CUT TO THE CHASE – GUIA DE ROTEIRO DA UCLA – Linda Venis (org.) | | Guia de Roteiristas do melhor curso de cinema do mundo! | NITROLEITURAS #resenhas

Voltando para a minha leitura periódica de dicas e técnicas narrativas, finalmente cheguei nesse livro que é considerado uma bíblia para roteiristas. Já vale só pelas dicas sobre diálogos, na resenha devo colocar algumas anotações que fiz da leitura do CUT TO THE CHASE!


 

SINOPSE

Milhões de pessoas sonho de escrever um roteiro, mas não sabem como começar, ou pessoas que já estão trabalhando em um script, mas estão com dificuldades e precisando de alguns conselhos, encontrarão uma enorme ajuda nesse guia fantástico, baseado no melhor programa de formação de roteiristas do mundo, o UCLA Extension Writers’ Program.

Cut to the Chase é composto de vários artigos, e guias,  escritos por roteiristas profissionais que ensinam no programa UCLA Extension para Roteiristas. Todos os autores são roteiristas premiados, com diversos filmes já produzidos pelos estúdios de Hollywood!

cut to the chase - cover


 

RESENHA

Um dos livros mais profissionais que já li sobre roteiro. É relativamente recente, de 2013, e contem dicas e orientações de roteiristas profissionais e bem sucedidos de Hollywood, que, além de escrever e produzir roteiros, também dão aulas na UCLA, a Universidade da Califórnia.

As dicas são muito interessantes, e vi muitas variações do que costumo ler, que refletem a mudança no modo de se contar histórias no cinema de hoje em dia.

 

O livro é dividido em quatro partes. A primeira parte lida com a escrita e o planejamento do roteiro, como criar personagens e um planejamento e estudo de cenas.

A segunda parte é de dicas e orientações para a escrita da primeira versão do roteiro, criação de cenas, de subtexto e sobre o uso de imagens para contar uma história com força emocional.

A terceira parte lida com a reescrita. Essa parte foi a que mais curti, talvez por estar no meio da reescrita feroz do meu Marca da Caveira. Na reescrita, o livro aborda técnicas de revisão, a arte de escrever e reescrever diálogos, o importantíssimo MOSTRE, NÃO NARRE, importante para a narrativa visual e um capítulo de como polir o roteiro, deixando-o com o aspecto mais profissional possível.

A última parte trata da parte profissional do mundo dos roteiristas de hollywood, e foi uma surpresa para mim. Não sabia de como é um ambiente brutal de negócios, onde os escritores tem que ter um ego bem forte para aguentar a pancadaria. Mas adorei, terminei o livro mais animado ainda para escrever.

A justificativa é que seu roteiro precisa ser aprovado e comprado por produtores, e os diretores normalmente terão suas idéias sobre como filmar e quais tipos de ângulos usarão.

A descrição seria feita através de narrativa, ao invés de CLOSE UP nos olhos, o roteirista colocaria “Os olhos do bandido se estreitam…”, colocando “três pontos” para indicar um novo SHOT, “… sua mão toca em sua arma e…”, “…o mocinho atira primeiro e…”, “…um buraco aparece na testa do bandido”. Três sequências, três SHOTs que ficam claros em quem lê sem precisar de carregar o texto com indicações de direção.

 

Seguem algumas anotações e dicas que fiz ao ler CUT TO THE CHASE:

Escreva o seu roteiro sem indicações de direção ou com apenas indicações de direção (tipo CLOSE UP, WIDE SHOT, etc.) que seja absolutamente essenciais. Hoje em dia, a dica é escrever roteiros que seja facilmente lidos por diversas pessoas, com os movimentos de câmera mais implícitos.

Planeje seu roteiro, crie um mapa de cenas.

Conheça a jornada do seu protagonista, detalhe e disseque o seu protagonista. Saiba onde você está indo com o seu protagonista.

Se você tem um problema no seu terceiro ato, o seu problema real é no primeiro ato.

Escreva para um ator específico.

Mantenha a ação seguindo em frente. Toda cena precisa levar a ação adiante, se não, corte a cena.

Mantenha o seu público em mente, não escreva em um vácuo.

Corte sempre! Um roteiro tem no máximo 110 páginas, ou seja, esteja sempre cortando cenas desnecessárias.

A primeiras dez páginas do seu roteiro tem que ser SENSACIONAIS!

Termine o QUE VOCÊ COMEÇOU! Quando mais roteiros escritos, reescritos e finalizados você conseguir, melhor roteirista você se tornará.

Gostou de um filme! LEIA O ROTEIRO! Roteiros de filmes famosos são fáceis de se encontrar na internet, leia e estude com os mestres!

Leia seus diálogos em voz alta.

Introduza subtexto em seus diálogos.

