As MOTIVAÇÕES do PROTAGONISTA! | NITRODICAS 42 #dicasparaescritores #video

Tema do NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes de hoje:

As MOTIVAÇÕES do PROTAGONISTA! | NITRODICAS 42 #dicasparaescritores

DOWNLOAD do PDF com o Script do Nitrodicas de hoje!
ND#042 – AS MOTIVAÇÕES do PROTAGONISTA! – NITRODICAS 42 (PDF)
Link: https://goo.gl/ViGh7Q

POST do NITRODICAS de hoje no NITROBLOG!
http://wp.me/p3oZGE-1wR

Um abraço do Newton Nitro!

_____________________________

ND#042 | AS MOTIVAÇÕES do PROTAGONISTA! | NITRODICAS 42 #dicasparaescritores #video

INTRODUÇÃO
Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro, do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores e onde posto meus contos, livros e poemas de fantasia e horror para download gratuito, do NitroDungeon Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

TEMA DO VÍDEO DE HOJE

O vídeo de hoje faz parte da série sobre o OMC, o conceito de analisar e criar tramas, personagens, cenas, arcos narrativos, entre outros elementos a partir da tríade de OBJETIVO, MOTIVAÇÃO e CONFLITO.

E hoje vamos falar sobre as MOTIVAÇÕES do seu PROTAGONISTA!

DEFININDO A MOTIVAÇÃO DO SEU PROTAGONISTA

Se o OBJETIVO é O QUÊ o seu protagonista almeja, a MOTIVAÇÃO é o PORQUÊ! Por que os seus personagens querem atingir os seus objetivos?

MOTIVAÇÃO é o que leva o seu personagem a conquistar o seu objetivo. É o combustível do personagem.

Personagens podem ter várias motivações que apontam para um objetivo específico. Entretanto, escritores iniciantes devem dar aos seus personagens pelo menos UMA motivação BEEEEM FORTE!

O segredo das MOTIVAÇÕES é mantê-las SIMPLES, FORTES e FOCADAS!

Escrever é comunicar. Se você falhar em comunicar ao seu leitor o que motiva os seus personagens, você irá confundir o leitor. Se você falhar em revelar o porquê o personagem age de determinada forma, sem que seja esta o seu plano com a narrativa, você corre o risco do leitor não se identificar com os personagens, ou pior, não acreditar na verisimilitude dos seus personagens dentro da lógica da narrativa.

Quando ocorre uma falha na comunicação entre o escritor e o leitor, o que normalmente ocorre é o leitor desistir da leitura.

Tudo é possível na ficção, DESDE QUE você ajude ao seu leitor a ENTENDER o PORQUÊ os seus personagens fazem o que fazem, e entender o PORQUÊ de suas escolhas.

A MOTIVAÇÃO é a magia que ajuda o seu leitor a se identificar e empatizar com o seu protagonista!

Um PERSONAGEM deseja um OBJETIVO PORQUE está MOTIVADO!

Um PROTAGONISTA deve chegar a uma história já com bagagem pessoal. Seja um problema psicológico profundo de quando era criança ou algo que acabou de acontecer com eles próximo ao começo da história, essa questão pessoal – ou problema – é o que os motiva a buscar um OBJETIVO ou vários OBJETIVOS e a enfrentar CONFLITOS para ATINGI-LOS.

MOTIVAÇÃO DE NEO
Em The Matrix, Thomas Andersen, o Neo, começa a narrativa descrente tanto em si mesmo como do mundo ao seu redor.

Quando Morpehus diz para ele escalar o prédio para escapar do agente Smith, Thomas não vai muito longe antes de desistir. “Não posso fazer isso”, ele diz enquanto volta para dentro.

É essa falta de confiança em si mesmo, tanto dentro como fora da Matrix, que fica no coração da luta pessoal de Neo. Uma falta de confiança que será resolvida quando ele aprender a ter fé em sua própria capacidade. O que o MOTIVA é o DESEJO DE ACREDITAR EM SI MESMO, em SUA CAPACIDADE DE AUTO-REDENÇÃO, é uma jornada de uma visão cínica e determinista do mundo para uma visão de auto-determinismo.

