Céu de Origamis, Fantasma, Um Lugar Perigoso (Detetive Espinosa 9,10,11) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | NITROLEITURAS #crime #mistério

Céu de Origamis e Fantasma (Detetive Espinosa 9 e 10) – Luiz Alfredo Garcia-Roza | #crime #mistério #literatura brasileira | NITROLEITURAS

E com esses três livros, fico atualizado na saga do Detetive Espinosa, a criação sensacional do mestre Garcia-Roza!

Céu de Origamis – Luiz Alfredo Garcia-Roza (Detetive Espinosa #9) | #crime #mistério #literatura brasileira | NITROLEITURAS | 267 páginas, Cia das Letras 2009 | Lido de 20.07.17 a 21.07.17

SINOPSE
O delegado Espinosa está de licença. Recupera-se de uma facada que por pouco não acaba com sua vida.

Por isso, quando uma bela mulher o procura para pedir sua proteção, ele trata de ajudá-la em caráter não oficial.

Só não sabe que ela é a ponta de um labirinto de interesses, manipulações e mentiras em que poderá se perder.

Cecília é uma secretária competente. Depois que seu patrão sai do consultório dentário ela guarda todo o equipamento, desliga os aparelhos, tranca a porta e vai embora. Doutor Marcos é um homem tranquilo, e o trabalho com ele é sem sobressaltos.

Hoje ele e a mulher vão jantar em casa de amigos. Fato raro, pensa a secretária. Em geral, doutor Marcos e a mulher ficam em casa. Estranho, para um casal jovem como eles…
Cecília gosta de trabalhar no consultório.

Tudo é sempre tão perfeitamente previsível que Cecília jamais poderia imaginar que no dia seguinte receberia a visita da polícia em busca de informações sobre seu patrão. Na véspera, doutor Marcos desaparecera sem deixar sinal. Não havia registro de acidentes de trânsito nem de nenhum tipo de ocorrência policial. Só que ele simplesmente não chegara em casa.

E, como se não bastasse, havia um detalhe absurdo: o carro de doutor Marcos estava estacionado exatamente onde deveria estar, em sua vaga na garagem do prédio onde morava.

O que teria acontecido com doutor Marcos? Sobre ele, Cecília explicaria a Espinosa: “Sempre foi atencioso e gentil, nunca alterou a voz, nunca reclamou com mau humor de alguma coisa. Ele parece irreal”.

RESENHA

Um romance da série do Espinosa um pouco diferente, com o nosso detetive entrando em um caso de maneira não-oficial.

Gostei muito dos diálogos, muito espirituosos, principalmente entre Espinosa e seu eterno “rolo”, a Irene.

Junto com a trama, conhecemos mais sobre o mundo pessoal de Espinosa, com o aparecimento do seu tão comentado filho. A trama também lida com o elemento que Espinosa mais valoriza, sua ética pessoal, talvez pela primeira vez na saga do detetive.

Um livro muito bom, talvez melhor do que os dois últimos da série, pelo modo realista com que descreve mais personagens do universo urbano do Rio contemporâneo!

__________________________

Fantasmas – Luiz Alfredo Garcia-Roza (Detetive Espinosa #10) | #crime #mistério #literatura brasileira | NITROLEITURAS | 208 páginas, Cia das Letras 2012 | Lido de 21.07.17 a 22.07.17

SINOPSE
No décimo romance do premiado criador do delegado Espinosa, uma moradora de rua é possivelmente a única testemunha de um assassinato ocorrido em Copacabana.

A mulher sentada à beira da calçada na av. Nossa Senhora de Copacabana só se sente em casa vivendo na rua: estar entre paredes a oprime, ela tem a sensação de que vai morrer sufocada. É tão fina e educada que todos a chamam de Princesa.

Seu “lar” é um trecho do piso de cimento delimitado por pedaços de papelão. Muito gorda, tem dificuldade para se mover. Mesmo assim, não descuida da aparência: alisa bem o vestido sobre as pernas esticadas, penteia-se com esmero e passa batom com pelo menos frequência – sempre que recebe a visita do delegado Espinosa.

E o delegado Espinosa visita Princesa várias vezes por dia. Afinal, tudo indica que ela viu quem enfiou uma faca no homem muito branco, talvez um estrangeiro, que amanheceu morto na calçada a alguns metros dela.

Mas Princesa costuma sonhar, às vezes até quando está acordada… E como saber, nesta vida, o que é realidade e o que se passa no mundo dos sonhos?

