As Distâncias do Narrador! | NITRODICAS 39 #dicasparaescritores #video

Tema do NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes de hoje:

As Distâncias do Narrador! | NITRODICAS 39 #dicasparaescritores

DOWNLOAD do PDF com o Script do Nitrodicas de hoje!

https://goo.gl/ko8gD8

ND#039 – Controlando a Distância entre o Narrador e a Narrativa! – NITRODICAS 39 (PDF)

ND#039 | Controlando a Distância entre o Narrador e a Narrativa! | NITRODICAS 39 #dicasparaescritores #video

INTRODUÇÃO
Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro, do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores e onde posto meus contos, livros e poemas de fantasia e horror para download gratuito, do NitroDungeon Blog de Dicas de RPG, e do CANAL DO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, o ERIKA E NEWTON INGLÊS POR SKYPE!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

TEMA DO VÍDEO DE HOJE

CONTROLANDO A DISTÂNCIA ENTRE O NARRADOR E A NARRATIVA!

Quanto mais forte a conexão emocional que temos com alguém, mais nos preocupamos com o que acontece com essa pessoa.

Os leitores devem ter uma conexão emocional com o seu Personagem PONTO DE VISTA para se preocupar com sua história, e a distância narrativa é sua ferramenta para moldar essa conexão.

A distância refere-se à sensação de distância entre o narrador ou o leitor, e o ponto de vista NARRATIVO do personagem e os eventos da história.

O autor manipula essa distância para afetar a forma como o narrador conta a história e como o leitor recebe a história.

Existem vários tipos de distância que funcionam em conjunto para criar os efeitos escolhidos.

As DISTÂNCIAS são FÍSICAS, EMOCIONAIS, PSÍQUICAS e CRONOLÓGICAS!

DISTÂNCIA FÍSICA

A narrativa fornece uma lente através da qual o leitor experimenta tudo na página.

Pense que o foco narrativo funciona como uma lente em uma câmera em um conjunto de filmes.

Esta câmera é controlada pela visão do diretor e como ele quer apresentar cada cena do filme ao público.

Sua lente narrativa é controlada por você, o escritor.

Neste senso de distância quase físico, quase mensurável, você pode aumentar e diminuir o zoom, controlando o quadro em volta da cena.

Por exemplo, no início de qualquer cena, especialmente uma em uma novo local desconhecido para o leitor, você pode precisar de uma descrição panorâmica, como aquelas cenas panorâmicas de filmes.

Alternativamente, se você precisar mostrar ao leitor algo muito específico, você deve concentrar a descrição bem de perto do seu Personagem POV, chamando a atenção do leitor exatamente para onde você deseja.

Exemplo:
Cenas clássica do filme o ILUMINADO, que mostra primeiro as montanhas, um carro andando pelas estradas, e depois corta para a família dentro do carro, para os olhos do pai, etc.

DISTÂNCIA EMOCIONAL

Você também deve escolher o quão perto seu narrador vai chegar ao ponto de vista do personagem e quão emocional ele será sobre o que acontece na história.

Podemos dividir as escolhas de distância emocional em TERCEIRA PESSOA e PRIMEIRA PESSOA, ONISCIENTE ou LIMITADO, PRÓXIMO ou DISTANTE

TERCEIRA PESSOA ONISCIENTE E DISTANTE:
Um narrador autorial-onisciente, que é impessoal, manterá uma distância constante que é a essência da neutralidade.

O poder emocional de um narrador autorial-onisciente não virá do narrador per se, mas do ponto de vista das experiências dos personagens e dos próprios julgamentos do leitor.

No onisciente, podemos inserir muitas ou todas as perspectivas dos personagens.

Não faz parte do trabalho do narrador escolher personagens favoritos, mas apenas apresentar a narrativa para o leitor, que depois se decidirá sobre as motivações e os relacionamentos de cada personagem.

TERCEIRA PESSOA LIMITADO E PRÓXIMO
Um narrador limitado em terceira pessoa pode ser impessoal na voz, mas perto do ponto de vista narrativo do protagonista, criando o que é comumente referido como POV de TERCEIRA PESSOA LIMITADO E PRÓXIMO.

Este ponto de vista cria uma forte identificação entre o leitor e o protagonista.

Nesse tipo de narração, os leitores experimentam o mundo do protagonista como se estivessem dentro de seu corpo. Isso aumenta a identificação e a imersão dos leitores, aumentando as chances deles se preocuparem com o bem-estar do protagonista, com suas opiniões e sentimentos.