MOTIVAÇÃO DE LUKE
Em Star Wars – Episódio 4, A New Hope, Luke Skywalker começa em um senso de auto-motivação, um desejo forte o suficiente para enfrentar os desejos de seu tio para sua vida e decidir seu próprio caminho.

Ele é imaturo, pois, uma das maiores diferenças entre uma mentalidade infantil e uma mentalidade adulta é a capacidade de assumir e tomar as próprias decisões, custe o que custar.

Mas isso muda assim que ele encontra Ben e descobre a história de seu pai jedi.

E isso planta nele a semente de descobrir o mundo que existe além de Tatooine. Com a morte dos seus tios pelas forças imperiais, sua motivação fica bem clara, ele quer tanto APRENDER TUDO QUE PODE SOBRE OS JEDIS, e AJUDAR OS REBELDES A DERROTAR O IMPÉRIO.

MOTIVAÇÕES MENORES
Você deve também criar RAZÕES FORTES para cada ação dos personagens em sua narrativa.

Por exemplo, por que o NEO retorna para a Matrix depois que o Agente Neo capturou o Morpheus?
Para resgatar Morpheus.

Por que Morpheus leva NEO para o Oráculo?
Porque Neo quer entender o seu lugar no mundo, e se pode ou não confiar no que Morpheus lhe diz.

Por que Luke sai de Tatooine junto com Obi Wan Kenobi?
Depois da morte dos seus tios, ele quer se aliar à aliança rebelde e descobrir mais sobre esses misteriosos Jedis.

COMO CRIAR MOTIVAÇÕES IMPORTANTES PARA O SEU PROTAGONISTA

As motivações do seu protagonista devem ser importantes, devem envolver algum tipo de risco sério para o protagonista.

Por exemplo, uma heroína que quer abandonar um marido violento. Sua motivação poderia ser o DESEJO de PROTEGER sua FILHA. Éssa é uma motivação CLARA e IMPORTANTE, duas qualidades ótimas, além de PROVOCAR EMPATIA e ENTENDIMENTO no leitor.

Narrativa empolgantes levam os protagonistas a fazerem coisas que eles normalmente não fariam. Para você conseguir isso de maneira convincente, o segredo é a MOTIVAÇÃO IDEAL para o personagem. E motivação ideal envolve um RISCO de algo importante para o PERSONAGEM.

Outro segredo de uma história empolgante é ir CERCANDO e LIMITANDO as escolhas do PROTAGONISTA. Você não pode dar ao seu PROTAGONISTA a oportunidade de DESISTIR ou RECUAR da narrativa.

Jogue ele NO MEIO DE UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL e FECHE TODAS AS SAÍDAS ao longo da narrativa. Ou ele enfrenta o CONFLITO PRINCIPAL ou ele SUCUMBE.

Se ele ensaiar uma fuga, aumente as complicações e torne essa tentativa de fuga como algo que simplesmente PIOROU a sua situação, FORÇANDO-O a enfrentar de uma vez por todas o conflito principal da narrativa.

E tudo isso é o trabalho de MOTIVAÇÃO do PROTAGONISTA.

MOTIVAÇÃO é o que empurra um protagonista em direção ao seu OBJETIVO.

E isso se fragmenta ao longo na narrativa.

Ao re-escrever e editar, analise cada uma de suas cenas com as seguintes perguntas:

Qual é o OBJETIVO do PROTAGONISTA nessa Cena? O quê ele quer fazer?

Qual é a MOTIVAÇÃO do PROTAGONISTA nessa Cena? Porquê ele quer fazer isso?

Qual é o CONFLITO que o PROTAGONISTA enfrentará nessa Cena? O que impedirá ele de fazer isso?

E veja se as respostas estão claras. Se não estiver, é hora de RALAR NA REESCRITA!

DOIS TIPOS DE MOTIVAÇÃO – MOTIVAÇÃO INTERNA e MOTIVAÇÃO EXTERNA

A MOTIVAÇÃO INTERNA é o que se passa na alma do protagonista que o motiva a agir. Normalmente, um protagonista tem UMA MOTIVAÇÃO INTERNA FORTE, que organiza sua personalidade.

