Quando MOSTRAR ou NARRAR em uma CENA! | NITRODICAS 31 #dicasparaescritores

Tema desse NITRODICAS – Dicas e Sugestões para Escritores Iniciantes: Quando MOSTRAR ou NARRAR em uma CENA!

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Quando MOSTRAR ou NARRAR em uma CENA! | NITRODICAS 31

INTRODUÇÃO
Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro, do Nitroblog, Blog de Resenhas Literárias e Dicas para Escritores, NitroDungeon Blog de Dicas de RPG, e do Melhore Seu Inglês Blog, meu blog de Dicas de Inglês e Aulas de Inglês por SKYPE.

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

No vídeo de hoje, continuo com a sequência sobre a EDIÇÃO E REESCRITA da primeira versão do seu texto de ficção.

Como mencionei anteriormente, este é um trabalho para ser feito depois da primeira ou segunda versão do romance, ou depois que você terminou um capítulo, caso você seja dos que “edita à medida que escreve”.

Na hora da revisão, edição e reescrita, depois que você tem uma PREMISSA NARRATIVA, e já ajeitou a ESTRUTURA DOS ATOS da sua história, criou sua LISTA DE CENAS e depois de de analisar e EDITAR a ESTRUTURA de suas CENAS, chegou a hora de EDITAR O CONTEÚDO DE SUAS CENAS, decidindo o que MOSTRAR e o que CONTAR.

EDITANDO AS CENAS PARA MELHORAR O “CONTAR” E O “MOSTRAR”

Nos vídeos anteriores, falei sobre a diferença entre as técnicas de CONTAR uma história e de MOSTRAR uma história.

Em resumo, CONTAR é sumarizar os eventos ou as informações de uma história diretamente para o leitor.

Ao CONTAR, COMPRIMIMOS o TEMPO dos eventos da narrativa.

Exemplo:
Batman, com a costela quebrada e contando com a ajuda de Robin, derrotou todos os bandidos que invadiram a festa.

MOSTRAR é dramatizar os eventos passo-a-passo, mostrando através de uma sequência de clips, a menor unidade de conflito da ficção.

Ao MOSTRAR, EXPANDIMOS o TEMPO dos eventos da narrativa.

Os clipes descrevem um ou mas dos seguintes elementos: AÇÃO, DIÁLOGO, EMOÇÃO INTERIOR, MONÓLOGO INTERIOR, e DESCRIÇÃO DE SENSAÇÕES.

Exemplo:
Do alto do balcão, Batman observou os bandidos que invadiram a festa. Eram seis. Ele respirou fundo, sentindo uma pontada de dor em sua costela, atingida pela bomba usada pelos bandidos. Ele se virou para Robin e disse:

_ Você está pronto?

_ Estou. _ disse Robin.

Escritores Iniciantes tendem a CONTAR mais do que MOSTRAR uma narrativa, o que muitas vezes causa tédio no leitor contemporâneo.

Quanto mais MOSTRADA é uma narrativa, maior a imersão, principalmente para o leitor contemporâneo, que busca uma experiência mais “cinematográfica” na leitura.

Porém, CONTAR é uma técnica essencial de qualquer narrativa.

O segredo está em balancear o MOSTRAR e o CONTAR de acordo com as características e os efeitos que se deseja causar com a história que se está narrando.

QUANDO SE DEVE “MOSTRAR” A NARRATIVA

Para “mostrar” uma cena, divide-se as ações em CLIPES. Os CLIPES podem ser:

AÇÕES, DIÁLOGOS, EMOÇÃO INTERIOR, MONÓLOGO INTERIOR ou DESCRIÇÕES DE SENSAÇÕES.

Usa-se os clipes quando:

1) Algo está acontecendo no MOMENTO PRESENTE ou o TEMPO REAL da narrativa.

2) Quando ALGO EMOCIONALMENTE IMPORTANTE está acontecendo na sua cena.

