Lavoura Arcaica, Um Copo de Cólera, Menina a Caminho – Raduan Nassar | NITROLEITURAS #resenha

Dando um tempo na leitura de livro de gringo, peguei os três livros do Raduan Nassar para ler de uma vez só, já que são curtinhos. Bem, de cara vi que tinha que ler umas duas vezes cada, então, segue minhas impressões depois de duas leituras! 🙂

Lavoura ArcaicaLavoura Arcaica by Raduan Nassar

My rating: 4 of 5 stars

Lavoura Arcaica – Raduan Nassar | 200ps, Cia das Letras, 1989 (1ed. 1975) | Lido e Relido de 24.03.17 a 25.03.17

SINOPSE
Lavoura arcaica é um texto em que se entrelaçam o novelesco e o lírico, por meio de um narrador em primeira pessoa – André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, conseqüentemente, o avesso da imagem da família.

É sobretudo uma aventura com a linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. Lançado em dezembro de 1975, Lavoura arcaica foi imediatamente considerado um clássico, “uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa”, segundo o professor e crítico Alfredo Bosi.

RESENHA
Fantástico o livro, uma prosa impressionante, dentro da tradição proustiana de mergulho na subjetividade de um narrador de primeira pessoa.

Lavoura Arcaica realmente merece toda a admiração da crítica, mas o que achei interessante, nas trocentas milhares de resenhas que encontrei, é que poucos lidam com o que acho ser o cerne do livro; a opressão da vida em família; de como, qualquer família, pela melhor que seja, não consegue evitar que seus membros sofram e tenham suas individualidades tosadas.

Em casos menos dramáticos, os filhos que tem sorte, conseguem vencer a visão de mundo impostas pelos pais se lançando ao mundo e saindo de sua zona de conforto.

Porém, a grande maioria paece não ter forças para amadurecer e acaba morrendo por dentro, definhando dentro dos confins da visão de mundo imposta pelos pais.

Lavoura Arcaica leva esse drama do amadurecimento para uma narrativa trágica, envolvendo um patriarca severo e certo de sua visão de mundo influenciada pela religião, um jovem traumatizado pelo seu desejo sexual por sua irmã, sofrendo de ataques epiléticos, e buscando desesperadamente se libertar da sombra de seu pai em sua alma.

O que mais gostei, ou melhor, o que me impressionou, principalmente na segunda leitura, foi a maneira magestral como Raduan passa o “clima psicológico tenso” da família descrita, principalmente no momento do retorno do protagonista. Senti até falta de ar ao ler.

As discussões metafísicas e existencialistas do romance são fantásticas, principalmente na relação entre Criador e Criatura e do modo como o protagonista assume o ponto de vista de marcado, de Caim, de um amaldiçoado pela visão de mundo representada pelo patriarca, ao mesmo tempo que consegue vislumbrar a ilusão por trás dos conceitos tradicionais do que seria uma família.

Fantástico, medonho e belo! Como um livro de linguagem mais poética e literária, recomendo para leitores que curtem esse estilo. Fãs de Clarice Lispector, em seus contos mais psicodinâmicos, Proust, Joyce, etc. irão curtir bastante.

View all my reviews


Um Copo de CóleraUm Copo de Cólera by Raduan Nassar

Um Copo de Cólera – Raduan Nassar | 88 páginas, Abril 1985 (1ed. 1978) | Lido em 25/03/17

SINOPSE
‘O corpo antes da roupa’, afirma o personagem de ‘Um copo de cólera’ ao narrar o que acontece numa manhã qualquer, depois de uma noite de amor, quando a aparente harmonia entre ele e sua parceira se rompe de repente. Tensa, contundente, a linguagem de ‘Um copo de cólera’ alcança tal intensidade e vibração que faz desta narrativa uma obra singular da literatura brasileira, um clássico dos nossos tempos.

RESENHA
Véio, nussa sinhura! Que que isso?  Prosa fantástica, descrevendo de maneira íntima uma relação tempestuosa de um casal, pegando uma sequência de cenas de sexo e discussões e abordando machismo, a revolta e frustração do ego masculino com a ascensão feminina e os avanços da sociedade nos anos 70 , a desumanização causada pela ditadura, sexualidade e sua relação com a punção de morte, idealismo versus cinismo, a tradicional e permanente hipocrisia da classe média brasileira, dentro de uma atmosfera sufocante! Fico imaginando um autor de horror usando alguns desses recursos do Raduan, ou se, em uma realidade alternativa, o Raduan tivesse virado um autor de horror, que doidimais seria!

View all my reviews

Menina a Caminho e Outros TextosMenina a Caminho e Outros Textos by Raduan Nassar
My rating: 4 of 5 stars

Menina a Caminho e Outros Textos – Raduan Nassar | 86 páginas, Cia das Letras, 2007 (1ed. 1997)

SINOPSE

“Menina a caminho e outros textos” é o primeiro trabalho de ficção de um dos maiores escritores brasileiros, o paulista Raduan Nassar, conhecido por seu romance “Lavoura Arcaica”.

A coletânea, que recebeu o prêmio Jabuti em 1998 na categoria de Melhor Livro de Contos e Crônicas, apresenta quatro contos breves, três que datam do início da década de 70: “Hoje de madrugada”, “Ventre seco” e “Aí pelas três da tarde”. “Mãozinhas de seda”, o único texto inédito deste livro, é de 1996.

RESENHA

Vários contos do Raduan, com traços do estilo que lhe consagrou no Copo de Cólera e Lavoura Arcaica. O primeiro conto é muito bom, e feito em um estilo mais direto, sem a subjetividade delirante do Lavoura Arcaica, retratando os personagens de uma cidade do interior durante o período getulista. Também curti muito o Ventre Seco, uma espécie de manifesto do Raduan em defesa de seu chamado “obscurantismo” e sua opção por se afastar da sociedade.

View all my reviews


Érika & Newton – Inglês por Skype

erika-e-newton-ingles-por-skype
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s