Titus Groan (Gormenghast #1) – Mervyn Peake | NITROLEITURAS #fantasia #horror #gótico

Iniciando um dos maiores clássicos fantasia sombria do século XX, a famosa trilogia Gormenghast, que INFLUENCIOU TODO MUNDO da literatura NEW WEIRD (Neil Gaiman, China Miéville, Glen Cook, etc.. etc.. etc..). Uma trilogia estranha e original, apreciada tanto como “alta literatura” quanto como uma obra prima da fantasia sombria.

Titus Groan (Gormenghast #1) – Mervyn Peake | 400 pgs, Overlook, 1991 (1ed. 1941) NITROLEITURAS #fantasia #gótico #horror #comédia | Lido de 01.09.17 à 05.09.17

SINOPSE
Titus, o Herdeiro de Gormenghast está entre as maiores obras da língua inglesa. É literatura fantástica e não se assemelha a nada que tenha sido escrito antes ou depois. Gormenghast é um castelo antiquíssimo, do tamanho de uma cidade e que, tanto quanto sabemos, pode ser a única construção em todo o mundo.

Sem pontos de referência para a nossa realidade, o romance adquire uma atmosfera surreal e mágica. As personagens são todas elas bizarras: o taciturno e cadavérico Mr. Flay, o vulgar e obeso Swelter, o ligeiramente deformado mas brilhante Steerpike. E Titus, o herdeiro de Gormenghast. O castelo de Gormenghast é um mundo de pesadelo e nenhuma pessoa sã lá quereria viver… e no entanto, quão estranho, belo e divertido é esse mundo! Arrisque- se nesta leitura pois nunca mais a irá esquecer.

Mais Dickens que Tolkien, “Titus, o Herdeiro de Gormenghast” tem a dimensão granítica de um alicerce subterrâneo, domínio de onde respiga muito da sua soturnidade, mas flúi, página a página, com a graciosidade de um poema largado ao vento; concorrendo para o efeito a galeria de personagens excêntricas que o compõem, na qual os vilões brilham com mais força.

Escritor, pintor e desenhista, Mervyn Peak é talvez um dos autores literários ingleses mais injustamente desconhecido. Esta circunstância deve-se talvez ao facto dos seus livros de ficção não se encaixarem não só no cânone modernista da Literatura Inglesa da primeira metade do século XX, como também em outros géneros menos óbvios que os círculos académicos da sua época marginalizavam, tal como a fantasia e ficção científica. De facto os seus romances abordam um gênero difícil de definir que oscila entre um certo «realismo mágico» e uma atmosfera que nos lembra Franz Kafka.

Peak nasceu na China em 1911, mas mudou-se para Inglaterra aos doze anos onde viveu até ao final da sua vida, em 1968. Os seus estudos incidiram sobretudo nas artes visuais, tornando-se um pintor e um ilustrador relativamente conhecido. O seu amor pelas artes plásticas está bem patente nas suas longas descrições literárias, transformando-as em quadros que o leitor poderá facilmente visualizar, e onde nunca faltam rigorosas notações de cor, luz e perspectiva.

RESENHA

TITUS GROAN é o primeiro livro da trilogia GORMENGHAST uma série por Mervyn Peake feita dos romances Titus Groan , Gormenghast , e Titus Alone e a novela menos conhecida “Boy In Darkness”, que tem lugar em algum momento antes do segundo livro.

Caso Mervyn Peake não tivesse sido acometido pelo mal de Parkinson, Titus Groan deveria ter sido os três primeiros de uma série seguiria toda a vida do protagonista. O quarto livro chamaria-se Titus Awakes e Peake até mesmo escreveu suas primeiras páginas, antes de morrer. O fragmento foi transformado em um livro pela filha de Peake e publicado em junho de 2011.

Entre os grandes admiradores de Peake estão todos os grandes nomes da fantasia, como Paul Anderson, Ursula K. Leguin, Clive Barker, Stephen King, China Miéville, Neil Gaiman, entre tantos outros. Michael Moorcock, por exemplo, foi o responsável pela divulgação dos livros de Peake, e sempre cita a trilogia Gormenghast , uma de suas maiores influências, uma obra-prima da literatura em geral.

Em 2000, a BBC adaptou o trabalho para a tela pequena como um projeto explicitamente para o novo milênio, com foco nos dois primeiros livros que envolvem Steerpike.

A narrativa de TITUS GROAN tem elementos de fantasia e se passa em um mundo imaginário, mas sem dragões, elfos, ou batalhas épicas etc. A trilogia foca nas conspirações de um grupo de pessoas estranhas e terríveis que vivem dentro de um castelo do tamanho de uma cidade, com uma estrutura aparentemente auto-sustentável e sem contato com o mundo exterior além de algumas aldeias, alguns lagos, e uma montanha sinistra.

Em resumo, o livro conta os acontecimentos ao redor do nascimento e primeiro ano de vida de Tito Groan, o Earl 77 de Groan, é o governante de Gormenghast, o castelo de mesmo nome. Com o seu nascimento, a antiga ordem da cidade-castelo é abalada, alterando a vida de se seus bizarros habitantes, como o anti-herói Steerpike, a irmã de Titus, Lady Fúccia, o degenerado Dr. Prunesquallor, o monstruoso chefe de cozinha Abiatha Swelter , o sombrio pai de Tito, Lorde Sepulchrave , e a Condessa Gertrude, a fria e sociopata mãe de Titus, entre outros.