Exemplo:
Esse é o estilo empregado pelo George R.R. Martin na saga do Game of Thrones. Cada capítulo é narrado pelo Ponto de Vista Limitado de um personagem, de DENTRO desse personagem.

PRIMEIRA PESSOA ou TERCEIRA PESSOA PESSOAL, ONISCIENTE E DISTANTE
Um narrador ensaísta-omnisciente, exibindo uma forte personalidade, pode fazer julgamentos e expressar opiniões, trazendo sua influência sobre a experiência do leitor da história.

Porque ele é onisciente e distante da narrativa, ele pode entrar na cabeça de qualquer personagem à vontade, e manterá uma posição de narrar de cima, acima da ação, distante.

Mas ao mesmo tempo ele dita julgamentos sobre os eventos, e pode até mesmo participar, como no caso do narrador de primeira pessoa onisciente..

Esse é o narrador que, muitas vezes, pode QUEBRAR A QUARTA PAREDE, ou seja, conversar diretamente com o leitor.

Cuidado, se o leitor rejeitar o NARRADOR DE PRIMEIRA PESSOA ONISCIENTE ele rejeitará toda a história.

Exemplo:
Charles Dickens usa muito desse narrador onisciente e ao mesmo tempo pessoal, tecendo comentários sobre o que acontece. Essa voz narrativa está presente no HOBBIT do Tolkien, por exemplo.

PRIMEIRA PESSOA E LIMITADO

Um narrador de primeira pessoa, que é ao mesmo tempo protagonista e narrador, será o mais envolvido emocionalmente com os eventos da página, terá mais a dizer sobre eles e terá o maior preconceito em relação a cada turno de eventos.

Como personagem, ele deve ter uma personalidade que é expressa na página.

Como narrador, ele não pode entrar nos PONTOS DE VISTA de outros personagens, mas ele pode expressar seus sentimentos sobre os outros personagens, moldando assim as opiniões do leitor.

Seja uma personagem central ou periférica, o narrador em primeira pessoa acaba se tornando um protagonista da história e, portanto, a distância para com o leitor é a mais próxima possível.

Na narração de primeira pessoa, a única separação entre o narrador e o caracter do ponto de vista é a distância cronológica que você escolhe para ela.

Exemplo:
O Romance, O NOME DO VENTO, de Patrick Rothfuss, é todo em PRIMEIRA PESSOA, e todos os acontecimentos são narrados dentro do ponto de vista de Kvothe, e com todas as suas limitações.

DISTÂNCIA PSÍQUICA ENTRE O LEITOR E O PERSONAGEM

A distância psíquica entre o leitor e o personagem dependerá de onde você coloca sua lente narrativa em relação à ação na página; o quão impessoal ou pessoal é seu narrador; e o quão emocionalmente perto ou distante o narrador sente em relação à ação.

Cada um desses elementos se combina para moldar a experiência do leitor de distância psíquica.

Distante Máxima
Um homem saiu da igreja e ficou de pé, examinando o cemitério. A igreja estava necessitada de uma nova camada de tinta. Sua esposa estava no pequeno cemitério. Dois fatos que o afligiam diariamente.

Distância Média
O reverendo Hansen deixou a Igreja de Gethsemane, uma pequena estrutura de ripa que precisa de uma camada fresca de tinta branca há alguns anos. Ele suspirou ao pensar nisso e se dirigiu pelo quintal para a reitoria. Ele parou para cuidar do pequeno cemitério, o olho desenhado como por uma força magnética no túmulo de sua esposa.

Distância Mínima
O reverendo Hansen deixou a Igreja de Gethsemane, uma pequena estrutura de ripa que precisa de uma camada fresca de tinta branca há alguns anos. Ele suspirou ao pensar nisso. Será que a pequena congregação poderia suportar isso mesmo? Ele atravessou o quintal até a reitoria e parou para cuidar do cemitério. O mais antigo do município, algumas das lápides datadas da década de 1850 e lembrou lugares de nascimento na Noruega, Suécia, Irlanda e Alemanha. Sua esposa também foi enterrada lá. Ele não podia suportar o pensamento de deixá-la, mais do que ele poderia imaginar um avivamento desta igreja do país.

Em cada exemplo, o narrador é uma voz autoral, e o ponto de vista é uma terceira pessoa limitada.

O pastor certamente saberia sobre as lápides do cemitério, de modo que essa informação não qualifica o narrador como onisciente.

