LEGIÃO RPG, Westworld, Sense 8, Black Mirror e a Série Brasileira 3%! | NITRONEWSLETTER #47

Mudando um pouco o estilo da Nitronewsletter para virar uma “carta de notícias” mesmo, ao invés de seguir o padrão de resenhas. Como estou ralando DEMAIS no LEGIÃO – CENÁRIO DE CAMPANHA, que é o livro de RPG do universo onde se passa o MARCA DA CAVEIRA  e o restante da TRILOGIA LEGIÃO, esse novo formato permitirá gravar as minhas impressões do que assisti, li, e refleti nos últimos tempos, sem me preocupar muito com diagramação, formato, etc.

westworld-season-1-images-wallpaper-gallery-2r1w280y

* * *

WESTWORLD É DOIDIMAIS!

Depois de aguardar a série estar completa, terminei de ver o Westworld! E véio que série DOIDIMAIS da conta! A saga inteira daria para escrever muitas teses de mestrado e doutorado, e tocou bem no centro do nervo da minha cervical, principalmente porque passei quatro anos da minha vida debruçado na questão do CRIADOR e CRIATURA dentro da Ficção Científica, especialmente de gênero cyberpunk, apesar de ter lido de tudo e mais um pouco durante a tese.

Para quem tiver curiosidade e souber inglês, segue o link da minha tese, Creator and Creature in William Gibson’s Neuromancer: The Promethean Motif in Science Fiction (PDF) .

Westworld é uma espécie de uma forma de Gênesis de uma Inteligência Artificial, e trabalha com a fascinante teoria da Mente Bicameral que argumenta que a mente humana evoluiu de um estado em que as funções cognitivas eram divididas entre uma parte do cérebro que parece ser “falar”, e uma segunda parte que ouve e obedece-a.

A hipótese, que já foi descartada pela neuropsicologia e antropologia atual, era que os povos antigos “ouviam” o hemisfério direito do cérebro (o criativo), como se fossem as vozes de deuses, em alucinações semelhantes à dos esquizofrênicos. E que, em algum ponto na história, começamos a internalizar essas vozes.

Westworld usa essa teoria não só para explicar a inteligência artificial dos “hosts” como para estruturar TODA A TEMPORADA! Medonho demais, uma série que, imagino, melhora em uma segunda exibição. Muito bom!

O final é uma aula-mestra para qualquer um que queira se tornar um roteirista de séries de TV!

* * *

E o ESPECIAL DE NATAL do SENSE 8 hein?

A série da empatia, da diversidade, e da esperança de um futuro onde os seres humanos se conectem mais emocionalmente. Adorei o especial, adoro essa série, mesmo com o ritmo bem estranho da narrativa, mas é uma coisa minha com os Wachowsky, porque em termos de tema, véio, os dois mandam bem demais, levando a uma mudança de consciência no público. Curti demais!

* * *

BLACK MIRROR, que tá no Neflix, é uma das melhores séries estilo “uma história por espisódio” do momento, na tradição do Twilight Zone. Acho interessante que grande partes dos episódios focam em cenários extremos envolvendo tecnologias atuais, como celulares, realidade aumentada, etc.

E como sempre, o tema da Empatia ou da falta de Empatia na sociedade contemporânea é sempre presente.

***

A SÉRIE 3%, uma produção brasileira na Netflix me impressionou. Depois que eu acostumei com a cenografia “gambiarra style” da série, os roteiros e o trabalho excelente feito pelos atores, principalmente o principal antagonista, me cativou! Minha personagem favorita foi a JOANA, de quem espero muita coisa na próxima temporada! Recomendo!

***

E fico aqui com as maratonas de oito a dez horas por dia no LEGIÃO – CENÁRIO DE CAMPANHA, o livro de RPG do mundo onde se passa o meu romance MARCA DA CAVEIRA. Se a Deusa das Três Faces quiser, o LEGIÃO sai nos próximos meses! 😀

Um grande abraço e até a próxima NITRONEWSLETTER!

 


CONTATO

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF


Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb


erika-e-newton-ingles-por-skype

FACEBOOK

https://www.facebook.com/erikaenewton/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s