | Viva João Ubaldo Ribeiro!

Um dos melhores livros que já li na vida, uma leitura obrigatória para quem gosta de literatura de altíssima qualidade, coisa de obra prima mesmo, prosa estonteante, emoções fortes, mensagem mais forte ainda. E principalmente, a melhor e mais impressionante síntese-exposição literária da história brasileira pelo ponto de vista dos oprimidos, dentro de uma voz narrativa crítica e satírica. Estonteante e vital, fantástico por todos os ângulos. Uma coisa de doido, esse livro do João Ubaldo Ribeiro, coisa de doido divinamente inspirado!

Capa Viva o povo Brasileiro.ai

SINOPSE

Viva o povo brasileiro é um romance histórico escrito por João Ubaldo Ribeiro e publicado em 1984. Obra que confirmou definitivamente o lugar de João Ubaldo Ribeiro entre os maiores escritores de língua portuguesa, “Viva o povo brasileiro” foi lançado treze anos depois de “Sargento Getúlio”.

Consagrado pela crítica e pelos leitores e considerado um dos mais importantes romances da literatura nacional, o livro se volta às origens do Recôncavo Baiano para recriar quase quatro séculos da história do país por meio da saga de múltiplos personagens. Nele, realidade e ficção se misturam para criar um épico brasileiro com passagens heróicas e cômicas, tendo como pano de fundo momentos decisivos para a história do país, como a Revolta de Canudos e a Guerra do Paraguai.

Apesar de ser baseado em fatos reais da história brasileira, como a ocupação portuguesa, a vinda da família real, o Estado Novo e a Ditadura, é uma narrativa com personagens fictícios.

A obra retrata cerca de 400 anos de história do país (se inicia em 1647 e vai até 1977), e boa parte do texto se ambienta na Ilha de Itaparica, apesar de no decorrer da trama outros cenários como Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, sejam visitados.

 

RESENHA

Já se falou e já se escreveu muito sobre Viva o Povo Brasileiro, é uma das obras-primas da nossa literatura, e ponto. Só registrarei aqui as minhas impressões, meu encantamento com essa obra. É tanta coisa embutida nesse livro, material para teses e mais  teses literárias que não vou me dar ao trabalho de escrever, eu nem tenho tanto tempo assim, escritor é dose, nunca tem tempo para nada, cada texto escrito que não seja o trabalho atual, o work-in-progress, pesa na consciência.

Mas, tem sempre um mas, eu registro aqui no Nitroblog porque já estou ficando velho e gosto de reler minhas impressões dos livros, filmes e quadrinhos que li, o que me faz recordar da experiência da leitura (e da “assistitura” no caso dos filmes) e sentir novamente as emoções evocadas pelo texto.

Porque literatura é isso, por mais que se use a literatura para passar ideias racionais, opiniões, raciocínios, conclusões, o que importa mesmo, para mim, é a experiência emocional. É o que a gente sente.

E Viva o Povo Brasileiro é um daqueles livros que mexe demais, principalmente para nós, brasileiros. Mexe fundo, vai direto na veia, arregaça a essência hipócrita da nossa sociedade, uma essência que resiste à mudança, ou que talvez mude a passos de tartarugas anciãs com reumatismo e bolas de ferro amarradas nas pernas, a gente tem que ter fé em alguma coisa, não é mesmo?

A escrita do livro é um troço medonho em termos literários, bem ao estilo baiano, é e não é um romance histórico, é e não é um romance satírico, se situando em algum lugar novo criado por João Ubaldo (e que encontro muita ressonância com o fabulofantástico O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta de Ariano Suassuna), entre o romance histórico romântico e o realista, uma mistureba de cenas com ecos românticos, um realismo brutal por todos os lados mesmo quando conta e mistura lendas com história, com magia, com espiritualidade, com orixás discutindo sua participação na Guerra do Paraguai, etc. Um sambão maravilhoso!