No exemplo de Distância Máxima, a passagem se sente impessoal. Há a sensação de ver de cima e de esperar que algo mais se desenrolle. Dizem-nos que se aflige como uma simples declaração de fato que, por si só, não tem emoção. Como tal, não sentimos seu sofrimento com ele; Observamos isso de fora de sua perspectiva.

No exemplo de Distância Média, a passagem torna-se pessoal, mas não íntima. Não entramos na cabeça do reverendo. Mas suas ações são totalmente descritas e mais pessoais. Sabemos que ele está preocupado com a igreja, porque ele suspira.

E ele está olhando para o túmulo de sua esposa, que podemos assumir é um hábito dele. Podemos inferir que ele está enlutado. Além disso, nomear nosso personagem personaliza-o instantaneamente.

No exemplo da Distância Mínima, a passagem torna-se íntima. Aprendemos detalhes contextuais quando a idade e a composição do cemitério são reveladas.

Isso nos dá uma sensação da comunidade que o Reverendo Hansen serve. Nós entramos em seus pensamentos, que revelam que ele está preocupado com o destino de sua igreja.

Existe a sensação de que irá fechar mais cedo ou mais tarde.

Isso é triste em dois níveis: a era do cemitério nos diz que esta comunidade é muito antiga e a perda da igreja irá sinalizar o fim de uma era e uma história será perdida.

A nível pessoal, o Reverendo Hansen terá que passar para uma nova congregação, deixando sua esposa em um cemitério que certamente será negligenciado com o passar dos anos.

DISTÂNCIA CRONOLÓGICA ENTRE O NARRADOR E OS EVENTOS

Quando o seu narrador também é um personagem da sua história, como no ponto de vista da primeira pessoa, você deve avaliar a distância cronológica em suas escolhas narrativas. Por quê? Porque o tempo cura todas as feridas.

Quanto maior a distância cronológica, mais tempo passou – menos crua e emocional a perspectiva do narrador sobre esses eventos será. Seu personagem como narrador simplesmente não é o mesmo que seu personagem como fazendeiro. Seu narrador é seu personagem em um ponto e espaço diferentes.

Quanto menor a distância cronológica, mais imediatista se torna a narrativa, mais colado fica o narrado com os eventos que são narrados.

_______________________________
ENCERRAMENTO

E esse foi mais um NITRODICAS!

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça o meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o Érika e Newton – Inglês por SKYPE!

Temos um Podcast de Inglês Semana, dicas diárias de vocabulário e gramática, tutoriais de como aprender inglês sozinho pela internet e muito mais!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

Eu também participei da escrita do Guia de Cenário Legião, que deverá ser lançado em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

NITROBLOG – Blog do Escritor Newton Rocha
Resenhas Literárias, Contos, Livros, Leitura Crítica!
https://tionitroblog.wordpress.com

Um abraço do Newton Nitro!


___________________________________________
Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG no YOUTUBE!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf
___________________________________
BLOGS

NITROBLOG – Livros, Contos, Poesias, Resenhas Literárias, Quadrinhos, Filmes e muitas outras coisas Nerds!
https://goo.gl/bJffyf

NITRODUNGEON – Material e Dicas de RPG.
https://goo.gl/TVvr6f

MELHORE SEU INGLÊS BOG – Dicas e Atividades Diárias de Inglês
https://goo.gl/V6dDk8

MELHORE SEU INGLÊS – CANAL DO YOUTUBE – Dicas e VIDEO AULAS Diárias de Inglês
https://goo.gl/aCZNuL

NITROBLOG FACEBOOK
https://goo.gl/dRNkJK

NITRODUNGEON FACEBOOK
https://goo.gl/m6gPtm

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
https://goo.gl/7V9CSt

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE
https://goo.gl/H4aB6U


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx


Anúncios

2 comentários

  1. Olá Nitro, tudo bem? Quero comprar alguns livros pela Amazon e tento ajudar as pessoas que apoio comprando pelo link dos sites delas, chegou sua vez ;-). Você tem um link afiliado?

    • Newton, um piolho técnico: um lado do meu fone ficou estranho aqui, e eu estava escutando Clube da Esquina com ele logo antes e tava fluindo suave. Testei com outros vídeos de Youtube e só está estranho no seu vídeo. Dá uma checada no seu mic aí, sei lá, as vezes é aí mesmo.

      (E não esquece: passa seu link pra eu comprar na Amazon, são moedinhas no seu chapéu, mas é alguma coisa).

      Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s