Isaías é o grande amigo de Princesa. Ele sabe que a amiga viu alguma coisa que não deve ser lembrada.

Acredita que precisa proteger a qualquer custo a moça dos perigos que podem surgir da noite – quando ela dorme sozinha na calçada – e do dia, quando os passantes são tantos que é difícil distinguir o inimigo que se aproxima para desferir um golpe. Como Princesa, Isaías é incapaz de lidar com o mundo complicado onde os dois vivem; como ela, é indefeso e vulnerável.

RESENHA

Mais uma vez, o nosso delegado Espinosa, no seu melhor estilo psicanálítico-criminal, busca reconstruir uma história por meio de memórias fragmentadas e muitas vezes deturpadas por traumas.

Em Fantasmas, a discussão se centra na personagem Princesa, que não diferencia os sonhos da realidade.

O mais interessante é o desprezo que Espinosa muitas vezes dá ao que chamamos de “real”, ele sempre busca a verdade emocional de uma narrativa e não a factual. A busca das motivações psicológicas é o foco de sua obsessão, ao invés de algum tipo de verdade objetiva. Em Fantasmas, esse aspecto fica bem evidente!

A personagem Princesa é um achado, fabulosa, interessante, original. Fico imaginando se o Garcia-Roza não a baseou em alguém de verdade.

Mais uma trama bem adulta e que, mais uma vez, questiona os limites entre o real e o imaginário em uma investigação criminal que depende da subjetividade dos investigados.

Excelente!

____________________

Um Lugar Perigoso – Luiz Alfredo Garcia-Roza (Detetive Espinosa #11) | #crime #mistério #literatura brasileira | NITROLEITURAS | 264 páginas, Cia das Letras 2014 | Lido de 22.07.17 a 23.07.17

SINOPSE
Em mais um capítulo da saga do delegado Espinosa, um professor com uma síndrome rara leva a investigação para o mais perigoso dos lugares: o interior da mente humana.

São muitos os lugares perigosos deste livro. O primeiro é o próprio Rio de Janeiro, onde a história se desenrola. Como de costume nos romances de Garcia-Roza, a cidade é protagonista e sua geografia se torna parte indissociável da trama.

Outro lugar de perigos insondáveis é a memória do professor Vicente, figura central neste enredo. Afastado da universidade em razão de problemas de saúde, ele passa os dias em casa e ganha a vida como tradutor, numa rotina aparentemente tranquila. Até que se depara com uma lista cheia de nomes de mulheres.

Quem são elas? Foram suas colegas na universidade? Alunas? Por que ele as reuniu numa lista e que relação manteve com elas? São questões que ele não tem como desvendar, pois sofre de uma síndrome em que as lembranças se apagam e a imaginação toma o lugar dos fatos.

Vicente busca a ajuda do delegado Espinosa para descobrir o paradeiro das mulheres listadas. Mas a investigação traz à tona os cantos obscuros de sua mente e pode revelar a origem de crimes que nada têm de imaginários.

Na décima primeira aventura do delegado Espinosa, Garcia-Roza mostra por que é um dos renovadores do gênero policial no Brasil e um de seus artífices mais talentosos.

RESENHA

UM LUGAR PERIGOSO revela mais um estranho protagonista na saga do delegado Espinosa, o sombrio Vicente, um tradutor de Poe que tem problemas de memória.

A prosa de Garcia-Roza, cada vez mais, mostra grande capacidade de síntese, elegante por ser enxuta e ao mesmo tempo envolvente. Os jogos psicológicos são complexos, mesmo sem o uso de recursos melodramáticos como reviravoltas de trama.

A narrativa traz muitas referências interessantes, contos do Edgar Alan Poe, Kafka, e também poderia ser entendida como uma recriação carioca e perversa de JANELA INDISCRETA, de Hitchcock, misturado com a narrativa de amnésia e de narrador não-confiável de MEMENTO, do Christopher Nolan e com toques de LOLITA, de Nabokov.

Garcia-Roza foi bem ousado em UM LUGAR PERIGOSO, ao usar um protagonista que se apresenta, por um problema neurológico, uma narração completamente inconfiável. O enredo se espirala através das páginas, com as cenas narradas no ponto de vista inconfiável do protagonista sendo retomadas por outros personagens com pontos de vista mais confiáveis. A repetição de cenas e da explicação da síndrome do protagonista chega a cansar, mas Garcia-Roza mantém a tensão até o final do livro. Minha recomendação na leitura é perseverar, pois, no terceiro ato, muito do que aconteceu começa a fazer sentido.

Recomendo!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s