A Rainha Ginga – José Eduardo Agualusa | NITROLEITURAS #resenha #romancehistórico #áfrica

Um ótimo (e curtinho) romance histórico sobre a lendária Rainha Ginga, governante africana do século XVII, escrito pelo grande José Eduardo Agualusa!

A Rainha Ginga – José Eduardo Agualusa | NITROLEITURAS #romancehistórico #literaturabrasileira #áfrica | 288 páginas | Lido de 09.06.17 a 11.06.17

SINOPSE

Este romance histórico narra a incrível e verdadeira história de dona Ana de Souza (1583-1663). Senhora de um reino poderoso nos vastos sertões da costa ocidental da África, dizimado e reconstruído vezes seguidas, ela exerceu seu poder com inteligência e originalidade. Astuta nas negociações políticas, a Rainha Ginga estabeleceu alianças diplomáticas com os holandeses, ao mesmo tempo em que comandava os seus exércitos contra outros reis africanos, e tropas luso-brasileiras. Ardilosa, vaidosa, adotou uma coleção de esposas (na realidade homens, vestidos como mulheres) e se casou várias vezes com chefes militares que desejava como aliados políticos. O renomado escritor José Eduardo Agualusa recupera a trajetória desta poderosa rainha, compondo uma história de amor, sexo e poder.

RESENHA

Um livro de leitura prazerosa, mas que, apesar do título e das narrativas, é mais focado nas aventuras e memórias de um padre pernambucano do que com a própria Rainha Ginga, que é vista pelo seu ponto de vista.

Gostei demais da pesquisa histórica sobre a fascinante rainha africana, principalmente pelos aspectos culturais de seu povo.

A prosa de Agualusa é elegante, e ele emula, em uma versão mais “light”, o estilo de narrativa de memórias do século 18, quando esse tipo de livro era muito comum, apesar de bem mais “tijolão”. Entretanto, em suas 288 páginas e por meio do discurso indireto do narrador, muitos eventos são contatos, criando um panorama interessante e revelador da costa ocidental da áfrica do século XVII.

As narrativas das guerras contra os holandeses, a ocupação feita por Maurício de Nassau, a cultura africana da região da atual angola, além das descrições das barbaridades da escravocracia portuguesa, e das monstruosidades cometidas pela da Inquisição no Brasil, tornam esse livro importante para quem queira compreender mais sobre as raízes brasileiras e do povo angolano.

Recomendadíssimo!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

Baixe nosso podcast semanal Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
https://archive.org/details/melhoreseuinglespodcast


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s