Nesse NITRODICAS, mais um vídeo da série de EDIÇÃO E REESCRITA, com sugestões de como você pode ANALISAR e MELHORAR e EDITAR a ESTRUTURA DE SUA HISTÓRIA!

PDF com o ROTEIRO DO VÍDEO!
https://tionitroblog.files.wordpress.com/2017/05/nd-28-editando-e-reescrevendo-a-estrutura-de-sua-histc3b3ria.pdf

ND 28 – Editando e Reescrevendo A ESTRUTURA DE SUA HISTÓRIA!

Editando e Reescrevendo A ESTRUTURA DE SUA HISTÓRIA! | NITRODICAS 27

INTRODUÇÃO

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro, do Nitroblog, Blog de Resenhas Literárias e Dicas para Escritores, NitroDungeon Blog de Dicas de RPG,  e do Melhore Seu Inglês Blog, meu blog de Dicas de Inglês e Aulas de Inglês por SKYPE.

 

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

TEMA DO VÍDEO DE HOJE

No vídeo de hoje, continuo com a sequência sobre a edição e reescrita do texto de ficção. Esse é um trabalho para ser feito depois da primeira e da segunda versão do romance, ou depois que você terminou um capítulo, caso você seja dos que “edita à medida que escreve”.

Na hora da revisão, edição e reescrita, um dos aspectos mais importantes é a análise da ESTRUTURA DA SUA HISTÓRIA.

A minha sugestão no momento em que você está pronto para começar a editar o seu manuscrito é, primeiro, ANALISAR OS PERSONAGESN, como já  falei no vídeo anterior. Depois analisar a ESTRUTURA DA HISTÓRIA.

Não importando o modo como você escreve, se você PLANEJA e ESCREVE DEPOIS, ou ESCREVE e EDITA assim que termina uma parte, ou ESCREVE VÁRIAS VERSÕES DE SEU TEXTO, é recomendado primeiro lidar com problemas mais graves de PERSONAGENS e ESTRUTURA DE HISTÓRIA, antes de entrar em edições e revisões mais detalhadas, como CORREÇÃO LINHA-A-LINHA, gramática, estilo, etc.

 

O QUE É A ESTRUTURA DA HISTÓRIA?

A Estrutura da História é um sumário ou um esquema de sua trama.

A Estrutura de uma história pode ser dividida em:

A PREMISSA NARRATIVA ou STORYLINE – um sumário de sua história em uma frase, que contém a premissa de sua história. A Linha da história ajudará tanto no foco narrativo na hora que se escreve como na divulgação do seu livro, conquista de editores, etc.

OS ATOS DE SUA HISTÓRIA – a divisão em atos, ou arcos narrativos, de sua história. A divisão em atos te ajudará a mapear as narrativas de seu livro e ajudará a revisar o ritmo da narrativa, os efeitos emocionais, os momentos em que a narrativa fica mais rápida ou mais devagar, etc.

A LISTA DE CENAS – uma lista que sumariza todas as cenas de sua história, incorporando também os sumários narrativos. A lista de cenas te dá uma visão geral de sua história e facilita o planejamento das revisões e edições. Com a lista de cenas você pode decidir adicionar ou eliminar cenas, mover cenas de lugar, etc.

A análise da lista de CENAS ficará para o vídeo seguinte.

EDITANDO A LINHA DA HISTÓRIA

A PREMISSA NARRATIVA é um resumo em uma única frase de sua narrativa, feita antes ou depois da primeira versão do texto.

A PREMISSA NARRATIVA ajuda a divulgar e vender o conceito principal de sua história.

Essa frase deverá conter apenas o essencial, formando a espinha central da história, que servirá como um farol para as reescritas e edições.

DICAS PARA ESCREVER A PREMISSA NARRATIVA

1) Limite a frase a até 30 palavras.

2) Use até três personagens no máximo.

3) Cite apenas a narrativa principal, sem mencionar as diversas narrativas secundárias.

4) Mantenha seus personagens anônimos, foque nos personagens, descrevendo eles em poucas palavras. Fale das características peculiares de seus personagens.

EXEMPLOS DE PREMISSA NARRATIVA

Senhor dos Anéis:

Um hobbit embarca em uma jornada para destruir um anel mágico e assim salvar a Terra Média do domínio de um Lorde das Sombras. – 24 palavras, dois personagens, um arco narrativo.

Poderoso Chefão:

Quando um chefão da máfia é morto, seu filho mais novo desiste de uma vida longe do crime para vingá-lo. – 20 palavras, dois personagens, um arco narrativo.

Marca da Caveira:

Uma chefe guerreira e sua irmã curandeira lutam para libertarem seu povo da escravidão. – 14 palavras, dois personagens, um arco narrativo.

A PREMISS NARRATIVA é uma frase curta, simples, apenas para dar uma idéia geral da espinha da história. É um resumo em uma linha que ajuda a guiar o pensamento ao longo do processo de revisão, ajudando no foco.

Escrever é a arte de tirar o supérfluo e deixar o essencial.

