Editando e Reescrevendo o PONTO DE VISTA NARRATIVO | NITRODICAS 27

Nesse NITRODICAS, mais um vídeo da série de EDIÇÃO E REESCRITA, com sugestões de como você pode ANALISAR e MELHORAR o PONTO DE VISTA NARRATIVO de sua história!

PDF com o ROTEIRO DO VÍDEO!
https://tionitroblog.files.wordpress.com/2017/05/nd27-editandoopontodevistanarrativo.pdf

ND27-EditandooPontodeVistaNarrativo PDF

INTRODUÇÃO
Olá pessoal! Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro, do Nitroblog, e começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Depois de um bom tempo sem vídeos, por causa da escrita do meu romance Marca da Caveira, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval e sombria que será publicada pela Editora Redbox, pretendo retornar com mais vídeos de dicas para escritores.

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

TEMA DO VÍDEO DE HOJE
No vídeo de hoje, continuo com a sequência sobre a edição e reescrita do texto de ficção. Esse é um trabalho para ser feito depois da primeira e da segunda versão do romance, ou depois que você terminou um capítulo, caso você seja dos que “edita à medida que escreve”.

Nessa fase de edição e reescrita, um dos elementos que se deve ter em mente é o PONTO DE VISTA NARRATIVO. Ao reler, editar e reescrever seu texto, a análise do Ponto de Vista Narrativo escolhido é vital para detectar problemas, melhorar o texto e aumentar a força dramática, emocional ou os efeitos que se quer causar no leitor.

TIPO DE NARRADOR
O tipo de narrador que se escolhe, e como esse narrador conta sua história, tem um grande impacto no modo como seus personagens e a sua história funciona.

Como falei em um vídeo anterior sobre PONTO DE VISTA NARRATIVO, toda história precisa de uma estratégia de Ponto de Vista.

Os três POVs narrativos mais comuns são:

Terceira Pessoa: Quando você mostra a cena por dentro da pele de um personagem, usando pronomes de terceira pessoa, ele, ela, etc. O POV de terceira pessoa pode ser distante, próximo e profundo.

Primeira Pessoa: Quando você mostra a cena de dentro da pele de um personagem, usando pronomes de primeira pessoa, como Eu. Tudo é narrado a partir do ponto de vista do “EU” narrador.­

Segunda Pessoa: Quando você conta a história se dirigindo diretamente ao leitor, como se o leitor fosse o protagonista, e usando pronomes de segunda pessoa, como “você”.

Narrador Onisciente: Quando o narrador tem uma visão onisciente de todos os personagens, entrando e saindo de suas mentes ao sabor da narrativa, o que se chama de “pular cabeças”, saltando de um personagem para o outro, usando pronomes de terceira pessoa.

COMO AVALIAR O SEU POV NARRATIVO

Na edição e reescrita, você deve analisar se a sua escolha do POV narrativo foi a melhor para a sua história.

ANALISANDO POV DE TERCEIRA PESSOA
Se você estiver usando a narrativa em Terceira Pessoa, faça as seguintes perguntas, quando estiver relendo e editando o seu texto:

Está claro em cada cena quem é o Personagem que comanda o POV narrativo?

Você estabeleceu quem é o personagem POV da cena o mais cedo possível?

Você acidentalmente saiu do POV do personagem para dizer aos leitores informações que o seu personagem POV não sabe ou não pode ver?

Você disse para o seu leitor uma informação usando um sumário narrativo ao invés de colocar essa informação em um diálogo ou dentro de um monólogo interior feito pelo personagem POV?

Você está filtrando as descrições através das lentes emocionais do seu personagem POV?

ANALISANDO POV DE PRIMEIRA PESSOA

Se você estiver usando a narrativa em Primeira Pessoa, faça as seguintes perguntas, quando estiver relendo e editando o seu texto:

O seu personagem POV, o narrador, é capaz de estar presente nas ações? Um dos problemas da narrativa em primeira pessoa surge quando o seu narrador não pode estar presente em cenas onde alguma ação importante para trama acontece. Nesse caso você precisará de que outros personagens relatem o que acontece nessas cenas.

Você precisa de outros personagens POVs para “mostrar” ao seu leitor o que acontece em outras cenas onde o seu personagem POV não está presente?

Você está ocupando muito tempo com os monólogos interiores e os sumários narrativos do seu personagem POV? Essas duas técnicas são valiosas, mas quando usadas em excesso podem atrapalhar o ritmo da narrativa.

Você está aproveitando da intimidade com o leitor criada pela narrativa em primeira pessoa?

Se o seu narrador em uma voz única, um jeito pessoal de falar e ver o mundo, essa voz está presente em toda narrativa, inclusive alterando a percepção e a descrição feita pelo personagem POV dos demais personagens?

ANALISANDO O POV ONISCIENTE
Se você estiver usando o POV onisciente, inclusive usando a técnica de “pular cabeças”, faça as seguintes perguntas, na edição e reescrita:

Você tem uma boa razão para pular de um personagem POV para outro em uma cena, ou dentro de uma cena?

Você “pula cabeças” com tanta frequência que torna difícil para o seu leitor identificar com um personagem?

Você pode reduzir o número de POVs sem diminuir o impacto emocional de sua história?

Você passa uma boa parte do tempo de narrativa dentro da cabeça de seus personagens mais importantes? Se não, você pode aumentar o tempo que passa dentro deles?

Você pode reduzir o número de transições para dentro e para fora dos POVs de seus personagens?

Nas narrativas oniscientes, você tem uma razão forte para passar informações desconhecidas pelos seus personagens?

ANÁLISE GERAL DO POV ESCOLHIDO

Leia os livros mais recentes do estilo de literatura e gênero que você está escrevendo. Qual são os POVs narrativos mais usados? Como os autores os usam? Que regras eles usam e quais eles quebram? Porque eles usaram o POV que escolheram?

E esse foi mais um NITRODICAS!

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde faço uma avaliação crítica de obras prontas para serem publicadas.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, e tenho o canal MELHORE SEU INGLÊS, com vídeos diários de dicas de inglês e um podcast semanal! Confira!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem o MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume de uma trilogia de FANTASIA MEDIEVAL para a EDITORA REDBOX, que sairá em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

NITROBLOG – Blog do Escritor Newton Rocha
Resenhas Literárias, Contos, Livros, Leitura Crítica!
https://tionitroblog.wordpress.com

__________________________________

erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

____________________________________________________

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST COM Prof. Newton e Profa. Érika – Inglês por Skype

Link para downloads dos episódios:

https://soundcloud.com/erikadepadua/tracks

Anúncios