Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida,Um Espinho de Marfim e Outras Histórias – Marina Colasanti, True Grit – Charles Portis e Brokeback Mountain – Annie Proulx | NITROLEITURAS #resenhas

Nesse finalzinho de ano, e tentando cumprir minha meta no GOODREADS de ler e resenhar 100 livros, trago hoje as resenhas de livros DOIDIMAIS que li nas últimas semanas!

5

Memórias de um Sargento de MilíciasMemórias de um Sargento de Milícias by Manuel Antônio de Almeida
My rating: 4 of 5 stars

Um livro divertidíssimo, com uma escrita deliciosa e prazerosa, e MUITO avançada para a época. A obra-prima de Manuel Antônio de Almeida merece a fama que tem, é uma demonstração de perícia narrativa e domínio de diversos gêneros, com o do folhetim romântico do final do século 19, usando os tropos (estruturas narrativas) do período para, ao mesmo tempo que diverte o leitor, traçar um panorama bem ácido, crítico e cheio de humor da sociedade carioca daquele tempo.

Entendi porque Rui Castro, Luis Fernando Veríssimo, Rubem Braga e tantos outros citam o Manuel Antônio de Almeida como o “pai de todos nós” (como disse Rui Castro). Tá tudo lá na prosa dele, o jeito “brasileiro” (apesar da sintaxe e dos temos ainda bem portugueses) de lidar com a mistura de ficção e crônica que o Manuel inventou! Doidimais!

Recomendo ler o “Memórias de um Sargento de Milícias” e logo em seguida ler “Era No Tempo do Rei” do Rui Castro, as duas obras se encaixam perfeitamente e dará um “barato literário” maravilhoso! Experimente!

Recomendadíssimo, LEIA AGORA VÉÉÉÉIO!

View all my reviews


Um Espinho de Marfim e Outras HistóriasUm Espinho de Marfim e Outras Histórias by Marina Colasanti
My rating: 4 of 5 stars

Meu primeiro contato com a literatura de Marina Colasanti e que maravilha. Em uma prosa poética e inspirada, com pontos de vista profundamente femininos, “Um Espinho de Marfim” traz vários contos excelentes e variados, sejam contos de fada com uma visão bem contemporânea e feminina, seja em narrativas que lidam com emoções, relacionamentos e até mesmo a possibilidade de um messias mulher.

Uma leitura deliciosa, prazerosa, de fazer sonhar. Vou agora correndo atrás de mais livros da Colasanti, gostei muito, muito mesmo do modo como ela narra suas histórias. Mais uma escritora brasileira para conhecer e desvendar a obra.

Recomendadíssimo e é bem curtinho, assim não tem desculpa! 😀

View all my reviews


True GritTrue Grit by Charles Portis
My rating: 4 of 5 stars

Um livro perfeito em todos os sentidos, e que tem a justa alcunha de uma dos melhores romances americanos de todos os tempos. Acredito que True Grit é um clássico do gênero da literatura de faroeste porque quebra os limites do gênero, transcendendo os tropos (estruturas narrativas) comuns do estilo.

O livro, cuja tradução do título é Bravura Indômita, já recebeu duas adaptações no cinema, uma clássica com John Wayne e uma mais recente, de 2010, feitas pelos irmãos Cohen. Mas, como sempre, a experiência da narrativa é bem diferente, bem mais imersiva no livro.

A narrativa quebra a maioria dos tropos (estruturas narrativas) das histórias do Velho Oeste Americano. A história, de uma adolescente em busca de vingança, quebra várias expectivas do leitor, ainda mantendo-se dentro do esquema doidimais do Velho Oeste, com tiroteios, mortes, sobrevivência, etc. Ou seja, é um dos melhores exemplos do “dê para seus leitores a mesma coisa mas de um jeito diferente, ou mostre algo diferente mas que seja familiar”!

A protagonista, que é também a narradora da história, é uma garota, filha de fazendeiros, de 14 anos de idade. Mas totalmente DURONA, destemida, corajosa e dotada de uma moralidade tirada do Velho Testamento. Ou seja, uma personagem APAIXONANTE!

A trama é simples, uma jornada de vingança, que serve de estrutura para uma reconstituição do “clima” do período pós-Guerra Civil primorosa.

Os personagens são fantásticos, o trio de protagonistas segue a mesma linha do “no começo são antagônistas mas depois viram aliados e mais tarde aprendem a respeitar um ao outro”, mas no caso de True Grit, esse arco coletivo é verossímil, muito bem dosado e com diálogos fántásticos, onde os personagens trocam farpas entre si, à medida que vão se conhecendo.

Muita ação na narrativa, uma reconstituição da podreira que era viver no Velho Oeste, a bandidagem é bem caracterizada também, e o clímax é doidimais!

Recomendo para todo mundo, até para quem não curte muito histórias de bangue-bangue! Uma excelente uma mistura de alta literatura com faroeste, estilão Cormac McCarthy mas sem trevas muito profundas e com uma mensagem mais otimista!

View all my reviews

Brokeback MountainBrokeback Mountain by Annie Proulx
My rating: 4 of 5 stars

Um dos contos mais tocantes e bem escritos que já li, e que foi a base do filme O Segredo de Brokeback Mountain (2005).

Uma história trágica, seca, de sofrimento e desejo reprimido. Cada frase lapidada para passar o universo dos vaqueiros americanos e sua cultura machista e patriarcal, já começando a ser abalada, durante a década de 60.

Usando dois homens que se apaixonam, Annie Prolux toca, de maneira bem precisa, em temas como homofobia, a falta de liberdade individual para as pessoas que fogem o padrão da sociedade, uma situação social e um tipo de mentalidade que oprime e chega a destruir quem é diferente, e questões de moralidade.

Muito bem escrito, em um estilo seco emulando o universo representado, com o que não é dito no conto falando mais do que o que é descrito, e com momentos de poesia simples e poderosa.

Recomendadíssimo!

View all my reviews


Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i


CONTATO

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF


Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb


erika-e-newton-ingles-por-skype
FACEBOOK

https://www.facebook.com/erikaenewton/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s