The Handmaid’s Tale ( O Conto de Aia ) – Margaret Atwood | NITROLEITURAS #ficçãocientífica #distopia

Aproveitando a série Handmaid’s Tale, resolvi reler o clássico da literatura distópica feminina escrito pela fenomenal Margaret Atwood, que na minha faculdade de Letras na UFMG a gente chamava de Tia Margarete!

The Handmaid’s Tale ( O Conto de Aia ) – Margaret Atwood | NITROLEITURAS #ficçãocientífica #distopia | Anchor, 1998, 311 páginas | Lido de 26.06.17 a 29.06.17

SINOPSE
O Conto da Aia (br) ou Crônica de uma Serva (pt) (em inglês: The Handmaid’s Tale) é um romance distópico, um trabalho de ficção científica ou ficção especulativa,[1] escrito pela autora canadense Margaret Atwood e publicado pela primeira vez por McClelland & Stewart em 1985. Em Portugal foi publicado em 1988 pela editora Europa-América.

A história passa-se num futuro próximo, na República de Gilead – antigos Estados Unidos da América – em uma teocracia totalitária cristã que derrubou o anterior governo democrático americano.

O regime instaurado é fortemente caracterizado por uma divisão social semelhante às castas; cada membro da sociedade ocupa um lugar fixo na hierarquia social, desempenhando assim uma função específica.

A história é narrada pela personagem principal, uma mulher de nome Offred que pertence a uma classe de concubinas, cujo propósito é providenciar um meio para a procriação em casais das classes superiores da sociedade.

No livro, Atwood explora paralelos entre aspectos da sociedade contemporânea e a natureza patriarcal da sociedade Gileadiana, sendo fulcral o tema da subjugação da mulher e da sua luta para ganhar agência.

O título do romance foi inspirado pelos Contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, que compõem uma série de histórias conectadas (“The Merchant’s Tale”, “The Parson’s Tale”, etc.).

RESENHA

Muitos livros evoluem ao longo do tempo, ou melhor, como o leitor muita, novas camadas de significações lhe são abertas em releituras. HANDMAID’S TALE é um desses tipos de livros.

Relendo depois de mais de duas décadas da minha primeira leitura dessa obra que é, ao meu ver, uma das grandes narrativas distópicas da literatura em língua inglesa, impressiona o poder da história e de como, o tema da opressão de gênero se torna cada vez mais relevante.

HANDMAID’S TALE, além de ser um triunfo de narrativa, sendo um dos livros mais tensos e claustrofóbicos que já li, é uma espécie de versão narrativa dos protestos e questionamentos levantados pela segunda onda do feminismo, principalmente norte americano, contra a milenar cultura patriarcal e as tradicionais relações de gênero.

Um livro que foi banido em diversas partes, por lidar com temas espinhentos, como a repressão da liberdade feminina dentro de visões de mundo fundamentalistas e religiosas, entre outros.

O mais aterrorizante é a forma realista da psicologia dos habitantes do totalitarismo religioso descrito no livro, que evoca tanto os piores momentos do Terceiro Reich, como ecoa a realidade atual das mulheres em regiões controladas por grupos como o Talibã, por exemplo.

É interessante observar que, em HANDMAID’S TALE, grande parte da opressão contra a protagonista e narradora do livro é feita por outras mulheres, leais à doutrina da República de Gilead seja por convicção própria ou por pura necessidade de sobrevivência. O livro se passa em grande parte em um espaço essencialmente ocupado por mulheres, divididas em classes baseadas em funções domésticas, cuja crueldade é justificada com base em uma doutrina religiosa criada com fins específicos para submeter e tentar repor uma população devastada por uma guerra civil.

É ficção especulativa da melhor qualidade, horripilante porque passa a sensação de “ser possível”, a ascensão de uma teocracia monolítica capaz de reverter todos os avanços sociais de um século. Completamente possível.

Apesar de toda brutalidade e angústia da narrativa, HANDMAID’S TALE também descreve a possibilidade de uma resistência, mesmo que falha, difícil, cheia de dúvidas e recomeços. Mesmo que, como no caso do livro, a única resistência possível seja manter os pensamentos livres, em uma realidade opressiva.

É interessante ressalvar que a Tia Margarete sempre comenta que HANDMAID’S TALE não deveria ser considerada ficção científica. Em suas palavras, nada que foi praticado na República de Gilead é genuinamente futurista.

Concordo com ela.

HANDMAID’S TALE é um livro essencial, um dos novos clássicos da ficção distópica, e muito importante para os dias de hoje onde mulheres, em diversas partes do mundo, ainda vivem vidas análogas às das mulheres do livro, seguindo ou sendo forçada a seguir códigos de conduta ditados por determinismo biológico e misoginia.

Recomendadíssimo!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5


Anúncios

3 comentários

  1. Olá, Newton! Quanto tempo não entro nesse mundo maravilhoso que é o seu blog! Bem, sobre a resenha, tenho que dizer que preciso muito ler tia Margarete. rsrs Portanto, mais um para lista de livros e este faço questão de passar na frente.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s