Diário do Romance MARCA DA CAVEIRA, Muito FILME NOIR e SYNTHWAVE! | NITRONEWSLETTER #53

Direto de BELZONTE , segue mais uma NITRONEWSLETTER!


DIÁRIO do Romance MARCA DA CAVEIRA

Versão final da Parte 1 de 4 do Marca da Caveira entregue para os meus editores, hoje, dia 21 de Abril de 2017!

Agora é ralar nas próximas, devo entregar a Parte 2 até Junho, e a Parte 3 até Agosto e a 4 até Outubro de 2017!

Quatro anos de trabalhos diários na criação de um universo e outros tantas horas de ralação nos capítulos! Essa parte final é muito emocionante, quando a visão inteira da obra começa a ficar cada vez mais clara.

Essa edição e reescrita final é também uma das fases mais delicadas, pois a reescrita e a edição precisam ser feitas sem dó nem piedade, cortando o que não funciona mais e fechando os buracos na trama, arcos emocionais, etc.

Pauleira, difícil demais, de tirar sono, mas a emoção de ver materializar algo criado em sua própria imaginação é maravilhoso! 🙂

Quanto ao CENÁRIO DE RPG LEGIÃO, o cenário de fantasia medieval sombria e brutal onde se passa a história do Marca da Caveira, bem, tenho notícia recente de que a edição dos textos finais está bem avançada, a arte já está toda completa,  com o pessoal da Editora Redbox e do Old Dragon RPG ralando dia e noite no livro!

E vamo que vamo, que 2017 será o ano do LEGIÃO!


NITROFILMES

Tabu (1931) – FW Murnau

O último filme de FW Murnau, o diretor alemão famoso por “The Last Laugh”, “Tabu” é baseado em uma lenda polinésia e contou com a colaboração com Robert J. Flaherty, produtor de “Nanook” e “Moana”, e belíssimamente filmado nos Mares do Sul, nas ilhas de Bora Bora e Takapota.

Um clássico do cinema mudo que impressiona pela fotografia, narrativa e avanços na edição. Gostei como a história é dividida com títulos discretos ou “inserções” para explicar os incidentes em que é necessário. A primeira parte vem sob o título de “Paradise” e a segunda metade é descrito como “Paradise Lost”, narrando uma espécie de “romeu e julieta” dos trópicos. A história é trágica e bela, e as performances excelentes para um filme de cinema mudo.

Recomendo, clássico e muito influente em termos de narrativa visual.

Walkabout (1971) – Dir. Nicolas Roeg #drama #aventura #filmedearte

17757207_10155163208603486_2352204908815455198_n

Um dos clássicos do cinema australiano da década de 70, Walkabout conta a história de uma jovem adolescente e seu pequeno irmão que, depois de uma tragédia, se perdem no deserto australiano.

Eles encontram um jovem aborígene que está passando pelo ritual do “walkabout”, uma tradição tribal onde, o adolescente para se tornar adulto, precisa passar seis meses no deserto sobrevivendo por conta própria.

O filme é uma experiência fascinante, com uma bela fotografia e os experimentalismos “anos 70”, que tornam a narrativa cíclica para emular a percepção de tempo não cronológico dos aborígenes.

De uma maneira até mesmo brutal, o filme lida com temas como a dificuldade de comunicação entre seres de culturas diferentes, e de como somos condicionados pela cultura em que crescemos.

A visão do encontro das culturas é totalmente não-romântica, a trama mostra de maneira crua tanto os problemas e a alienação da civilização ocidental quanto a realidade da dura sobrevivência da vida tribal.

Recomendo!


Nanook of the North 1922 Directed by Robert J. Flaherty

17884039_10155166858168486_769983872491915182_n

O filme que praticamente criou o gênero do documentário! Um fascinante registro da vida dos Inuits antes da chegada avassaladora da civilização.

Um filme sobre a resiliência do espírito humano, impressionante a resistência , a sabedoria e e a força do povo inuit, sobrevivendo em um dos ambientes mais perigosos da terra.

Muito bom!


Assassinos (1946) – The Killers (original title) | Director: Robert Siodmak

Clássico dos clássicos do cinema noir, e o filme de estréia de Burt Lancaster e Ava Gardner, the Killers foi baseado em um conto do Hemingway, e é O FILME que definiu o cinema noir.

O filme tem uma trama complexa, que liga cinco tipos de narrativa noir clássicas, uma investigação post-mortem estilo Cidadão Cane com a narrativa sendo contada em flashbacks, até o clímax em tempo presente narrativo, um assalto perfeito cuja divisão do roubo inicia uma guerra entre os bandidos, a história de dois amigos de infância onde um vira um policial e o outro um bandido, uma narrativa de drama sobre um ex-presidiário que tenta a vida honesta depois de ser preso, e, é claro, um homem fraco que é levado à uma vida de crime por causa de uma femme fatale! UFA!

O mais doidimais é que The Killers consegue reunir todas essas linhas narrativas de maneira orgânica e sensacional! E ainda tem o “toque Hemingway” da primeira, onde a resignação de um personagem perante a morte permanece misteriosa até depois do filme.

Recomendadíssimo, obra prima do cinema noir!