Cena PROATIVA – Quando o personagem está definindo um objetivo, enfrentando um conflito ou sofrendo um fracasso.

Cena REATIVA – Quando o personagem está tendo uma reação emocional, tentando resolver um dilema ou chegando a uma conclusão.

QUANDO SE DEVE USAR A TÉCNICA DO FLASHBACK NA NARRATIVA

O Flashback, que também é uma técnica de MOSTRAR algo do passado de um personagem ao invés de CONTAR deve ser usado quando:

1) Algo EMOCIONALMENTE IMPORTANTE aconteceu no passado do seu personagem, e o leitor precisa saber IMEDIATAMENTE.

2) Quando o flashback pode ser inserido na narrativa SEM QUEBRAR a tensão da história.

Os FLASHBACKS precisam de uma transição temporal no início e no final, para orientar o leitor.

QUANDO SE DEVE CONTAR EM UMA CENA

Você deve usar sumários narrativos, exposição ou descrição estáticas quando:

1) Você precisa passar informações para o leitor que, apesar de não moverem a trama adiante, são essenciais para a compreensão da história. Essa informação pode ser sobre o cenário da história, o passado de algum personagem, ou sobre eventos mundanos para compor a atmosfera ou dar textura para a narrativa.

2) Você precisa mostrar uma transição de um tempo para outro tempo dentro da narrativa, ou de um lugar para outro.

3) Quando você quer COMPRIMIR O TEMPO ou ACELERAR AS AÇÕES e EVENTOS que você não precisa MOSTRAR em detalhes.

4) Quando a informação tem pouco impacto emocional.

PERGUNTAS PARA EDITAR AS PARTES “MOSTRADAS” DE SUA CENA

O POV narrativo está consistente? Você tem apenas um POV narrativo por CENA?

As descrições estão dinâmicas? Elas envolvem as emoções e a subjetividade do personagem?

As Ações estão bem descritas? Elas obedecem o padrão de AÇÃO e REAÇÃO?

As emoções interiores e a sensações corporais estão condizentes?

A ordem das sensações físicas, depois ações instintivas, e depois ações racionais estão corretas?

Os diálogos estão naturais?

O monólogo interior está plausível?

A cena tem conflito? Pode ser aumentado? Está longa ou curta de mais?

A cena precisa de algum SUMÁRIO NARRATIVO antes, no meio ou depois para contextualizar algo?

PERGUNTAS PARA EDITAR AS PARTES “CONTADAS” DE SUA CENA

Os sumários narrativos ou as partes de exposição são REALMENTE necessárias?

Estão contribuindo para a CONSTRUÇÃO DE MUNDO ou para dar textura, atmosfera e contexto para a história?

Estão BEM ESCRITAS?

Estão CONCISAS?

Você usou mais LINGUAGEM ABSTRATA ou LINGUAGEM MAIS CONCRETA E ESPECÍFICA? Se não procure usar SUBSTANTIVOS ESPECÍFICOS, DETALHES MAIS VIVOS E VERBOS FORTES!

Você está EXPLICANDO DEMAIS o que poderia ser INTUÍDO pelo Leitor?

BÔNUS STAGE: CONTANDO PARA MOSTRAR

Uma técnica muito usada em séries de TV, PRINCIPALMENTE SITCOMS, é aproveitar diálogos para CONTAR algo do passado de um personagem, evitando um flashback.

O segredo é usar esse CONTAR para MOSTRAR como é o personagem.

A forma com que o personagem CONTA uma anedota ou algo de seu passado serve para MOSTRAR algo do personagem para o leitor.

À medida que o personagem CONTA ele demonstra, por suas palavras e ações, o modo como o que CONTA O afeta.

Além disso, a história CONTADA em um diálogo deve participar ativamente do CONFLITO principal da cena ou da história.

Assim, a exposição é feita sem que fique massante, pois fica integrada na CENA PROATIVA e participa da construção do personagem.

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ENCERRAMENTO

E esse foi mais um NITRODICAS!

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