Dialogue: The Art of Verbal Action for Page, Stage, and Screen – Robert McKee| TUDO sobre CRIAÇÃO DE DIÁLOGOS! | #guiaparaescritores #dicasparaescritores | NITROLEITURAS

Um guia sensacional e prático sobre criação e edição de diálogos, do guruzão de escritores, Robert McKee.

Dialogue: The Art of Verbal Action for Page, Stage, and Screen – Robert McKee| 336 páginas, Twelve, 2016 | #guiaparaescritores #dicasparaescritores | Lido de 02.05.17 a 05.05.17 NITROLEITURAS

“Dialogue” é o livro mais recente do mega-guru dos roteiristas americanos, o impressionante Robert McKee, famoso pelo seu “Story”, que reli a pouco tempo.

Como diz o título, “Dialogue” é uma espécie de mega-guia doidimais para a criação de diálogos. E realmente, nunca vi uma análise tão detalhada sobre a arte da criação de diálogos para qualquer tipo de media de contação de histórias, seja para a literatura, cinema, teatro, séries de TV.

McKee analisa exemplos de diversas fontes, decupa todos os elementos de um diálogo além de contextualizar tudo dentro da estrutura da cena e da história. O texto é prático, o tempo todo McKee oferece ferramentas para o escritor criar, analisar, revisar, e editar os seus diálogos.

Um dos pontos mais repetidos em “Dialogue” é a importância do subtexto em um diálogo, o que “realmente está acontecendo” por trás das palavras dos personagens. A sugestão de criar o diálogo a partir do mundo interior dos personagens é vital, assim como a importância do escritor de desenvolver a capacidade de “atuar”, de entrar dentro da pele de seu personagem e ver a cena a partir desse ponto de vista.

McKee gasta grande parte do tempo esmiuçando as técnicas de caracterização de personagens, ligando-a com a arquitetura de conclitos em diálogos, a importância dos pontos de virada, e do jogo dramático (ou cômico) necessário para dar vida ao que os personagens falam. Um bom diálogo é dinâmico, são “ações verbais” em que os personagens fazem com os demais ou com sigo mesmo.

Isso me fez lembrar de um insight genial desse livro. Monólogos interiores são diálogos, pois o personagem fala para um “eu interior silencioso”, que só escuta. E, em personagens complexos, são também diálogos onde participam várias “vozes”, diversos “eus” que disputam hegemonia em um único personagem. Sensacional!

O livro é cheio de aforismas, como “uma boa história gera bons diálogos”, “diálogo é ação verbal”, “diálogo é uma conversa com o significado concentrado”, “criatividade é fazer escolhas, escolher o que tirar e o que deixar”, etc.

Um livro ideal para quem queira aprofundar na arte da escrita dramática, daqueles que a gente lê, relê e anota sem parar! Recomendadíssimo!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

____________________________________________________

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST COM Prof. Newton e Profa. Érika – Inglês por Skype

Link para downloads dos episódios:

https://soundcloud.com/erikadepadua/tracks

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s