O Silêncio da Chuva,Vento Sudoeste,Achados e Perdidos,Uma Janela para Copacabana,Perseguidos – Luiz Alfredo Garcia-Roza | NITROLEITURAS #resenhas #policial

Dando uma pausa nas leituras de fantasia, mergulho de cabeça nos cinco primeiros livros de um mestre recente da literatura policial brasileira, o grande Luiz Afredo Garcia-Roza, e seu noir carioca contemporâneo! E o Detetive Espinoza é DOIDIMAIS véio! 🙂

livro-o-silncio-da-chuva-de-luiz-alfredo-garcia-roza-d_nq_np_995701-mlb20378107471_082015-f


O silêncio da chuva (Portuguese Edition)O silêncio da chuva by Luiz Alfredo Garcia-Roza
My rating: 4 of 5 stars

O silêncio da chuva (Inspector Espinosa #1) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | Cia das Letras, 1996, 265 páginas | Lido de 12/02/17 a 13/02/17 | Nota 4 em 5

SINOPSE
No centro do Rio de Janeiro um executivo é encontrado morto com um tiro, sentado ao volante de seu carro. Além do tiro, único e definitivo, não há outros sinais de violência. É um morto de indiscutível compostura. Mas isso não ajuda: ninguém viu nada, ninguém ouviu nada.O policial encarregado do caso, inspetor Espinosa, costuma refletir sobre a vida (e a morte) olhando o mar sentado em um banco da praça Mauá. No momento tem muito sobre o que refletir. De um lado, um morto surgido num edifício-garagem; de outro, a incessante multiplicação de protagonistas do drama. Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas começam a sumir.

RESENHA

Que prosa fantástica! É uma delícia para um leitor veterano como eu me deparar com uma prosa tão gostosa de ler, ao mesmo tempo com uma voz original e dando prosseguimento à tradição da literatura policial carioca. Nesse primeiro livro somos apresentados ao intelectual inspetor Espinosa, que é a verdadeira estrela da trama. Gostei demais da história e principalmente, do modo como o imaginário do Espinosa, com sua construção incessante de histórias e realidades alternativas com base nos fatos do crime que investiga, funciona como uma meta-narrativa, como se o autor apontasse para o leitor diversas linhas de desenvolvimento da trama, o que dá um toque “pósmoderninho” em uma história de detetive muito bem feita, e bem brasileira.

Recomendadíssimo!

View all my reviews


Achados e PerdidosAchados e Perdidos by Luiz Alfredo Garcia-Roza
My rating: 4 of 5 stars

Achados e Perdidos (Inspector Espinosa #2) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | Cia das Letras, 1998, 280 páginas | Lido de 13/02/17 a 14/02/17 | Nota 4 em 5

SINOPSE

Noite de sexta-feira em Copacabana. Um menino de rua se apodera de uma carteira perdida; uma prostituta aparece morta, asfixiada, em sua própria cama. O delegado Espinosa está atento para um elemento comum aos dois acontecimentos: a figura do ex-delegado Vieira.

O velho policial bebe demais, por isso perdeu a carteira. Quando bebe, se esquece de tudo. Nem ele sabe qual foi sua participação – se é que ela houve – no crime, embora haja indícios claros de que passou pelo quarto da moça assassinada.

Um enigma que envolve meninos de rua, achacadores baratos, uma mulher insinuante com predileção por delegados, matadores de aluguel… Vidas que a noite de Copacabana encobre.

RESENHA

Dessa vez Garcia-Roza usa seu Inspetor Espinosa para mergulhar no universo das garotas de programa do Rio de Janeiro. Gostei demais da trama de ACHADOS E PERDIDOS, muito cinematográfica e bem trabalhada. A narrativa também toca no tema da invisibilidade social dos meninos de rua, e as descrições das cenas cariocas são um primor de prosa. E que final sensacional! Recomendadíssimo!

View all my reviews


Vento SudoesteVento Sudoeste by Luiz Alfredo Garcia-Roza
My rating: 4 of 5 stars

Vento Sudoeste (Inspector Espinosa #3) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | Cia das Letras, 1999, 210 páginas | Lido de 14/02/17 a 15/02/17 | Nota 4 em 5

SINOPSE

Soprava um Sudoeste quando o delegado Espinosa saiu para se encontrar com o homem que lhe fez o estranho pedido – investigar um assassinato que ainda não tinha sido cometido e cujo assassino seria ele próprio. Mais estranho ainda – o homem ignorava o motivo do crime, como seria cometido e quem seria a vítima. Mais um mistério para Espinosa resolver, num enredo escrito com a maestria de Garcia-Roza.

