Berenice Procura, Espinosa Sem Saída, Na Multidão (Espinosa 6,7,8) – Luíz Alfredo Garcia-Roza | NITROLEITURAS #resenha

Mais três livros da série do Inspetor Espinoza, de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Por serem curtinhos, resolvi reunir todos em um único post!

Berenice Procura (Inspetor Espinosa #6) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | #crime #mistério | NITROLEITURAS | 174pgs., Cia das Letras 2005, lido de 07.07.17 a 08.07.17

SINOPSE

Um menino de dois anos, filho de diplomata, brinca na praia de Copacabana sob os olhos vigilantes da babá. Ele tem uma das mãos ocupada com uma pá, que carrega com orgulho, e a outra entretida em recolher objetos do chão. Quando avista um morrote de areia, resolve pôr o utensílio de plástico em ação e começa a cavar.

Até que encontra um corpo.

Esse seria mais um caso para o inspetor Espinosa – se Luiz Alfredo Garcia-Roza não tivesse decidido dar um descanso ao personagem de seus cinco romances anteriores. No lugar dele, o autor apresenta Berenice, uma taxista de 34 anos, também carioca, que corre todas as manhãs para agüentar o tranco de mais de dez horas diárias de trabalho.

RESENHA
Uma quase-conto, ou noveleta, onde vejo pela primeira vez uma taxista carioca agindo como um detetive em uma história de mistério.

Bem interessante pela escolha da protagonista, que dá um ponto de vista diferente do submundo do crime de Copacabana.

Gostei da narrativa tão de uma mulher brasileira que sustenta a casa enquanto enfrenta o machismo do ex-marido, de quem divorciou por causa de sua agressividade, enquanto este tenta retomar o relacionamento a qualquer custo. O livro também aborda temas como a exclusão social e a violência oculta no machismo tipicamente brasileiro.

O livro também subverte algumas convenções de histórias de mistério, principalmente em relação às narrativas e interpretações possíveis de um crime.

Espinosa Sem Saída (Inspector Espinosa #7) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | #crime #mistério | NITROLEITURAS | 210pgs., Cia das Letras 2006, lido de 08.07.17 a 10.07.17

SINOPSE
O delegado Espinosa, protagonista de outros romances de Luiz Alfredo Garcia-Roza, enfrenta um de seus casos mais enigmáticos: o assassinato de um anônimo sem-teto no alto de uma ladeira de Copacabana, na fronteira entre a cidade e a mata.

Contra a tendência geral numa cidade violenta como o Rio, em que os homicídios ocorrem diariamente às dezenas, o delegado não arquiva o processo nem esquece o incidente, mas mobiliza toda a sua inteligência para elucidar o mistério, sempre acompanhado por seus fiéis auxiliares, o inspetor Ramiro e o detetive Welber.

Outro assassinato, este de uma profissional bem-sucedida, ocorrido em Ipanema, vem se embaralhar ao primeiro. Convencido de que os dois crimes, aparentemente tão díspares, estão interligados, Espinosa vê crescer à sua volta uma rede de mistérios que envolve perversões sexuais, traumas de infância, trocas de identidade e surtos psicóticos.

RESENHA
De volta ao bom e velho Espinosa, entramos mais uma vez nas relações entre o trabalho do investigador e as causas na visão psicanalítica dos envolvidos no mistério da narrativa. A crítica social continua forte na narrativa, a prosa é aquela coisa enxuta e elegante que já me viciei.

O drama psicológico em ESPINOSA SEM SAÍDA lida com o famoso “retorno do recalcado”, com um fantasma de uma vítima assombrando seu algoz, em uma metáfora para os milhares de miseráveis que se arrastam pelas nossas cidades brasileiras “assombrando” as classes sociais mais privilegiadas.

Gostei muito das reviravoltas da história e das discussões psicanalíticas na narrativa, principalmente sobre as motivações de um dos protagonistas.

Muito bom, um dos meus favoritos da série Espinoza até agora!

Na Multidão (Inspector Espinosa #8) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | #crime #mistério | #crime #mistério | NITROLEITURAS | 176pgs., Cia das Letras 2006, lido de 10.07.17 a 11.07.17

SINOPSE
O delegado Espinosa enfrenta um de seus casos mais intrigantes: a morte por atropelamento de Laureta Sales Ribeiro, pensionista da Previdência Social. Ela acabava de sair do 12o. DP, em Copacabana, onde tentara conversar com Espinosa.

Depoimentos de testemunhas levam à hipótese de homicídio. As investigações conduzem a uma agência da Caixa Econômica Federal e a um suspeito: um funcionário exemplar com o estranho hábito de fundir-se à multidão nas ruas do Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, Espinosa faz uma incursão à própria infância, no Bairro Peixoto, e evoca a morte de uma menina, ocorrida quarenta anos antes. Enquanto o delegado remexe na memória e nos velhos álbuns de família, buscando no passado uma explicação para os acontecimentos presentes, o inspetor Ramiro e o detetive Welber vigiam os passos do suspeito.

Quando tudo parece esclarecido, um novo assassinato surpreende a polícia e lança outra luz sobre a investigação. Em meio à confusão de sua vida afetiva, jogos de sedução e disputas amorosas, Espinosa tem de enfrentar um psicopata perigoso à procura de uma identidade redentora.

Garcia-Roza, mais uma vez, perscruta o crime com o olhar da psicanálise e se consagra como um dos maiores autores da literatura policial brasileira. Reconstitui com maestria as motivações da mente psicótica e seu esforço desesperado de reescrever o passado, identificando as circunstâncias, algumas vezes fortuitas, que forjam um assassino. Com uma narrativa enxuta e empolgante, Na multidão convida o leitor a refletir sobre as relações familiares, a culpa e a solidão.

RESENHA
Mais uma história do Espinosa, dessa vez inspirada por Alone in the Crowd, do tio Edgard Alan Poe. Acho bem legal como o Garcia-Roza busca suas inspirações na literatura do século XIX, e, como quando fez com Bartleby de Herman Melville, em NA MULTIDÃO, a recriação de Garcia-Roza é sensacional.

Em NA MULTIDÃO, além da investigação do misterioso homem que consegue desaparecer na multidão do Rio, descobrimos um pouco sobre a infância de Espinoza, mergulhando mais um pouco na alma do detetive carioca.

Esse foi um dos livros mais tensos da série, com um clímax sensacional. A relação entre Epinoza e Irene entra em um novo patamar também, e as discussões psicanalíticas são bem interessantes!

Muito bom! Recomendadíssimo!

___________________


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s