Um roteiro não pode se basear apenas na trama. O público quer ser movido emocionalmente, INVISTA NA TRANSFORMAÇÃO DOS PERSONAGENS!

Resuma sua história em uma frase para ter uma idéia da ESPINHA NARRATIVA.

Nunca envie um roteiro acima de 110 páginas.

Três regras para criar protagonistas/personagens de sucesso – 1) não use estereótipos, 2) coloque humanidade em todos os personagens, até nos seus vilões, evite a bidimensionalidade, 3) seus personagens devem crescer e desenvolver durante a narrativa.

Use o TEMPO PRESENTE para escrever as ações do roteiro. Não use o gerúndio, seu personagem DANÇA e não ESTÁ DANÇANDO. Deixa a narrativa mais imediata,mais profissional.

Cenas e cenários tem que estar INTEGRADOS na narrativa, use o princípio da economia narrativa, corte qualquer coisa supérflua.

Perguntas para se fazer ao reescrever diálogos:

  • O meu diálogo é ativo?
  • É o mais sintetizado e enxuto que pode ser?
  • É realista?
  • É individual para cada personagem?
  • Revela exposição de maneira invisível?
  • É emocionalmente impactante?
  • Tem conflito?
  • Tem subtexto?
  • Está livre de erros de datilografia?
  • Soa bem quando falado em voz alta?
  • O que eu posso aprender com os mestres do diálogo?

Cuidado ao repetir nomes em diálogos, nomes dos personagens, não é realista.

Diálogo tem que valer a pena, seja cruel, corte e deixe só o essencial para o roteiro!

Bem essas são algumas anotações que fiz, mas pretendo ler esse livro novamente, e recomendo muito para roteiristas e escritores. Quem sabe alguma editora brasileira anime de publicar uma tradução?


CUT TO THE CHASE – GUIA DE ROTEIRO DA UCLA – Linda Venis (org.) | | Guia de Roteiristas do melhor curso de cinema do mundo! | NITROLEITURAS |  Ed. Gotham, 2023. 400 pgs.

Período de Leitura 9 a 10 de Novembro, 2015.

Onde Comprar:

Amazon – Kindle

http://amzn.com/B00BPDN346


PRÓXIMA LEITURA

O HOMEM PINTADO (Ciclo da Noite dos Demônios #1) – Peter V. Brett | NITROLEITURA | Gailivro, 2012 (1ª Ed. 2008), 550 pgs.

A saga do Ciclo da Noite dos Demônios (ufa! em inglês é Demon Cycle, tão simples!) finalmente chegou no topo da minha lista de leitura, e para me imergir no mundo pós-apocalíptico-medieval criado por Peter V. Brett.

O primeiro livro foi muito elogiado, os seguintes nem tanto, mas vou ler direto, do primeiro ao quarto volume e ir resenhando no NITROBLOG. Estou lendo a versão em inglês, THE PAINTED MAN (Demon Cycle #1) – Peter V. Brett | Harper Voyager, 2008, 563 pgs.

Início da Leitura: 10.11.12

Livro em Português – Amazon Kindle

http://www.amazon.com.br/dp/B009AT8CCK

Livro em Inglês – Amazon Kindle

http://amzn.com/B002RI9F5O


 

SUMÁRIO

Num mundo povoado por demónios que dominam a noite, forçando os seres humanos a esconderem-se atrás de guardas mágicas à espera que o sol nasça, o jovem Arlen assiste ao massacre da sua família por causa da cobardia do pai. A partir desse momento tudo muda e Arlen parte numa viagem de descoberta que o levará a percorrer o mundo e a conhecer Leesha e Roger. Os três são a última esperança da humanidade na luta contra os demónios. Só que por vezes os demónios mais difíceis de vencer são os que trazemos dentro de nós. Juntos estes três jovens oferecem à humanidade uma última e fugaz hipótese de sobrevivência.
Peter V. Brett é o autor best-seller internacional de O Homem Pintado e A Lança do Deserto. Criado com uma dieta contínua de romances de fantasia, quadrinhos e jogos Dungeons & Dragons, Brett tem escrito histórias de fantasia desde que se lembra. Formou-se em Literatura Inglesa e História da Arte na Universidade de Buffalo em 1995 e passou mais de uma década no ramo das publicações farmacêuticas, antes de regressar à sua paixão. Vive em Brooklyn, Nova Iorque.


erika e newton ingles por skype - imagem no final de vídeo

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

3 comentários

  1. Muito legal as suas dicas. Principalmente para quem gosta de escrever como eu. Pretendo adquirir no futuro o livro STORY, já ouviu falar? É considerado tbm a Bíblia do roteirista. Tem em português.
    Parabéns, seu blog é viciante. Principalmente para quem quer ser escritor.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.