Fall of Light – A Queda da Luz ( Kharkanas #2) – Steven Erikson | NITROLEITURAS #fantasia #malazan #resenha

De volta ao fantástico universo de MALAZAN (ou malazanha para os mais íntimos), mergulho no mega-tigolão de 800 páginas, o FALL OF LIGHT, o segundo livro da trilogia Kharkanas, que se passa a 300 mil anos antes da saga Malazan. Tudo saído da mente doentia, filosófica e prolífica do Steven Erikson! Minha resenha do livro anterior, FORGE OF DARKNESS (Trilogia Kharkanas #2) pode ser lido nesse link: https://goo.gl/Ff8cAX

Fall of Light ( Kharkanas #2) – Steven Erikson | 837 páginas, Bantam 2016 | #fantasia #fantasiabrutal #fantasiasombria #fantasiaépica #malazan | Lido de 01.08.17 a 6.08.17 | NITROLEITURAS

SINOPSE

É um inverno amargo e a guerra civil agora esvazia Kurald Galain, quando a Legião de Urusander se prepara para marchar sobre a cidade de Kharkanas. A única oposição aos rebeldes está espalhada, sem um líder desde a partida de Anomander em busca de seu irmão, Andarist.

O último irmão restante, Silchas Ruin, governa o lugar de Anomander. Ele procura reunir os campeões das famílias Nobres do alto e ressuscitar a Legião Hust no sul, mas está ficando sem tempo.

Os oficiais e líderes da Legião de Urusander, liderados por Hunn Raal, querem que o Consorte, Draconus, seja afastado do Trono das Trevas e que Vatha Urusander se case com a Mãe escuridão, tomando seu lugar num trono ao lado da deusa viva. Mas essa união será muito mais do que política, uma vez que um poder feiticeiro reivindicou aqueles que se opõem à Mãe escura – dada pela exilada Sacerdotisa Syntara, cujo Culto da Luz surge em resposta a Mãe escuridão e seus filhos.

Para o oeste, um exército improvável se reuniu, buscando um inimigo sem forma, em um lugar que ninguém pode encontrar, e comandado por um Jaghut incansável. O chamado de Hood foi ouvido, e a cidade abandonada de Omtose Phellack é agora o lar de uma multidão de recém-chegados.

Do sul vieram Dog-Runners e Jheck warriors. Do mar ocidental, navios bizarros chegaram com estranhos de pele azul chegando para oferecer as suas espadas. E a partir do Norte, descendo dos fastes da montanha e dos vales isolados, os Toblakai chegam, dia e noite, para se comprometer com a guerra impossível de Hood. Em breve, todas as forças dessa era distante do universo da Saga Malazan se apresentarão – ou não – de qualquer forma – sob as bandeiras dos vivos. Em breve, as armas serão brandidas, tendo a própria Morte o inimigo.

Sob o caos de tais eventos, a magia agora sangra no mundo. Sem restrições, misteriosas e selvagens, o poder que é o sangue vital do Azcanai, o K’rul, está solto e selvagem. Seguindo o seu perfume, buscando os lugares de feridos onde a feitiçaria se precipita, as entidades novas e antigas estão se reunindo.

E elas estão ansiosos para se alimentar. Compreendendo o risco terrível de seu presente de sangue, um K’rul enfraquecido e moribundo, em companhia de um guardião solitário, traga ordem para esta feitiçaria recém nascida.

RESENHA

Minha resenha do livro anterior, FORGE OF DARKNESS (Trilogia Kharkanas #1) pode ser lido nesse link: https://goo.gl/Ff8cAX

FALL OF LIGHT tem uma estrutura diferente dos outros livros da saga Malazan, com Erikson introduzindo um estilo Shakespeareano e uma estrutura de tragédia vinda da dramaturgia para o seu universo Malazan.

Todos os elementos da obra de Erickson estão presentes, as grandes discussões filosóficas, a criação de mundo fenomenal, a fragmentação narrativa e os toques pós-modernos no modo em que trata das tramas ou anti-tramas de uma miríade de POVs narrativos, e os ocasionais momentos de humor. Entretanto, a estrutura da tragédia em três atos foca a prosa criando uma narrativa mais coesa, e de certa forma, diferente do serpentear maluco (mas que no final faz algum sentido), da saga Malazan.

Como os demais livros do Erikson, recomendo mergulhar no universo Malazan para tirar todo o proveito de FALL OF LIGHT. Não imagino como deve ser ler esse livro sem ter passado pelos 10 volumes da série Malazan, mesmo que a prosa de altíssima qualidade de Erickson, junto com os pequenos contos entrelaçados na narrativa do fim da cidade de Kharkanas possam ser lidos de maneira independente, FALL OF LIGHT está repleto de tesouros e revelações para os fãs da saga Malazan.

Muitos temas interessantes são abordados em FALL OF LIGHT, principalmente em relação com o eterno conflito representado pela existência da Morte. Como uma das tramas é uma guerra contra a própria Morte, no estilo fractal de Erikson, usa de centenas de POVs limitados para abordar o máximo de perspectivas sobre um mesmo tema, questões de mortalidade, existência, nihilismo e significacionismo, crença e descrença são abordados ao longo de suas oitocentas páginas.

E intercalados de combates, conspirações, e participações especiais de personagens importantes da saga Malazan.

O cósmico se torna mais pessoal, mesmo com centenas de personagens, o foco narrativo é bem fechado e íntimo, mais preocupado com as motivações do que com os eventos da guerra civil dos Tiste Andii, apesar das revelações de elementos da origem do cenário da saga Malazan.

Recomendadíssimo para quem curte fantasia mais madura e bem sombria, e obrigatório para os leitores da saga Malazan!

IMAGENS MALAZANHAS!

Um grande abraço do Prof. Newton e da Profa. Érika!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx


Anúncios

Um comentário

  1. Steven Erikson provando que é um dos melhores escritores da atualidade (no geral). Muito bom que a saga esteja chegando agora em português, Malazan é literatura de altíssima qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s