Naruto Manga (Eps 001 a 700) – Masashi Kishimoto | NITROMANGÁ #shonen #resenha

Uma breve impressão depois da leitura dos 700 EPS do Mangá Naruto, de uma só vez! 😀

Naruto Manga (Eps 001 a 700) – Masashi Kishimoto | NITROMANGÁ #shonen #resenha

Terminada a mega-leitura dos 700 capítulos de Naruto, que comecei a alguns meses atrás. Quando acompanhava o mangá, eu havia parado no arco de treinamento do Naruto com o Bee, e fiquei enrolando depois do final do mangá. Resolvi então reler tudo, de cabo a rabo de ninja, para sentir o impacto de todos os arcos narrativos, um atrás do outro.

E foi uma jornada impressionante, que, mesmo com alguns altos e baixos nos arcos mais recentes, mostra como Masashi Kishimoto criou um universo interessante e original, povoado com personagens interessantes, e unindo toda a saga em uma mensagem positiva, de superação dos traumas do passado e da importância dos amigos na trajetória da vida.

Um dos segredos de Naruto é uma espécie de narrativa fractal. A história pessoal de Naruto serve como um modelo para os demais personagens. É como se todos os personagens coadjuvantes importantes fossem “espelhos” de Naruto, com suas trajetórias desde a infância e através dos traumas e experiências que moldaram suas visões de mundo.

Como o trio central de protagonistas, Naruto, Sakura e Sasuke, muitos dos personagens lutam para superar seus respectivos passados. Naruto luta contra tudo o que vem com ter sido um pária solitário por tanto tempo. Sasuke luta contra sua necessidade de vingança – caçar e matar aquele que matou todo o seu clã. Para Sakura, trata-se de superar seus sentimentos de amor por Sasuke para fazer o que é necessário. São esses conflitos internos, junto com os conflitos externos, que os levam em uma jornada de maturidade. Essa jornada acontece de maneira gradual, com eventos e revelações do mangá moldando os personagens e alterando o mundo em sua volta.

A história principal de Naruto lida com uma variedade imensa de temas e assuntos, o valor da amizade, a inevitabilidade da guerra e do sofrimento da vida, a corrupção causada pelo direito de vingança, etc. Mas a saga brilha nas “backstories” dos personagens coadjuvantes. Livre dos limites da história principal, esses flashbacks mostram o “lado negro” do universo de Naruto, e por isso possuem muito mais tensão e perigo do que a história principal, com mortes, traições, etc.

O que é ainda mais interessante é como esses contos não só materializar o elenco de apoio, mas vários também servem como um conto de espelho para as vidas de Naruto, Sasuke e Sakura. Muitos lidam com um triângulo amoroso de ninjas – uma equipe de dois meninos e uma menina. Alguns, em seguida, lidar com um dos três descendo um caminho escuro. A maioria inclui um personagem de mentor amoroso que leva os três sob sua guarda para treiná-los. Através dessas histórias, somos capazes de ver diferentes versões da história de Naruto, Sasuke e Sakura, muitas delas com finais tenebrosos, como a corrupção de Oroshimaru, por exemplo.

A história principal de Naruto cobre tudo, desde a vida em uma escola ninja, treinamento ninja, e um torneio ninja para um ataque de terroristas ninja, um sequestro ninja e uma guerra ninja gigante. No entanto, é fora do enredo principal que Naruto faz o seu melhor trabalho.

Enquanto Naruto pode amadurecer e tornar-se menos bobo como ele cresce, em seu núcleo, ele nunca muda. Ele é definido pelos sempre populares temas de “amizade cima de tudo” e o “nunca desistir”. Por isso, seu personagem tende ficar preso em um ciclo repetitivo: Naruto entra em uma batalha, diz que não vai perder porque ele é apoiado por seus amigos, mas ele acaba sofrendo derrotas iniciais que o levam a um situação desesperadora, é apoiado por seus amigos (fisicamente ou emocionalmente), e finalmente triunfa sobre seu oponente, muitas vezes usando a conversa-jutsu, onde, na maioria das vezes, ele consegue ensinar aos vilões o significado da amizade e então os adiciona a seu grupo cada vez maior de amigos.

O mangá “Naruto” teve seus altos e baixos ao longo de sua trajetória. No entanto, o que é mais importante quando se trata de fazer um julgamento final sobre um trabalho é entender o que ele estava tentando ser, uma história de luta e superação com uma mensagem importante sobre empatia e a importância dos relacionamentos humanos como base da esperança de um futuro melhor, objetivos que atinge de maneira excepcional. Ao longo da trajetória, Masashi Kishimoto e seus colaboradores construíram um mundo complexo e repleto de ideias originais e personagens interessantes, com arcos narrativos muitas vezes tocantes e inesquecíveis (por exemplo, a história de Kakashi, entre tantas outras.

Fica aqui a minha impressão da saga como um todo! E a recomendação de leitura, porque NARUTO É DOIDIMAIS!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388. PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as minhas aulas de inglês, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Meu currículo completo pode ser lido nesse link:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

____________________________________________________

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST COM Prof. Newton e Profa. Érika – Inglês por Skype

Link para downloads dos episódios:

https://soundcloud.com/erikadepadua/tracks

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s