A prosa muito poética e muito polida, dá para sentir as reescritas, as alterações infindáveis até chegar ao ponto certo. O humor é de uma sensibilidade que só vendo, os momentos catárticos de descer o cacete literário nos poderosos de sempre da nossa terra que tinha palmeiras e onde cantava o sabiá antes de ser morto pela poluição, é muita coisa maravilhosa. Meu vocabulário em português deve ter crescido uns trinta ou quarenta por cento só de ler esse livro.

joão ubaldo ribeiro anos 80
joão ubaldo ribeiro anos 80

E o que os críticos metidos a besta não contam é que o Viva o Povo Brasileiro é bão dimais de ler, não dá para parar, muito épico, com momentos de ação, com mistérios mágicos, e um ritmo invejável, muitas histórias, histórias variadas, de momentos variados, alterando até mesmo suas estruturas para corresponder com o momento; a parte mitológica ganha estrutura de narração mitológica estilo os melhores clássicos gregos, o começo do livro é um primor, quase um quadro transformado em uma narrativa literária com explosões pós-modernas em tangentes, indo e vindo na história brasileira. Isso com momentos bem cinematográficos, escritos de maneira direta e visual, com cenas, diálogos bem feitos, etc. etc.

Ah, chega, se você curte literatura de qualidade, leia. E é isso que tenho a dizer!

RECOMENADO PARA QUEM:

  • Curte literatura brasileira
  • Quer conhecer como funcionam, por dentro das almas, as forças históricas, culturais e sociais que deixam o nosso país do jeito que é
  • Quer ver a história do Brasil pelo ponto de vista de quem leva porrada o tempo todo,
  • Curte ver a hipocrisia brasileira sendo destroçada literáriamente
  • Curte uma prosa bem feita
  • Quer expandir o vocabulário do português
  • Quer se emocionar e encantar com o nosso povo
  • Quer conhecer um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

NITROLEITURAS: Viva O Povo Brasileiro (1984) – João Ubaldo Ribeiro – 673 pgs | Viva João Ubaldo Ribeiro!

Período de Leitura: 20.07.2015 a 29.07.2015

Onde Comprar:

Amazon:

Viva o povo brasileiro por João Ubaldo Ribeiro Viva o povo brasileiro

PRÓXIMA LEITURA:

NITROLEITURAS: Os Portões do Inferno (2015) – André Gordirro – 377 pgs

Depois de Viva o Povo Brasileiro, decidi colocar romance de estréia do André Gordirro, um romance de fantasia medieval adulta, inspirado em uma campanha de RPG do autor. O livro me foi enviado para a resenha, li o começo e gostei do texto, e como só resenho os livros que realmente gostei, aguardem a resenha em breve. Se você quiser saber mais, clique nesse link para o press release feito no Jovem Nerd .

Acho fantástico essa ebulição na literatura de fantasia brasileira, precisamos de muitas obras, de obras de qualidade, escritas com paixão e esforço, com o desejo de fazer o melhor. O André Gordirro tem grande experiência com tradução, é escritor profissional, traduz livros para a Leya, já traduziu para a Objetiva, é jornalista, e dá para ver essa segurança na escrita.

Depois de Os Portões do Inferno, de parece que vai sair em Agosto desse ano (e já estou escutando, “ e o seu Marca da Caveira hein? Quandé que sai, caray? e digo “Ano que vem, começo, com certeza!”, vou engatar duas leituras de thrillers, que é um tipo de literatura que tem muito tempo que não leio, para divertir e para analisar suas estruturas e técnicas narrativas, é claro, sempre, sempre faço isso.

Os dois livros, que os fóruns de viciadaços de thrillers me recomendaram, é o clássico dos clássicos Shibumi , escrito pelo Trevanian (o cara é considerado um monstro sagrado do thriller), e Satori romance-prólogo do Shibumi (ou prequela, como dizem os lusitanos) escrito pelo Don Winslow, outro monstro da literatura de crime e thriller, que conheci por meio do Warren “Authority” Ellis, que é seu fã incondicional!

E vamos ler porque ler é doidimais!


MEUS LIVROS NA AMAZON

Dandara, A Rainha Guerreira de Palmares por Newton Nitro Dandara, A Rainha Guerreira de Palmares

O Segundo Éden e Outras Histórias de Horror e Fantasia: Contos de Fantasia Sombria por Newton Nitro O Segundo Éden e Outras Histórias de Horror e Fantasia: Contos de Fantasia Sombria

Nana Neném: Uma história de Horror Amazônico por Newton Nitro Nana Neném: Uma história de Horror Amazônico


Prof. Newton e Profa. Érika – Aulas Particulares de Inglês por Skype
Horários: Dias da Semana de 7 às 23 horas e nos Sábados e Domingos de 7 às 18 horas!

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook: goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: https://goo.gl/KYns5i

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.