QUAL É O OBJETIVO DO SEU PROTAGONISTA? | NITRODICAS 41 #dicasparaescritores #video

Tema do NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes de hoje:

Os Objetivos do Protagonista!

DEFININDO O OBJETIVO DO SEU PROTAGONISTA – NITRODICAS 41 (PDF)

ND#041 | QUAL É O OBJETIVO DO SEU PROTAGONISTA? | NITRODICAS 41 #dicasparaescritores #video

INTRODUÇÃO
Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro, do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores e onde posto meus contos, livros e poemas de fantasia e horror para download gratuito, do NitroDungeon Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

TEMA DO VÍDEO DE HOJE

O vídeo de hoje faz parte da série sobre o OMC, o conceito de analisar e criar tramas, personagens, cenas, arcos narrarivos, entre outros elementos a partir da tríade de OBJETIVO, MOTIVAÇÃO e CONFLITO.

DEFININDO O OBJETIVO DO SEU PROTAGONISTA

Um OBJETIVO NARRATIVO é um resultado desejado, um propósito, uma meta dentro da história.

É o prêmio ou recompensa que o seu personagem precisa obter ou alcançar.

Uma narrativa se constrói quando o protagonista enfrenta obstáculos.

Os leitores, quando engajados na sua narrativa, passam a vivenciar a história através do seu protagonista, sentindo cada uma das dificuldades, sentindo o conflito, sofrendo com as derrotas, e ter a satisfação da conquista quando o seu personagem finalmente alcança o seu objetivo.

Ou também se emocionar quando o seu protagonista falha em conquistar o seu objetivo dentro da narrativa.

Engajar o leitor é importante e um grande desafio, visto que, a decisão mais fácil de um leitor é parar de ler uma história.

Para aumentar as chances do seu leitor se ligar emocionalmente com a sua história, primeiro ele tem que identificar claramente qual é o OBJETIVO ou a META do seu protagonista dentro da história.

É o nosso trabalho como autores, IDENTIFICAR o objetivo principal dos nossos protagonistas dentro de um momento da narrativa, e APONTAR o protagonista na direção desse OBJETIVO!

Apontando o protagonista para o seu objetivo, o leitor seguirá o protagonista de perto, engajando-se na narrativa!

QUAL É O OBJETIVO DO SEU PROTAGONISTA DENTRO DA SUA HISTÓRIA?

Essa é uma pergunta que deve ser feita a todos os momentos, em cada frase, cada parágrafo, cada cena, cada capítulo, no começo, meio e no final de sua história.

Protagonistas deveriam QUERER O QUE ELES AINDA NÃO POSSUEM.

Quanto mais desesperadamente PRECISAM o que ainda possuem no começo de sua história, MELHOR É O OBJETIVO NARRATIVO.

E não só os protagonistas. Cada um dos seus persoangens, sejam coadjuvantes, secundários, terciários e até figurantes, devem querer algo dentro de uma cena. Nem que seja um copo d’água! Isso facilita muito a construção das cenas, dos diálogos e da caracterização.

Um dos segredos para colocar mais IMPREVISIBILIDADE em sua trama é dotar cada um dos seus personagens com OBJETIVOS PESSOAIS dentro da narrativa.

Um personagem que deseja algo DESESPERADAMENTE, não ficará inerte ou passivo. Ele AGIRÁ para conseguir o que quer.

E AÇÃO é DRAMA, é narrativa, é história!

Personagens ATIVOS facilitam o trabalho do escritor, porque sua AÇÕES geram a TRAMA.

OS MELHORES OBJETIVOS NARRATIVOS SÃO IMPORTANTES E URGENTES

Os OBJETIVOS ou METAS dos seus protagonistas devem ser IMPORTANTES O SUFICIENTE para fazê-los agir até mesmo contra os seus interesses pessoais de auto-preservação, segurança, etc.

E devem ser tão NECESSÁRIOS que os fazem suportar dificuldades e os sacrifícios que lhe serão demandados para alcançar o que querem.

O conceito de IMPORTANTE O SUFICIENTE quer dizer que, no caso do protagonista não conquistar o que deseja, as CONSEQUÊNCIAS SERÃO INDESEJÁVEIS! E consequências indesejáveis motivam qualquer personagem, até os mais preguiçosos!

Essas consequências variam de narrativa para narrativa, e de gênero para gênero literário.

Em histórias policiais, de crime, thrillers, suspense, etc., a consequência indesejável pode ser algo fatal ou perigoso para o próprio protagonista.

Em histórias românticas, dramas, etc. a consequência indesejável pode ser o fim de um relacionamento, a perda de um ente querido, o fim de um amor, a falência financeira, a destruição de uma família, ser infeliz para sempre, a solidão eterna, etc. Até mesmo apaixonar-se pode ser uma consequência indesejável, se o protagonista quer evitar o amor de todas as formas.

Ter bem claro as CONSEQUÊNCIAS INDESEJÁVEIS caso o seu personagem não alcance o que deseja, ajuda a definir a MOTIVAÇÃO desse personagem dentro da história.

