Ritos de Passagem – Fábio Kabral | NITROLEITURAS | Fantasia Épica e Poética de Inspiração Africana! #fantasia #literário #resenha

Hoje, no NITROLEITURAS, trago as minhas impressões do belo e literário romance de fantasia de Fábio Kabral, sobre várias jornadas de amadurecimento em um universo inspirado nas lendas, mitologias e culturas africanas.

Ritos de Passagem – Fábio Kabral | NITROLEITURAS | #fantasia #literário #literaturabrasileira| 219 pgs, Giostri 2014 | Lido de 10.07.17 a 13.07.17

SINOPSE
Numumba, Nolom, Gulungo e Kinemara. Quatro jovens que estão na fase da vida em que cada dia há um novo desafio a superar, em meio às normas de conduta e expectativas criadas sobre eles pelo meio em que vivem, que mantém as tradições expressas nas antigas lendas da África. Uma narrativa envolvente, que retrata os desafios e temores da transição para a vida adulta e incentiva a valorização da cultura afro.

RESENHA
O continente africano possui uma infinidade de mitologias e lendas, um tesouro enorme de histórias que podem servir de fonte de inspiração para narrativas contemporâneas de fantasia.

Autores como Octavia E. Butler, Nnedi Okorafor, Lauren Beukes, Kai Ashante, Nancy Farmer, Charles Sounders e Milton J. Davis com o seu “Soul and Sorcery”, entre muitos outros, tem buscado nas lendas, culturas e mitologias do continente africano a fonte para suas histórias de fantasia e ficção especulativa.

RITOS DE PASSAGEM de Fábio Kabral entra dentro dessa tradição recente da literatura de fantasia de inspiração africana, mas com uma narrativa híbrida; ao mesmo tempo que narra uma história de amadurecimento e aventura, também trabalha a forma da narrativa, usando técnicas como o fluxo de consciência, a narrativa a partir do tempo psicológico, surrealismo e um ritmo poético em muitas de suas passagens.

A história se passa em um cenário de características mitológicas, uma espécie de “tempo antes do tempo atual”. O mundo descrito é muito interessante e original, construído, imagino, a partir de um amálgama de diversas tradições, costumes, sexualidade, histórias e lendas tribais da áfrica pré-colonial.

Os capítulos focam em cada uma das crianças que são escolhidas, ou que se escolhem, para assumir um destino importante em seu mundo. Alguns capítulos seguem em uma mistura de fluxo de consciência e contação de histórias, ou de “causo” como dizemos aqui em Minas, que causam um efeito de “mergulho” em uma visão de mundo bem diferente da ocidental. Isso torna a subjetividade dos personagens um dos focos da narrativa de RITOS DE PASSAGEM.

As tramas de amadurecimento são brutais, os protagonistas sofrem muito, sentem muita raiva pelo que consideram um mundo injusto ao seu redor, e tem em comum uma espécie de rejeição brutal de si mesmos, de quem são. Essa rejeição de suas próprias identidades os forçam a uma busca de identidade bem imprevisível!

Fiquei encantado com a prosa, muito poética e bem escrita. A voz narrativa varia muito de um personagem para outro, o que é feito com muita habilidade, com alteração da sintaxe, do vocabulário, do ritmo das frases e palavras, muito legal mesmo! É o tipo de livro que deveria ser lido em voz alta, para pegar a musicalidade.

Alguns Pontos de Vista Narrativos, devidamente separados por capítulos, são compostos de frases sem ponto final, em puro fluxo de consciência, mas que, quando lido em voz alta, criam um ritmo que lembra a tradicional contação de histórias ao redor de fogueiras, ou uma espécie de confissão íntima do personagem dirigindo-se ao leitor, o que aumenta a sensação de mergulho em uma subjetividade.

A narrativa também contém muitos feitos épicos, mistérios guardados por deuses estranhos, e descrições fantásticas de eventos mágicos e monstros horrendos.

Gostei bastante! Fica a recomendação para quem curte prosa mais literária e romances de fantasias mais originais, que quebram as expectativas do leitor e o fazem passar por uma experiência única, nesse caso, uma espécie de mergulho em um universo de inspiração africana que também trabalha questões essenciais da natureza humana, como a terrível pergunta QUEM SOU EU!

Recomendadíssimo!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s