Começando a leitura das OBRAS COMPLETAS DO JORGE AMADO, com Terras do Sem Fim. Sim, que vergonha Seu Nitro, nunca leu o Jorge? É uma vergonha mesmo, mas nesse 2016 pretendo ler pelo menos uns 10 livros do mestre baiano!

E olha que legal, foi um dos primeiros livros dele, que ele publicou quando tinha somente 30 anos, em 1943! E o cara já detona logo nas primeiras páginas,vééééio!

O livro, como todo livro de Jorge Amado é muito gostoso de se ler, o estilo do mestre baiano é direto, alternando frases curtas com frases longas e descrições sucintas e ao mesmo tempo poéticas. O ritmo narrativo é muito bom também, esses autores mais antigos tinham muito a manha de usar uma mistura de sumário narrativo e cenas para adiantar a história.

O Ponto de Vista é onisciente, mas já mostrando a transição para os POVs limitados do meio do século 20 para frente, a narrativa entra profundamente na alma dos personagens.

A crítica social e a descrição do começo do ciclo do cacau da Bahia são impecáveis, a gente tem a sensação de estar desbravando o sertão nordestino em meio ao mundo perigoso dos coronéis e seus jagunços.

A história tem de tudo, romances proibidos, reviravoltas na trama, cenas de ação e personagens muito bem construídos (e são vários), todos com arcos narrativos, transformações psicológicas, etc.

Recomendo demais, e me animou mais ainda a ler tudo do cara!

terras do sem fim capa


NITROLEITURAS | Terras do Sem Fim – Jorge Amado | Cia das Letras, 2008 (1943 – 1ª ed.), 304 páginas | Lido de 31.12.15 a 2.02.16

SINOPSE

Durante a guerra pela posse da terra na região cacaueira do sul da Bahia, os irmãos Badaró enfrentam o coronel Horácio da Silveira. A luta pela subsistência se entrelaça com intrigas políticas, relações amorosas, crimes passionais. Dois romances improváveis se destacam em meio aos tiroteios e tocaias: o do jovem advogado Virgílio e Ester, esposa do coronel Horácio, amor condenado a um desfecho sangrento, e o de Don’Ana, a valente filha de Sinhô Badaró, e o “capitão” João Magalhães, um embusteiro que se faz passar por engenheiro militar.  

Publicado em 1943, quando Jorge Amado tinha apenas trinta anos, Terras do sem-fim se tornaria um marco do seu “ciclo do cacau”, que inclui Gabriela, cravo e canela, Cacau e Tocaia Grande, entre outros.

ONDE COMPRAR: Amazon


PRÓXIMA LEITURA

The Hundred Thousand Kingdoms (Inheritance #1) |  Orbit, 2010, 417 páginas | Lido de 2.02.16 a 05.02.16

Untitled-1

Depois de Jorge Amado, começo a trilogia Inheritance, da escritora americana N. K. Jemisin, uma trilogia de fantasia que recebeu trocentos prêmios e que é elogiada pelo modo como quebra tropos tradicionais de fantasia!

SINOPSE

Yeine Darr é uma pária das terras bárbaras do norte. Mas quando sua mãe morre em circunstâncias misteriosas, ela é convocado para a majestosa cidade do Céu – um palácio acima das nuvens, onde as vidas dos deuses e dos mortais estão interligadas.

Lá, para sua surpresa, Yeine é apontada como uma dos possíveis herdeiras do rei. Mas o trono dos Cem Mil Reinos não é facilmente ganho, e Yeine é forçada a entrar em uma luta de poder contra um par de primos que ela nunca soube que tinha. Lutando por sua vida, ela está cada vez mais perto dos segredos da morte de sua mãe e da sangrenta história de sua família.

Mas não é apenas os mortais que têm segredos, e Yeine vai aprender o quão perigoso é o mundo quando amor e ódio, e deuses e mortais, se misturam.

Onde Comprar: Amazon


erika e newton ingles por skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

Anúncios