Resumindo: OBJETIVOS são importantes, assim como ter em mente o que acontecerá caso o seu personagem FRACASSE em alcançar esses objetivos.

Um sentido de URGÊNCIA é vital para dar energia para a sua trama. Esse sentido de urgência ajuda a engajar o seu leitor na narrativa.

Se as ações do seu protagonista em direção ao seu objetivo podem ser ADIADAS, ou seja, se ele tem a escolha de agir em função desse objetivo em um tempo distante, retrabalhe a narrativa para que esse objetivo seja mais urgente, mais necessário para o presente do seu protagonista!

O protagonista precisa estar motivado para agir no PRESENTE da narrativa, e não em um tempo futuro.

Você perde o senso de urgência se o seu personagem não possui um objetivo claro para agir AGORA, no presente da narrativa.

A pergunta que todo leitor faz, mesmo sem saber, é a seguinte: “Porque devo me importar com essa história?”. E para isso você precisa de algo importante, de algo urgente, de um problema que precisa ser resolvido no momento da narrativa. De um objetivo para um parágrafo, para uma cena, para um conjunto de cenas, para um ato ou arco narrativo e para a história inteira.

Urgência significa dar ao seu personagem um problema que requer sua atenção imediata, e assim, um OBJETIVO claro dentro da cena que você está trabalhando.

Objetivos de cena são fragmentos do objetivo geral do seu personagem na narrativa inteira, que também pode alterar ao longo da trama.

Personagens tomam decisões imprevisíveis quando sob pressão. Decisões que podem ser engraçadas, perigosas, erradas, e que geram ações que o colocarão em situações cada vez mais complicadas, gerando história, e a tão desejada IMPREVISIBILIDADE, surpreendendo o leitor.

Objetivos devem ser cruciais e adicionar tensão em sua história. Quando o protagonista sente que seu tempo de decisão está se esgotando, ou as oportunidades estão se fechando, ele irá fazer uma escolha.

E é nesse momento que ele revela quem ele realmente é para o leitor, ou pelo menos uma faceta de sua personalidade. Essa é a melhor forma de caracterização, pois o escritor MOSTRA ao leitor quem o seu personagem realmente é.

O leitor pode ou não concordar com as decisões do protagonista, tanto faz. Concordando ou não, o leitor estará engajado emocionalmente.

A pior reação possível dos seus leitores é a da indiferença, o “tanto faz”, por isso, procure trabalhar decisões e escolhas VERDADEIRAS, que envolvam algum tipo de risco para o personagem, seja físico, psicológico, emocional, financeiro, familiar, etc.

Um exemplo é o salvamento de Brienne feito por Jamie Lannister, no livro A Tormenta das Espadas, o segundo livro do Game of Thrones.

“Quando Vargo Hoat descobre que Lorde Selwyn Tarth não tem safiras para pagar o resgate de Brienne, ele tenta a estuprar, mas ela morde sua orelha e a arranca fora. Irado Vargo Hoat, então, a joga no fosso do urso em Harrenhal para que ela seja morta, mas Jaime retorna depois de sonhar com ela e a resgata do urso, salvando sua vida.”

Antes dessa cena, o OBJETIVO de Jamie era retornar para King’s Landing e para sua amada Cersei. Ele havia sido capturado, teve sua mão arrancada, e apesar do respeito que desenvolvera por Brienne, seu objetivo continuava sendo o de retornar para Cersei e comandar novamente as tropas dos Lannisters.

Porém, as ações de Vargo e Brienne, cria-se uma urgência na narrativa e um momento de decisão: Jamie deve ou não partir para King’s Landing e deixar Brienne morrer no fosso do urso? O sonho demonstra esse conflito interno de Jamie.

Um novo objetivo surge após sua decisão, salvar Briene, e isso leva a sua ação impensada de se jogar no fosso do urso, mesmo com uma mão arrancada!

Além disso, Jamie mostra mais uma faceta de sua personalidade e das transformações internas por que está passando. A antiga arrogância parece estar dando lugar para uma consciência, e um resto de empatia que ainda persiste em sua alma.

A URGÊNCIA irá impulsionar o seu personagem para adiante.

Ter os OBJETIVOS do protagonista bem claros também ajuda a criar os ANTAGONISTAS, que serão as PAREDES que impedem que o seu protagonista alcance o que deseja.

Os OBJETIVOS do protagonista podem ser ou não atingidos no final da narrativa. Ou podem ser atingidos mas a recompensa não é exatamente aquilo que o protagonista imagina.

Mas cuidado. Quando um leitor começa a ler uma história, é como se ele assinasse um CONTRATO DE CONFIANÇA, onde, implicitamente, ele acredita que o escritor irá resolver os OBJETIVOS NARRATIVOS ao final da história.

Quando esses objetivos não são atingidos, por exemplo, quando um detetive, que passa a história inteira atrás de um serial killer não consegue capturá-lo no final, o escritor corre o risco do leitor rejeitar toda a narrativa, ou ficar frustrado o suficiente para detestar o livro inteiro.