TESTANDO A DIVISÃO POR ATOS

Quando você tem uma PREMISSA NARRATIVA sólida, está na hora de passar para o próximo passo da edição, revisão, e reescrita da história: analisar os ATOS de sua história.

No meu vídeo sobre ATOS, eu expliquei com mais detalhes, mas segue agora um resumão doidimais:

Cada ATO representa uma grande parte de sua história, e, normalmente, terminam em DESASTRES ou CONFLITOS, que aumentam os obstáculos, ou, ao resolver um problema anterior, revelam novos e mais graves problemas para o seu protagonista.

A estrutura mais utilizada atualmente é a dos TRÊS ATOS, mas histórias podem ter quantos ATOS forem necessários, com cada ATO terminando em um desastre ou complicações para o protagonista, e com o último ato trazendo a resolução da história, que pode ser climática, anticlimática, aberta, etc.

Os DESASTRES são eventos que alteram o fluxo da história, causa reversão, trazem revelações importantes, mudam a motivação, aumentam os problemas, introduzem novos problemas, etc.

Segue a estrutura de TRÊS ATOS:

ATO 1 – Introduz os personagens principais e cobre ¼  da história. O PRIMEIRO DESASTRE acontece no final do Ato 1, e joga o personagem no problema principal da história, lhe dando um OBJETIVO NARRATIVO.

ATO 2 – Dividido em duas partes, cobre 2/4 e ¾ da história, e começa a partir do DESASTRE no final do ATO UM. O SEGUNDO DESASTRE acontece no meio do Ato 2.

Normalmente, no ATO 2, as histórias paralelas são introduzidas, e cada uma delas com seu arco narrativo.

O TERCEIRO DESASTRE acontece no final do Ato 2, e lança o protagonista para o conflito final da história.

ATO 3 – A resolução da história através de um confronto final, que inclui o clímax e a resolução, e também mostrando as consequências e o fechamento de todos os arcos narrativos.

Uma dica: ao lidar com tramas paralelas, o ideal é que cada uma dessas tramas também possuam seus arcos narrativos, de introdução, desenvolvimento e resolução, ou mini atos.

Toda essa estrutura é variável, existem infinitas maneiras de se estruturar os ATOS, mas, para escritores iniciantes, a estrutura de três atos ajuda muito.

PERGUNTAS PARA EDITAR OS ATOS DE SUA HISTÓRIA

Como estão os tamanhos dos ATOS?

Algum ATO está maior do que o outro? Qual efeito isso traz para o leitor?

Você precisa aumentar ou diminuir algum ato?

Os desastres e complicações estão nos lugares certos? Os conflitos são fortes o suficiente para motivar o protagonista?

O PRIMEIRO ATO acelera a história? Joga o leitor na história ou está bem enrolado? Está com muito prólogo, muito histórico e pouca cenas ativas?

Quantas páginas o leitor precisa ler para finalmente conhecer os protagonistas de sua história? O protagonista tem algum tipo de objetivo logo de cara, para pegar a atenção do leitor imediatamente?

O PRIMEIRO DESASTRE é verdadeiro? Realmente altera a vida do protagonista? Oferece escolhas sérias para o protagonista?

Quais são os riscos? Quais são as recompensas? O que pode acontecer se o seu protagonista recusar o chamado para a ação?

O SEGUNDO DESASTRE altera o fluxo da história? É grande o suficiente para sustentar o meio da história, um ponto que se corre o risco de perder a atenção do leitor? Muda a direção da história?

É a pior coisa que pode acontecer com o protagonista nesse momento? Você pode tornar esse desastre mais grave ainda? É supreendente? Contém novas revelações sobre a história? É plausível?

O TERCEIRO DESASTRE no final do Ato 2 força o final? É inesperado e plausível? É o pior da história até agora?

O Desastre força o seu protagonista a fazer uma escolha difícil?

O CLÍMAX leva a algum tipo de confronto final que leva a tensão narrativa ao seu máximo? Sua resolução leva a um final feliz, infeliz, ou acridoce?

Você pode acentuar esses finais? A resolução serve bem a história ou a sua proposta com a história? É o que os personagens merecem? É surpreendendo e ao mesmo tempo plausível?

_______________________________

ENCERRAMENTO

E esse foi mais um NITRODICAS!

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde faço uma avaliação crítica de obras prontas para serem publicadas. Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação, e tenho o canal MELHORE SEU INGLÊS, com vídeos diários de dicas de inglês e um podcast semanal! Confira!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem o MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume de uma trilogia de FANTASIA MEDIEVAL para a EDITORA REDBOX, que sairá em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

NITROBLOG – Blog do Escritor Newton Rocha

Resenhas Literárias, Contos, Livros, Leitura Crítica!

https://tionitroblog.wordpress.com

__________________________________

erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

____________________________________________________

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST COM Prof. Newton e Profa. Érika – Inglês por Skype

Link para downloads dos episódios:

https://soundcloud.com/erikadepadua/tracks

Anúncios