Trilogia Vorrh (#1 e #2) – The Vorrh e The Erstwhile – Brian Catling | #fantasia #horror | NITROLEITURAS

Aproveitando o lançamento do segundo volume da saga The Vorrh, aproveitei para reler o primeiro livro! Segue a resenha dos dois volumes, dessa saga considerada pelo Alan Moore como um dos mais importantes livros de fantasia da última década! 😀 E é mesmo!

The Vorrh (The Vorrh Trilogy #1) – Brian Catling | 485 páginas, Honest Publishing 2012 | Relido de 25.04.17 a 29.04.17 | #horror #fantasia #gótico #realismomágico NITRORELEITURAS

vorrh

Com o lançamento do segundo volume da série Vorrh, um dos livros mais interessantes e originais de fantasia publicados recentemente, e que foi promovido e descoberto pelo grande Alan Moore, resolvi reler o primeiro livro, The Vorrh. A minha resenha anterior segue abaixo, mas, como a obra é muito densa e com diversas camadas, resolvi colocar algumas anotações feitas nessa releitura.

É interessante como, lendo Vorrh depois de ler Gene Wolfe e sua saga do Book of the New Sun noto que Brian Catling criou algo que segue o mesmo estilo, o da fantasia cerebral, densa, complexa e com diversas camadas de significado, com uma prova alusiva, repleta de alegorias e símbolos e operando em diversas linhas de significado, ao mesmo tempo que trabalha narrativas que retrabalham tropos da literatura fantástica e de horror.

Notei na releitura a beleza da construção das frases, a imprevisibilidade do roteiro, e uma sensação de significado por trás da superfície.

A releitura também revela com mais clareza o modo como as múltiplas linhas de narrativa se intercruzam na mística e misteriosa floresta do Vorrh, mesmo se passando em diversos períodos do século 19 e 20. No final, a mistureba de fantasia, realismo mágico, gótico do século 19, steampunk, denúncia do colonialismo alemão na áfrica, junto com muitas estranhezas, cria uma espécie de transe literário, semelhante ao que senti quando li Cem Anos de Solidão, por exemplo.

Recomendado, mas é uma leitura desafiadora, pendendo mais para o polo do que se chama de literário do que o da fantasia mais convencional.


RESENHA DA PRIMEIRA LEITURA – 9 de Maio de 2015

Passei esse livro para o topo da minha lista de leituras devido ao enorme burburinho causado pela recomendação do Alan Moore, que prefacia o livro com frases como “esse é um dos melhores livros de fantasia do século XXI”, enfatizando a liberdade criativa e a coragem e a criatividade do autor, Brian Catling para quebrar clichês e enveredar pelo tema espinhoso das violências do colonialismo inglês na África. Com uma recomendação dessas, como é que eu podia deixar passar essa leitura?

Alan Moore está certo.

Gostei muito de Vorrh, que é mais um exemplo que gêneros literários precisam ser abandonados completamente, como uma relíquia do século XX, e que agora só servem para organizar livros na Amazon. Vorrh é literatura boa e pronto, misturando ficção científica, realismo fantástico, hipertextualidade, horror, fantasia sombria, crítica ao colonialismo, etc.

Uma mistura fascinante de Coração das Trevas de Joseph Conrad, com Borges e monstros saídos da imaginação de um Guilherme del Toro ou Clive Barker, e muito, muito mais, tudo envolvido em uma prosa poética alucinógena. Mas, com essa verve mais poética e literária, e com a narrativa fragmentária e misturando passagem hipervívidas com momentos delirantes, recomendaria mais para leitores acostumados com realismo fantástico e textos ditos de alta literatura.

A prosa de Catling passa por muitos pontos de vista, de uma maneira líquida, criando uma visão multifacetada, como um delírio surrealista, em um texto de história alternativa, com o Vorrh como um local fictício dentro da África do período pós Primeira Guerra Mundial. Mas não é só uma história alternativa, como uma literatura alternativa, pois Catling se inspirou no Impressions of Africa (1910), de Raymond Roussel, que cita a floresta mítica do Vorrh e, o que é claro no romance inteiro, no Heart of Darkness do Joseph Conrad.


The Erstwhile (The Vorrh Trilogy #2) – Brian Catling | 480 páginas, Vintage Press, 2017 | #fantasia #fantasiaestranha #horror #aventura | Nota 4 em 5 | Lido de 29.04.16 a 03.05.16 | NITROLEITURAS

Anjos voltam a caminhar sobre a terra. Mas anjos diferentes, os Erstwhile, anjos que falharam em proteger a Árvore do Conhecimento e que estão despertando novamente, emergindo da misteriosa floresta primordial do Vorrh, no coração da África, na década de 30, antes do começo da Segunda Grande Guerra.

A cidade colonial alemã de Essemwald, na África, caiu em desgraça depois que os Ligóia, sua força de trabalho composta de homens e mulheres transformados em zumbis pelo Vorrh, desapareceu na floresta primordial.

É a missão de um time de especialistas, liderados pelo ex-Cíclope Ishmael, de entrar na floresta que é mais antiga do que Deus, e recuperar os Ligóia.

“The Earstwhile” continua a fantástica saga de Fantasia Estranha (Weird Fantasy) que Brian Catling iniciou em Vorrh (que resenhei nesse link: https://goo.gl/vfdM3R ), e que foi considerada, por Alan Moore, como um dos mais originais lançamentos de fantasia dos últimos tempos.

A mistura de Heart of Darkness com tropos góticos e de steampunk, somada a uma visão crítica do colonialismo europeu e bizarrices do “The Vorrh” continua em “The Earstwhile”, com alguns desenvolvimentos interessantes das linhas narrativas do primeiro livro. Entretanto, apesr de “The Earstwhile” ser mais acessível, sem as pirações literárias do primeiro livro, não tem tantos mistérios que fizeram de “The Vorrh” um novo clássico da Fantasia Estranha.

Mesmo assim a leitura compensa, principalmente pela a entrada de temas interessantes como a ascenção do Nazismo, a obra de William Blake, e o arco de personagem do protagonista Ishmael, o ex-cíclope, uma espécie de monstro de Frankenstein que serve como uma chave para a saga e para os segredos do Vorrh. A prosa continua sensacional, evocando o estilo elegante da literatura do século XIX.

A bizarrice e a sensação do “estranho” segue forte nesse livro, que também revela alguns dos segredos do Vorrh. Senti também um aumento na quantidade de cenas de horror e de ação; principalmente em uma passagem estilo “expedição na selva”, que não fica nada à dever aos filmes “Aliens”, por exemplo. Uma mistura original de horror gótico, crítica ao colonialismo europeu no início do século XX, aventura, tecnologia steampunk, magias bizarras, criaturas estranhas, monstros milenares, e tudo mais que faz a alegria dos fãs de Fantasia Estranha, estilo China Miéville, Lovecraft, etc.

Recomendado, apesar de ser um livro denso e que necessita de mais leituras, principalmente por causa das referências bíblicas e, em “The Earstwhile”, o diálogo com a obra de William Blake.


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

____________________________________________________

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST COM Prof. Newton e Profa. Érika – Inglês por Skype

Link para downloads dos episódios:

https://soundcloud.com/erikadepadua/tracks

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s