Sucessos parciais ou fracassos, que normalmente são usados por escritores para surpreender os leitores, precisam ser muito bem trabalhados, seja para reforçar algum tema abordado na narrativa, ou reforçando alguma crítica presente na história, de modo que o leitor compreenda a proposta do escritor.

E SE O OBJETIVO GERAL DO PROTAGONISTA MUDAR DURANTE A HISTÓRIA?

Uma boa regra para escritores iniciantes é a seguinte: um personagem – um objetivo dentro da narrativa.

Mas os objetivos podem mudar dentro de uma história. Por exemplo, um policial tentando capturar um assassino. Porém, no meio da história, ele descobre que é o principal suspeito dos crimes que está investigando.

Agora ele tem dois objetivos, encontrar o assassino e limpar o próprio nome. Isso deixa a história mais complexa, adiciona tensão, mas deve ser bem trabalhado para que um arco narrativo não atrapalhe o outro.

E cuidado para não ter um protagonista que muda se objetivo a cada cena, perambulando sem sentido dentro da narrativa, caso não seja essa a proposta da história. Protagonistas assim tendem a entediar o leitor.

Para adicionar um novo objetivo faça as seguintes perguntas:

O novo objetivo é razoável?

Tem lógica dentro da narrativa?

Você conseguiu mostrar para o leitor que as prioridades do seu protagonista mudaram?

E como sempre digo, estas são sugestões para escritores iniciantes.

Cada escritor tem o seu estilo pessoal, cada escritor é um universo e cada história tem suas necessidades específicas.

Sinta-se livre para experimentar como quiser, e teste com seus leitores beta como foi a recepção de seus experimentos. Quebre qualquer regra ou sugestão e veja o resultado.

Para cada uma dessas sugestões, existem muitos exemplos de escritores experientes que fazem o oposto e fica DOIDIMAIS!

Mas é exatamente por serem experientes, por conhecerem a fundo os mistérios da narrativa, que eles conseguem quebrar qualquer expectativa de seus leitores, seja com personagens que mudam de objetivo a cada momento, etc.

Voltando ao nosso assunto, tenha a URGÊNCIA sempre em mente ao trabalhar uma cena. O que é mais importante na história nesse momento? O que é mais importante para os personagens envolvidos nessa cena, nesse momento?

Para finalizar, vamos ver dois tipos de objetivos:

OBJETIVOS EXTERNOS e OBJETIVOS INTERNOS
Uma das formas de criar personagens mais profundos é dando a eles objetivos externos e internos dentro da narrativa.

OBJETIVOS EXTERNOS
Se você pode ver, tocar, sentir gosto, escutar, cheira, significa que a coisa em si faz parte do OBJETIVO EXTERNO. É um objetivo físico, algo que precisa se conseguido, seja um objeto, uma fuga de algum lugar ou prisão, casar com alguém, comprar uma casa, superar uma doença.

Ou seja, é um objetivo que está FORA da alma do protagonista, que se refere ao mundo físico.

Em o Mágico de Oz, o objetivo externo de Dorothy é VOLTAR PARA CASA, que se subdivide em sub-objetivos SALVAR TOTÓ (que foi condenado no começo do filme) , IR NA CIDADE ESMERALDA, (depois de ser levada para o mundo de oz lá por um tornado) VER O MAGO DE OZ, VENCER A BRUXA DO MÁ DO OESTE.

OBJETIVO INTERNO
Objetivos ligados a necessidades emocionais, espiritualidade, lições de vida, desejos internos, desejo de superação de algum fracasso ou trama, desejo de desvendar algum mistério, etc.

Em o Mágico de Oz, o objetivo interno de Dorothy é buscar um lugar onde possa viver em paz, ela também busca encontrar o que mais deseja, aceitar a vida que tem em sua fazenda e descobrir que “não existe nenhum lugar como o próprio lar”, ou seja, aprender a valorizar o que se tem.

Objetivos interiores devem ser mais claros, e e menor número, para a caracterização ficar bem clara para o leitor. Objetivos exteriores podem ser diversos, e alterar para cada fase da narrativa!

Esse oBJETIVOS INTERNOS E EXTERNOS, parte do OMC, objetivo, motivação e conflito, devem estar presentes em cada personagem importante de sua história, mesmo que não apareçam na narrativa.

Dessa forma, você saberá o que está motivando as ações dos personagens do seu livro. E quanto seus personagens possuem motivações pessoais dentro da história, conflitos e objetivos, eles se tornam mais vivos para o leitor, e passam, com suas decisões, a participar ativamente da criação da trama. Pois esses diversos objetivos se chocarão, causando MOTIVAÇOES e CONFLITOS, que serão os temas dos próximos NITRODICAS!

ENCERRAMENTO

E esse foi mais um NITRODICAS!

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça o meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o Érika e Newton – Inglês por SKYPE!

Temos um Podcast de Inglês Semana, dicas diárias de vocabulário e gramática, tutoriais de como aprender inglês sozinho pela internet e muito mais!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

Eu também participei da escrita do Guia de Cenário Legião, que deverá ser lançado em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s