Meia-Noite e Vinte, Cordilheira, Mãos de Cavalo, Até o Dia em que o Cão Morreu – Daniel Galera | NITROLEITURAS #resenhas

Intercalando leituras gringas, passei para a leitura dos cinco livros de Daniel Galera, que virei fã depois de ler “Barba Ensopada de Sangue” (minha resenha está nesse link: ). Como os livros são curtinhos, reuni todas as resenhas nesse post. E vamo que vamo!

meia noite e vinte


CordilheiraCordilheira by Daniel Galera

My rating: 4 of 5 stars

“Cordilheira” conta a história de uma jovem escritora, que, em meio a uma crise existencial e obcecada com o desejo de ter um filho, segue para a Argentina onde se envolve com um grupo de escritores que fazem parte de um estranho culto literário.

Gostei muito do livro, eu curto muito o estilo do Daniel, principalmente suas descrições originais, as observações sobre a cultura argentina, e o modo como a trama vai de construindo organicamente, aos poucos, enquanto seus personagens perambulam a esmo motivados por uma mistura de obsessão, crise de identidade e busca por algum tipo de verdade pessoal.

Outro ponto que gostei foi a discussão sobre a característica fictícia das personalidades humanas ou o ego como pura narrativa, e a relação entre autor e obra.

Muito bom, deu vontade de conhecer Buenos Aires.

View all my reviews


Meia-noite e vinteMeia-noite e vinte by Daniel Galera

My rating: 4 of 5 stars

Existe um tipo de literatura que parece tirar sua força do modo como registra com detalhes um “espírito de época”, permitindo ao leitor de perceber, através da narrativa, como é estar vivo em um determinado tempo e espaço. Uma literatura de “zeitgeist”, onde o escritor procura passar, com o máximo de detalhes possíveis, a sensação de vivenciar uma determinada realidade, de fazer parte de um universo particular.

“Meia-Noite e Vinte”, assim como a literatura de Daniel Galera, tem esse foco, esse impulso de passar para o leitor como um grupo de personagens frutos da geração que se tornou adulta junto com o nascimento da cultura digital da internet, encara suas primeiras crises de meia-idade, dentro de uma vida urbana de classe média brasileira com todas as suas complexidades e contradições.

Mesmo com a trama percorrendo o mistério de uma morte, o que mais gostei, e o que sempre curto na ficção do Daniel Galera, é o hiperealismo detalhista que irrompe na prosa e fragmenta a percepção, as gavetas de detalhes que se abrem, adensando os persoangens, introduzindo discussões interessantes, e registrando a intimidade de trintões da geração X nessas primeiras décadas do século XXI.

Gostei demais do livro, é muito denso, aborda uma quantidade absurda de temas em poucas páginas, e curti muito os detalhes e tangentes, como os lances da biologia da cana de açúcar, a relação de Sade com publicidade e pornografia online, etc. O registro das Jornadas de Junho de 2013 ficou muito bom, pegou bem a sensação daquele momento, de revoltas múltiplas misturada com catarse nacional e mistureba ideológica que tomou as ruas, interpretadas pela visão de um dos protagonistas.

Sei que tem muito de biografia e de registro da geração literária digital representada pelo Galera, a Averbuck e outros misturados na ficção do livro. Eu participei como leitor desse período do Cardoso Online e do blog da Brasileira Preta, mas estava envolvido em diversas listas de discussão e criação literária pelo Yahoo, blogs de RPGs e o escambau, e me lembro de como era doidimais esse período selvagem da net, no final dos anos 90. Recomendo para quem se lembra dessa época, a nostalgia é terrível!

Fica a recomendação, gostei pacas, e o final me pegou de jeito!

View all my reviews


Até o dia em que o cão morreuAté o dia em que o cão morreu by Daniel Galera

My rating: 4 of 5 stars

Até o dia em que o cão morreu – Daniel Galera | NITROLEITURAS

A história de um jovem brasileiro de classe média se iniciando em sua vida adulta, ainda tentando assimilar as questões existenciais mais podreiras da vida, e esbarrando em um relacionamento com um cachorro e com uma modelo, que pode (ou não, para dar uma Caetada) dar algum tipo de foco ou motivação, escrita com uma prosa excelente, urbana, seca e ao mesmo tempo poética sem cair no melodrama (véio, isso é difícil pra caramba!).

Gostei muito, mas muito mesmo. Gostei da concisão da narrativa, do foco, do modo transversal de construção de personagem, a honestidade brutal de cada página, sim, honestidade porque para escrever algo assim, pode ter certeza que o escritor arrancou as tripas e tacou nas páginas.

Recomendo para quem ainda não conhece o Daniel Galera, “Até o dia que o cão morreu” é uma boa introdução (junto com o “Mãos de Cavalo”) para o estilo e os temas desse escritor doidimais!

View all my reviews


Mãos de cavaloMãos de cavalo by Daniel Galera

My rating: 4 of 5 stars

Uma narrativa de formação ou “desconstrução” (palavra horrível, cheia de maionese, mas entendam no sentido literal) de identidade, alternando momentos da vida de um adulto e sua adolescência. E, pela primeira vez, vejo em uma narrativa fantástica de uma partida de futebol, humor na literatura do Galera! Sim, humor, é bem de esguelha, mas está lá, pois ri demais do personagem Bonobo e de uma narrativa de “noiado” do mato, e da pelada “ranca-toco”, como a gente chamava aqui em Belzonte nos anos 80 que coloca o protagonista em uma situação de formação (ou “desformação”) de identidade.

Excelente livro, de sensibilidade contemporânea. Realmente, identidade é uma ilusão, uma narrativa que muda a todo momento e cujas cenas são aparentemente ligadas umas as outras, talvez pela própria crença de que a identidade exista. Reconstruímos a nós mesmos todos os dias, as vezes usando os mesmos elementos, ou elementos diferentes, dependendo das condições de temperatura e pressão do cérebro e da vida, crentes que existe alguma coerência nisso tudo, até os acontecimentos mostrarem que a nossa identidade é com uma bolha de sabão, e que somos livres para nos refazermos, se tivermos coragem para tanto. 🙂

View all my reviews

Érika & Newton – Inglês por Skype

erika-e-newton-ingles-por-skype
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i


CONTATO

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF


Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s