50 contos de Machado de Assis | NITROLEITURAS #resenha #literaturabrasileira #machadodeassis

Uma paradinha para aproveitar um pouco da magia do Bruxo do Cosme Velho, nessa coletânea famosa feita pelo John Gledson, que manja dos paranauê do Machadão!

50 contos de Machado de Assis | O MELHOR do Bruxo do Cosme Velho! | 494 pgs. org. por John Gledson | Lido de 24.05.17 a 29.05.17 | NITROLEITURAS #resenha #clássico #literaturabrasileira #machadodeassis

SINOPSE
Um homem que tem o estranho prazer de torturar ratos e encara a morte da mulher com a mesma satisfação; uma mulher tão obcecada em esconder a idade que impede a filha de se casar; um afortunado compositor de melodias populares que deseja desesperadamente escrever música clássica; um rapazinho de quinze anos que se deixa empolgar pela visão dos braços de uma mulher mais velha…

Essas são algumas das situações e dos personagens desta antologia de contos de Machado de Assis, que inclui textos famosos mas também escolhas mais inusitadas, além de uma apresentação convidativa e de notas esclarecedoras. Seja você um aficionado pela obra de Machado ou apenas um entusiasta da boa literatura, a amplitude e sutileza destes escritos, o prazer que se extrai da maneira como as histórias são contadas e da observação de pequenos detalhes vão fazê-lo ler, reler e redescobrir um dos maiores escritores brasileiros.

RESENHA

Uma seleção maravilhosa do professor John Gledson, um especialista famoso em Machado de Assis da universidade de Liverpool

Nessa leitura, onde vi novamente alguns dos meus contos favoritos do mestre da nossa literatura, me admirei com o virtuosismo de gênero de Machado; pois existem até contos de FANTASIA e de HORROR no meio dos selecionados pelo Prof. Gledson, escritos com o mesmo primor que os tradicionais contos com base em “retratos críticos e cheios de ironia” da burguesia carioca.

Nessa leitura, ressalto os contos “O Machete”, o clássico “Alienista” , “Na Arca”, Teoria do medalhão, Conto de escola, A cartomante, A causa secreta, O caso da vara e Missa do galo, e o meu favorito, Pai Contra Mãe, mas é tudo doidimais!

Em termos técnicos, Machado é imbatível. Narrativas se alternam em primeira e terceira pessoa, o narrador onisciente de Machado já apresenta todas as características da prosa do século XX, com uma limitatção de POV narrativo por personagem.

As figuras de linguagem são criativas e sensacionais, como é comum nos grandes autores do período.

A profundidade psicológica é medonha, principalmente porque o Machadão escrevia à duas décadas de distância dos trabalhos de Freud! E já está tudo lá, recalque, inconsciente, etc.

E o senso de humor de Machado é sensacional, acho que, nessa leitura, foi o que mais me chamou atenção!

Não deixo nem recomendado, esse livro é de leitura obrigatória para qualquer um que curte literatura de altíssima qualidade! 🙂


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

Baixe nosso podcast semanal Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
https://archive.org/details/melhoreseuinglespodcast


Anúncios

3 comentários

  1. Ótima resenha. Chegou a vez também de analisar uma outra obra de contos muito boa, lançada recentemente pela editora 34, “Contos Reunidos”, feita por um gênio contemporâneo do Assis chamado Dostóievsky.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s