A história é bem sombria, expondo uma visão cínica dos tradicionais lugares-comuns da literatura de fantasia.

A saga parece ser uma espécie de crítica à tradição da realeza inglês. É muito interessante comparar a corte de Gormenghast com a família real inglesa e sua longa tradição. A crítica ao formalismo tradicional dos ingleses, esse atenção obsessiva aos detalhes tradicionais, ào modo “apropriado” de comportamento, é levada aos extremos no ritualismo que emtumba os personagens da saga.

A bizarrice dos personagens, que parece ter sido inspirada em uma mistura de Kafka e Dickens, pode ser vista influenciando os monstros de Clive Barker, por exemplo, principalmente na série Abarat. Tim Burton também parece ser um herdeiro desse estilo gótico criado por Mervyn Peake.

A prosa é muito bela, poética, meio barroca mais cheia de ironia e humor auto referencial. Peake usa de técnicas modernistas, como fluxo de consciência, misturando literatura de fantasia com alta literatura. O estilo de Peake segue uma descendência direta de Poe, dos romances góticos do século XIX, e da turma do horror pulp americano da década de 20, como Lovecraft, Clark Asthon Smith, entre outros. A desordem física da cidade-castelo de Gormenghast e desordem espiritual dos personagens e seus infindáveis e milenares costumes e rituais, são descritos com uma linguagem poética, sombria e recheada de humor negro.

Peake também intercala a narrativa com algumas narrativas paralelas sombrias, focados em personagens secundários do universo de Gormenghast, detalhando mais ainda o bizarro cenário.

A arquitetura de Gormenghast é um dos personagens da narrativa, e cria imagens que lembram o cinema impressionista alemão, como se fosse uma versão de fantasia do Gabinete do Doutor Caligari.

Uma curiosidade: Mervyn Laurence Peake, escritor inglês, poeta e ilustrador, nunca chegou a conhecer o sucesso que os seus livros sobre Gormenghast tiveram, uma vez que só foram valorizados e apreciados após a sua morte. Em 2008, a revista Times incluiu o nome de Peake na lista d’Os 50 melhores escritores britânicos desde 1945.

A história não só foca nos personagens como no próprio castelo-cidade de Gormenghast, que parece ser uma criatura viva, uma entidade lovecraftiana que degenera todos que o habitam. Este é o cenário onde se desnudam as paixões humanas, a fome de poder e de vingança, raiva, cobiça, amor e ódio, um lugar de solidão infinita e de desejo de conhecer o que existe por trás de suas muralhas monolíticas.

Steerpike, o protagonista de TITUS GROAN, parece ser uma espécie de avatar do escritor, e imagino o quanto de sua vida pessoal deve estar disfarçado e oculto entre as narrativas de Titus. É ele que cria o caos e provoca uma espécie de guerra civil que irá abalar a rígida e milenar hierarquia da cidade-castelo.

Steerpike e sua guerra contra a corte de Gormenghast serve também como um comentário sobre decadência da realeza Europeia e a ascensão de ideologias mais jovens, como a democracia e o socialismo, que aconteceu na Europa durante a parte final do século XIX e o começo do século XX.

É como se Gormenghast fosse uma mini-europa, um conflito entre a aristocracia clássica e a nova ideologia de igualdade democrática que surge, um conflito sangrento, é claro.

É interessante ver em Steerpike uma das inspirações para a criação do personagem Littlefinger do Game of Thrones, pois George R. R. Martin já confessou várias vezes sua reverência pela trilogia Gormenghast.

Outro aspecto interessante e bem moderno, visto que Peake escreveu Gormenghast no mesmo período que Tolkien escrevia o seu Lord of The Rings é um ponto de vista mais mais existencialista e psicanalítico de seus personagens. Personagens agem sem ter consciência de suas ações, incorporando as revelações da psicanálise freudiana sobre as motivações inconscientes das ações humanas. O tom existencialista e cínico da narrativa e a moralidade cinzenta contrasta muito com a moralidade mais maniqueísta do Lord of the Rings.

Em resumo, Titus Groan é uma espécie de Downton Abbey, se fosse filmado e alterado por Tim Burton, com um roteiro escrito por Clive Barker, Lovecraft e Stephen King!

Dentro do universo de escritores de fantasia sombria, Mervyn Peake é um gigante. Notei, a cada página, como Gormenghast influenciou autores como Michael Moorcok, Clive Barker, Neil Gaiman, Terry Pratchett, China Miéville, e tantos outros ligados à literatura Weird e New Weird. Gormenghast é como o Senhor dos Anéis da fantasia sombria contemporânea.

TITUS GROAN é uma obra de fantasia cerebral, que mistura alta literatura com investigação psicológica, humor negro e uma prosa poética e cativante.

Recomendado para leitores exigentes, que curtem histórias de fantasia sombrias com uma prosa bem trabalhada e poética, e situações originais e personagens bizarros.

Eu adorei! 🙂

ONDE COMPRAR:
NITROBLOG – Associados Amazon Link : https://goo.gl/o5NXAA

BONUS STAGE!

IMAGENS DA TRILOGIA GORMENGHAST!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s