Ariel (1988) – Finlândia – Directed by Aki Kaurismäki #drama #comédia

Um filme, como os demais do mestre finlandês Aki Kaurismaki, sobre personagens “perdedores”, que, apesar dos desastres sucessivos em suas vidas, se mantém estóicos e focados em conseguir um futuro melhor. No caso de “Ariel”, temos uma narrativa de crime, uma espécie de “anti-Tarantino”, por causa do minimalismo dos diálogos, ao mesmo tempo que mistura humor negro e usa os silêncios para recriar o filme “noir” na Finlândia do final dos anos 80, com direito até a um final feliz cheio de ironia.

A trama conta a história de Taisto, um ex-trabalhador de uma mina de carvão que, depois do suicídio de seu pai, tenta a sorte na cidade grande, onde acaba se envolvendo no submundo do crime ao mesmo tempo que encontra uma mulher divorciada e com filho disposta a amá-lo.

O filme é muito divertido, e tem a marca registrada do Aki Kaurismaki; os silêncios embaraçosos, a movimentação desengonçada e real dos personagens, os desastres sucessivos, os impressionantes momentos de estupidez dos protagonistas, e uma espontaneidade que inexiste nos filmes de Hollywood.

Muito bom!


Céu E Inferno – High and Low (1963) Tengoku to jigoku – Akira Kurosawa #crime #thriller | NITROFILMES

Simplesmente um dos melhores thrillers de todos os tempos. “Céu e Inferno” conta a história de um alto executivo de uma fábrica de sapatos envolvido em uma história de sequestro.

Kurosawa, como todo grande mestre de cinema quando pega uma narrativa de gênero (por exemplo, Kubrick com 2001 e O Iluminado), usou da estrutura da narrativa de crime para fazer uma crítica social para os problemas da sociedade japonesa do pós-guerra. “Céu e Inferno”, ao mesmo temo que conta uma história de sequestro e investigação emocionante, critica a invasão do capitalismo estilo americano na sociedade japonesa, o rancor gerado pela diferenças sociais, e a destruição dos antigos valores da cultura nipônica.

O filme é fantástico, a dicotomia entre “céu e inferno”, “alto e baixo” aparece o tempo todo nas cenas, e a trama tem reviravoltas interessantes. Outro ponto que gostei foi o modo como o filme foca no trabalho coletivo da polícia. Normalmente, em filmes e narrativas de crime, coloca-se todo o trabalho investigativo em um detetive “gênio”. Em “Céu e Inferno”, o valor do trabalho cooperativo, um elemento chave da cultura japonesa, é bem ressaltado, com vários detetives contribuindo de maneira quase igualitária na solução do caso.

E o final do filme é de arrepiar, inesquecível!

Recomendadíssimo!


Condenado (1947) – Odd Man Out (original title) | Dir. Carol Reed #noir #thriller #suspense #drama | NITROFILMES

O melhor filme “noir” do Diretor Carol Reed, e um dos primeiros filmes a lidar com o IRA, o exército revolucionário irlandês de uma maneira mais complexa, mesmo que o nome IRA não apareça no filme.

A grande estrela do filme é James Mason, no papel de protagonista, uma lenda da história do cinema, aqui ainda no começo de carreira.

“Condenado” é um filme de perseguição, onde um chefe veterano do IRA se vê forçado a fugir da polícia, depois de um roubo fracassado. Ferido, delirante, o protagonista vaga pelas ruas de Dublin enquanto tanto a polícia e seus companheiros tentam resgatá-lo.

É um filme tenso, com sequências memoráveis, como as dos delírios do protagonista, com uma fotografia noturna impressionante, além de pintar um panorama da Irlanda do Norte no pós-guerra, inclusive mostrando como novos guerrilheiros do IRA eram criados em meio aos meninos de rua de Dublin.

Recomendado, um thriller noir clássico!


Criss Cross – Baixeza (1949) Directed by Robert Siodmak | #noir #drama | NITROFILMES

A segunda obra-prima do noir dirigida pelo grande Robert Siodmak, que, assim como o “The Killers”, traz a lenda do Burt Lancaster como o protagonista de uma trama de um assalto à um carro-forte. “Criss Cross” tem um roteiro enxuto e diálogos afiados, e se eleva dos demais filmes noir pela complexidade emocional do relacionamento do protagonista com a femme fatale, algo que quase os aproxima de um nível nelson rodrigueano de perversão.

Tudo funciona maravilhosamente, o “flashback” é tão bem colocado e bem feito que deveria ser estudo obrigatório para quem queira usar essa técnica em um roteiro. A ação é frenética, e o clímax da história é impecável!

Excelente “noir”, recomendadíssmo!


NITROMUSIC

NieR: Automata OST – NieR: Automata Original Soundtrack Full Vocal

#gamesoundtrack #nier #soundtrack

Greatest Southern Rock Songs – Best Classic Rock South Anthems Of All Ti…

#southernrock #desertrock #classicrock

Two Steps From Hell – Vanquish – Full Album

#twostepsfromhell #epicmusic #trailermusic

Jastreb – Mother Europe (2013) Full Album

#postrock #poststonerrock #stoner #instrumental #neoprog

My Neon Lover – A Synthwave Mix

#synthwave

Ghost in the Shell (2017) – Full soundtrack (with tracklist)


Érika & Newton – Inglês por Skype

erika-e-newton-ingles-por-skype
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

____________________________________________________

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST COM Prof. Newton e Profa. Érika – Inglês por Skype

Link para downloads dos episódios:

https://soundcloud.com/erikadepadua/tracks

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s