Homens Elegantes – Samir Machado de Machado | NITROLEITURAS #literaturabrasileira #histórico #aventura #lgbt #resenha

Mais um romance histórico doidimais do Samir Machado de Machado, uma aventura envolvendo o contrabando de livros eróticos para o Brasil no final do século XVIII!

Homens Elegantes -Samir Machado de Machado | NITROLEITURAS #literaturabrasileira #histórico #aventura #lgbt | 576 pgs, Rocco 2016 | Lido de 21.06.17 a 23.06.17

SINOPSE

Um soldado brasileiro é enviado a Londres com a missão de investigar uma rede de contrabando de livros eróticos para o Brasil, em 1760, e se deslumbra com os luxos e excessos da alta sociedade europeia. Uma legítima aventura de capa e espada, com direito a duelos e perseguições a cavalo, apimentada pela literatura pornográfica iluminista e pelo universo LGBT do século XVIII.

RESENHA

Samir Machado de Machado já está na minha lista pessoal de autores de leitura obrigatória, e, graças às divindades ariscas da literatura brasileira, escreve livros tijolões, do jeito que eu gosto. Um tijolão, o meu termo nada técnico para livros que passam das quinhentas páginas, é como mergulhar em uma realidade virtual por vários dias, vivenciando o mundo ficcional com uma imersão sem limites.

Talvez seja por isso que curto a literatura do século XIX, cujas obras são um tijolão atrás do outro, e também deve explicar a minha obsessão desde a infância com a literatura de fantasia e ficção científica da linha épica.

Ou seja, HOMENS ELEGANTES cai completamente dentro do que mais curto em literatura, uma espécie de romance do século XIX mas escrito com o zeitgeist ou o “espírito da época” de um brasileiro do século XXI.

A mistura de aventura, tropos pulps, referências literárias clássicas, excelente pesquisa histórica, habilidade narrativa e uma prosa gostosa de ler, que já era doidimais no QUATRO SOLDADOS, o livro anterior do Samir, se junta à um ponto de vista “queer” em HOMENS ELEGANTES, e permitindo que a narrativa histórica também funcione como uma crítica social e uma reflexão de questões contemporâneas sobre a homosexualidade e homoafetividade.

Trama, personagens, descrições, temas, tudo funciona muito bem em HOMENS ELEGANTES, principalmente a ambientação, que acredito ser fruto de uma excelente e bem feita pesquisa histórica.

O melhor são as “árias”, de acordo com a metáfora colocada pelo livro usando as óperas e o momento que, entre as ações, a obra dialoga com o público. Gostei muito desses momentos no Homens Elegantes, que abordam temas interessantes como a relação entre Europa e o Brasil, a questão dos conservadores versus os progressistas, preconceitos de gênero, ateísmo versus teísmo, questões existenciais, etc, dentro de uma visão bem crítica.

Outra coisa legal são as informações aleatórias espalhadas pelo texto, como a origem da palavra “clichê”, que vem junto com uma explicação tão interessante sobre o uso dos clichês narrativos em uma obra que vou até colocar aqui abaixo, explicação que concordo em “gênero, número e grau” (oh yeah, I see what you did here!)

A trama é uma paródia das óperas italianas, com salteadores no lugar de heróis e prostitutas ao invés de princesas, mas possui uma peculiaridade curiosa: a base de sua trama é cheia do que se convenciona chamar de clichês e chavões, e em geral isso bastaria para fazer com que narizes exigentes se contorçam com tudo o que se julga de apelo fácil ao vulgo. Mas com frequência esquece-se de que, quando usados com esperteza, o efeito prazeroso que produzem não é o da previsibilidade, longe disso, mas da expectativa de previsibilidade, que estabelece uma compreensão rápida da trama e deixa o autor livre para subverter toda e qualquer convenção – e se souber manipulá-las com habilidade e criatividade, cria o mais fervoroso frisson.” HOMENS ELEGANTES, Cap. 4 “Dandy Darling”, Samir Machado de Machado.

O que mais dizer sobre esse livro doidimais? Fica a recomendação, se você está atrás de romances históricos brasileiros escritos em uma prosa gostosa de se ler e bem antenada com o presente, recomendo tanto o HOMENS ELEGANTES, quanto o fantástico QUATRO SOLDADOS!

Recomendadíssimo!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)

Se inscreva no ITUNES – Melhore Seu Inglês PODCAST
Link: https://goo.gl/dVUYCq

https://goo.gl/dVUYCq

Outros sites do nosso PODCAST!
https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com/
https://archive.org/details/melhoreseuinglespodcast

CONTATO
Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s