Area X – Trilogia Southern Reach – Annihilation,Authority,Acceptance – Jeff VanderMeer | NITROLEITURAS #ficçãocientífica #newweird #resenha

Uma aventura de exploração ao melhor estilo da literatura NEW WEIRD contemporânea, misturando ficção científica, horror lovecraftiano, mistérios estilo LOST, e bizarrices de explodir o cérebro!

Area X (Trilogia Southern Reach – Annihilation.Authority Acceptance) – Jeff VanderMeer | NITROLEITURAS #ficçãocientífica #horror #newweird #resenha | 608 páginas | Lido de 12.06.17 a 19.06.17

SINOPSE
Área X – um terreno remoto e exuberante – foi cortada do resto do continente há décadas. Nesse lugar misterioso, onde as leis da física não se aplicam, a natureza recuperou os últimos vestígios da civilização humana.

A primeira expedição voltou com relatos de uma paisagem intocada e edênica; Todos os membros da segunda expedição se suicidaram; a terceira expedição pereceu em um granizo de tiroteio quando seus membros se entregaram.

Os membros da décima primeira expedição retornaram como sombras de seu antigo eu e, dentro de alguns meses do seu retorno, todos morreram de câncer agressivo.

Uma nova equipe embarca. À medida que pressionam mais profundamente o novo terreno e novos desafios de navegação desconhecida, a ameaça para o mundo exterior se torna mais assustadora.

RESENHA

Eu sou suspeito para resenhar esse livro porque eu ADORO esse estilo de história, a que chamo de “exploração lovecraftiana”, o clássico tropo de uma busca científica por conhecimento que acaba levando à insanidade ou à morte dos envolvidos por causa do contato com inteligências ou criaturas que existem além da compreensão humana.

O interessante na trilogia é o modo como VanderMeer escolheu narrar o mistério de uma ilha chamada Área X por meio de uma prosa que mistura tanto os tropos tradicionais de aventura pulp com construção de personagens e suas subjetividades mais ao estilo de romances psicológicos de literatura mainstream.

A trilogia varia entre esses dois pólos, entre o “estranho” da Área X, que representa mais uma daquelas “zonas de fronteira” entre o real e o imaginário, ou áreas de puro ID como diria o Zizek, e o extremamente humano.

Acho interessante colocar isso na resenha para preparar os futuros leitores, que talvez, teriam a expectativa de uma narrativa de ficção científica mais aventuresca ou mais pulp, com base nas sinopses.

O foco da trilogia vai além do contato com um “algo” que ultrapassa os limites da inteligência humana. É uma trilogia sobre a própria natureza da percepção da realidade e da construção da identidade, com foco na sensação de estranhamento, tudo permeado por uma sensação de horror kafkiano.

Tem muito de metanarrativa na trilogia de VanderMeer, que parece retomar uma linha mais psicodélica da literatura, como muitos dos romances de FC da década de 70. A trilogia também revela diversas influências, como Phillip K. Dick, Ballard, Margaret Atwood, e, é claro, a série de TV “Lost”, pois a narrativa é quase como uma versão “melhorada” dos tropos abordados pelo seriado, sem o artifício do “foi tudo um sonho” ou “foi tudo um purgatório”, etc! O temas de pós-humanismo, transcendência e uma espécie se singularidade biológica ou alienígena são abordados com maestria, dentro de um ponto de vista subjetivo.

Mas não é um livro muito fácil, algo como um romance que passa a sensação das cenas finais do filme 2001, por exemplo. Tem muito da obra de Andrei Tarkovsky também, as influências de Stalker e Solaris são nítidas na narrativa.

Eu também interpretei a parte de metanarrativa da trilogia Southern Reach como uma espécie de um comentário sobre a natureza essencialmente subjetiva das histórias, com a Área X, ou o Inconsciente Coletivo, se visto em uma visão Jungiana, unindo o psicológico, o ontológico e o metafísico em um todo indivisível e além da compreensão do lado racional da mente humana.

E para quem leu a trilogia Southern Reach, recomendo o mangá UZIMAKI, que acredito, foi uma influência na criação da Área X. Tem até referências ao UZIMAKI escondidas na narrativa!

Recomendadíssimo para quem curte FC cerebral!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)

Se inscreva no ITUNES – Melhore Seu Inglês PODCAST
Link: https://goo.gl/dVUYCq

https://goo.gl/dVUYCq

Outros sites do nosso PODCAST!
https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com/
https://archive.org/details/melhoreseuinglespodcast

CONTATO
Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s