RESENHA

Uma história bem que mistura drama psicanalítico, temas como loucura, complexo de édipo e uma trama bem intrigante. Um excelente episódio da série do Espinosa. Notei que a prosa já adquiriu um formato confortável para o escritor, sem as alterações de ponto de vista narrativo do primeiro volume. Espinosa também se firmou mais em minha mente, e apresenta uma personalidade cada vez mais marcante. Gostei muito das personagens femininas, bem independentes e refletindo a juventude carioca do período. Muito bom!

View all my reviews


Uma Janela Em CopacabanaUma Janela Em Copacabana by Luiz Alfredo Garcia-Roza
My rating: 4 of 5 stars

Uma Janela Em Copacabana (Inspector Espinosa #4) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | Cia das Letras, 2001, 218 páginas | Lido de 15/02/17 a 16/02/17 | Nota 4 em 5

SINOPSE

Copacabana, Rio de Janeiro. Três policiais são executados em curto espaço de tempo. Eram tiras medíocres, e suas mortes têm muito em comum. Foram eliminados por um assassino frio, que não deixa rastro e costuma disparar à queima-roupa.
De imediato, o mundo policial entra em rebuliço. Quem estaria disposto a correr o risco de sair matando tiras, ainda que inexpressivos? À própria polícia? E por quê?
Em meio às confusões de seu cotidiano de livros sem estantes e mulheres fugidias, o delegado Espinosa, titular do 12º DP, tem poucos elementos para desvendar o caso. Ele e sua equipe enfrentam olhares temerosos e desconfiados dos colegas, muitos deles comprometidos com a corrupção. Percorrendo as ruas de sua geografia predileta, entre os bairros do Leme e de Copacabana, o delegado irá deparar-se com outras mortes e com os mistérios da insinuante esposa de um membro do primeiro escalão do governo federal.

RESENHA

Esse episódio é talvez, depois de Achados e Perdidos, o que possui a trama mais mirabolante. Aqui Garcia-Roza lida com o tema da corrupção policial na polícia carioca, e se evolve com várias mulheres, para variar hahahaha! Ele parece estar disputando com o Mandrake do Rubem Fonseca para ver quem é o mais garanhão da literatura de crime brasileira. Uma história bem cinematográfica e com reviravoltas interessantes, recomendo!

View all my reviews


PerseguidoPerseguido by Luiz Alfredo Garcia-Roza
My rating: 4 of 5 stars

Perseguido (Inspector Espinosa #5) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | Cia das Letras, 2001, 218 páginas | Lido de 16/02/17 a 17/02/17 | Nota 4 em 5

SINOPSE

O psiquiatra de um hospital universitário sente-se perseguido por um jovem paciente. O sentimento de perseguição aumenta a cada dia e passa a ser vivido por outras pessoas ligadas ao médico. Misteriosamente, o paciente desaparece e, depois de alguns meses, é dado como morto.

A essa morte seguem-se outras, sem que se possa determinar quem está sendo perseguido e quem é o perseguidor. Tampouco é possível concluir com clareza se as pessoas morreram de morte natural ou se foram assassinadas.
Em meio a essa trama, o delegado Espinosa tenta separar o que é real do que é fantasia, tendo como guia apenas a convicção de que a morte não é um delírio.

RESENHA

Um dos melhores da série do Espinosa, em PERSEGUIDO Garcia-Roza cria uma trama complexa que lida com os limites entre a sanidade e a loucura, e lidando com temas muito interessantes, como o abuso de poder médico na psiquiatria, corrupção policial, obsessão e até mesmo tocando em temas psicanalíticos, principalmente na relação doentia da família que é o ponto central da história.

PERSEGUIDO me lembrou as profundidades sombrias da obra de Nelson Rodrigues e filmes como Cabo do Medo. Muito bom, história tensa, com paranóia kafikiana e bem misteriosa, recomendo!

View all my reviews

 


Érika & Newton – Inglês por Skype

erika-e-newton-ingles-por-skype
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i


CONTATO

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF


Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s