CLÁUDIO, O DEUS – Robert Graves | Como Sobreviver no Comando do Império Romano! | NITROLEITURAS #resenha

Um clássico dos romances históricos e tão revolucionário quanto EU, CLÁUDIO. Apesar de não ser tão dramático quanto o antecessor, essa sequência é também uma obra prima da ficção histórica contemporânea. Enquanto em EU,CLÁUDIO o tema unificador é a sobrevivência fora de uma posição de poder, CLÁUDIO, O DEUS é sobre a sobrevivência quando se está em uma posição de poder.

O livro descreve, em primeira pessoa, os acontecimentos após a morte de Calígula e a ascenção de Cláudio como Imperador de Roma. Além da trajetória de Cláudio, Robert Graves também descreve a ascensão ao poder de Herod Agrippa, rei dos Judeus, e o modo como suas vidas estão intercaladas.

800px-Claudius_crop

Tendo terminado a leitura de CLÁUDIO, O DEUS,  considero os dois volumes um único livro. O estilo da prosa é o mesmo, com Cláudio narrando em primeira pessoa e colocando seu ponto de vista e seus comentários dos acontecimentos, explicando suas motivações e ilustrando o leitor com detalhes peculiares do mundo romano do primeiro século DC.

Conspirações palacianas, conspirações das cortes do Oriente, assassinatos, envenenamentos, e personagens inesquecíveis tornam a leitura das mais deliciosas. Em um romance desse tipo, muitas páginas são dedicadas à exposição, mas Graves tem uma prosa belíssima e cheia de humor e inteligência, e a informação passada é fascinante. Nunca imaginei que o mundo antigo fosse tão complexo e ambíguo quanto o nosso mundo contemporâneo.

Meu personagem favorito, além de Cláudius, foi Herodes, o rei dos Judeus, uma espécie de Han Solo do mundo antigo, que, ao modo de Caligula, meio que enlouqueceu no final de sua vida quando botou na cabeça que era o Messias, e quase organizou uma guerra tremenda contra a ocupação romana dos territórios da Síria e Palestina. Só essa saga épica já vale o livro, mas deixaria de fora a história de Messalina,  a manipuladora e venenosa esposa de Cláudio.

Um livro fascinante e de leitura obrigatória para quem curte romances históricos!

RECOMENADO PARA QUEM:

  • Curte romances históricos.
  • Curte a história de Império Romano.
  • Curte histórias com conspirações, traições, disputas de poder, ação, sangue, violência e vingança para todos os lados.
  • Curte uma prosa bem escrita e deliciosa de ler.
  • Curte romances em primeira pessoa.
  • É fã de Bernard Cornwell

CLÁUDIUS, O DEUS  – Robert Graves  

Kindle Edition 2006, Penguin, 452 pgs – 1ed 1934

Período de Leitura: 01.08.2015 a 07.08.2015

claudius the god

SINOPSE

Dando continuidade à saga dos Cláudios, o livro Cláudio, o Deus é o segundo e último volume do romance de Robert Graves sobre a história da notória família de imperadores romanos. Embora obra de ficção, ela proporciona muitas informações sobre o funcionamento do estado romano, o grau de cultura alcançado nessa civilização e, sobretudo, é uma análise impiedosa sobre a conquista do poder absoluto e as terríveis conseqüências que ele invariavelmente desencadeia.

Tibério Cláudio César, um aleijado, gago e um presumível tolo, descendente de Augusto, vai se tornar Imperador dos romanos, e surpreendentemente realizará conquistas marcantes. Este é o tema central deste segundo volume, que nos conta as intrigas palacianas, as conspirações de um senado quase sempre corrupto e subserviente, os acordos e os amores lascivos dos personagens, que ansiavam pela permanência no poder, pontuados pelos atos heróicos de comandantes e soldados profissionalmente treinados para a conquista.

É um verdadeiro acerto de contas que Cláudio promove com sua época e, ao deixá-lo registrado para a posteridade, permitiu que escritores como Robert Graves desvendassem os acontecimentos que marcaram o destino da dinastia dos Cláudios. Dinastia criada por personagens marcantes como Otávio Augusto e sua ambiciosa mulher Lívia; Tibério, que deu vitórias e derrotas para Roma e que morreu para o proveito de seu filho Calígula, por sua vez o responsável por instaurar um regime de loucura e terror enquanto esteve vivo.

BONUS STAGE!

Algumas informações sobre o fantástico ROBERT GRAVES

Robert Graves nasceu em 1895 em Wimbledon, sendo filho de Alfred Perceval Graves, escritor irlandês, e de Amalia Von Ranke. Saiu da escola para alistar-se na Primeira Guerra Mundial, tornando-se capitão no Royal Welch Fusiliers – corpo de fuzileiros reais galeses.

A sua vocação primordial foi a poesia, e o seu livro Selected Poems tem sido publicado nas séries de clássicos do século XX. A não ser pelo ano que passou como professor de literatura inglesa na Universidade do Cairo, em 1926, ganhou sua vida como escritor, principalmente de romances históricos, entre os quais estão incluídos: I Claudius; Claudius the God; Count Belisarius; Wife to Mr. Milton; Sergeant Lamb of the Ninth; Proceed, Sergeant Lamb; The Golden Fleece; They Hanged My Saintly Billy; e The Isles of Unwisdom.

Escreveu sua autobiografia, Goodbye to All That, em 1929, livro rapidamente consagrado como um clássico moderno. O The Times Literary Suplement aclamou essa obra como “um dos mais cândidos auto-retratos de um poeta, com verrugas e tudo o mais, jamais pintados”, reconhecendo-a também como um documento de excepcional valor sobre a guerra.

Seus dois livros mais polêmicos de não-ficção são The White Goddess, que apresenta uma visão nova do impulso poético, e The Nazarene Gospel Restored (escrito em parceria com Joshua Podro), um re-exame do primitivo cristianismo. Traduziu Apuleio, Lucano e Suetônio para as séries clássicas da editora inglesa Penguin, e compilou o primeiro dicionário moderno de mitologia grega, The Greek Myths.

Robert Graves na RALAÇÃO VÉÉÉIO, ESCREVENDO SEM PARAR!
Robert Graves na RALAÇÃO VÉÉÉIO, ESCREVENDO SEM PARAR!

Onde Comprar:

Amazon (Inglês)

Estante Virtual (Português)

PRÓXIMA LEITURA:

THANKS FOR THE FEEDBACK – Douglas Stone e Sheila Heen

329 pgs. Penguin Books (2014) – Kindle Edition

Um livro que comecei a ler de bobeira e que, de repente, se tornou IMPORTANTÍSSIMO, pois aprender a receber FEEDBACK dos leitores, editores, revisores, etc. é VITAL para qualquer escritor! Estou curtindo muito o livro, e assim que terminar coloco minhas anotações aqui!

E vamos ler porque ler é doidimais!


Traduções de Inglês e Aulas Individuais por Skype!

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook: goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: https://goo.gl/KYns5i

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog: https://goo.gl/ti9rs5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s