Por exemplo, a Motivação Interna de NEO é acreditar em si mesmo, acreditar que ele pode realmente ser o The One.

A MOTIVAÇÃO EXTERNA é a razão EXTERIOR à ALMA DO PERSONAGEM que o motiva a agir. Motivações Externas se multiplicam em uma narrativa, mas, quando a obra tem unidade, estão submetidas a uma motivação externa geral.

Por exemplo, a Motivação Externa de NEO é, no começo, descobrir o mistério de uma mensagem que recebeu “siga o coelho”, que o leva à seguir mulher com uma tatuagem de coelho até um clube onde encontra Trinity pela primeira vez. Depois, ao acordar em seu escritório, ele recebe um aviso de que os Agentes estão atrás dele. Ao ver que é verdade, sua motivação é escapar de qualquer maneira, o que o leva a seguir as instruções de Morpheus. E por aí vai!

CADA PERSONAGEM É UM UNIVERSO
Lembrando, cada OMC de cada personagem é diferente. Mas tudo em uma narrativa deve fluir a partir dos seus personagens. Examine cada um dos personagens para ver se são pessoas ficcionais motivadas o suficiente para fazer as escolhas necessárias que irão levar a sua trama a diante.

ATENÇÃO: CUIDADO COM AS COINCIDÊNCIAS!

A COINCIDÊNCIA não deveria substituir a MOTIVAÇÃO. A não ser, é claro, que essa seja o objetivo do escritor, como em obras de caráter humorístico ou satírico.

Porém, o que eu vejo em muitos escritores iniciantes usam de coincidências para gerar tensão e suspense artificiais em uma narrativa.

Por exemplo, se o autor quer criar tensão, ele quebra o carro do protagonista em uma cidade deserta, onde, naquela mesma noite, o protagonista ouvirá gritos de um assassinato cometido ao lado do seu hotel!

Me lembro do episódio “Day 2: 6:00 p.m.-7:00 p.m.” da segunda temporada do seriado 24 horas, onde a filha do Jack Bower estava perdida numa floresta perto de LOS ANGELES e é atacada por um LEÃO DA MONTANHA ou Cougar. O episódio foi tão sem noção que entre os fãs de 24 horas é conhecido como o “cougar episode”.

O problema é essa coincidência forçada, que faz com que o leitor descole da história, e começe a rir ou a achar que a história está “forçada”.

É bem diferente de uma história onde um protagonista, motivado pelo desejo de testar sua coragem matando um leão da montanha se encontra com um desses animais, depois de seguir para onde eles vivem.

Sempre crie motivações fortes para os seus protagonistas. Mesmo que você use de coincidências, para a história funcionar, as ações ou reações do protagonista precisam estar bem motivadas, tanto internamentes quanto externamentes.

O segredo é sempre a MOTIVAÇÃO e não a COINCIDÊNCIA.

Caso você use de COINCIDÊNCIA na sua história, lembre se que o que importa são as DECISÕES dos personagens que foram jogados em uma momento acidental. A coincidência é usada apenas como ponto de partida para gerar as reações a partir das MOTIVAÇÕES INTERNAS e EXTERNAS dos personagens envolvidos.

A coincidência ou o evento acidental e randômico serve como um CHAMADO PARA A AVENTURA, para quem conhece o Monomito do Herói do Joseph Campbell ou o The Writer’s Journey do Christopher Vogler.

São as ESCOLHAS DO PROTAGONISTA que atraem um leitor para uma história e não as coincidências, nesse caso.

Não faça personagens se encontrarem por pura coincidência, isso deixa a cena muito sem graça. Se eles forem se encontrar, dê motivações externas claras.

Por exemplo:

Cena mais fraca: os dois personagens se encontram em uma lanchonete por pura coincidência, apenas porque a trama precisa que eles se conheçam.

Cena mais interessante: um personagem descobre que a personagem que ele tem interesse trabalha em uma lanchonete. Ele vai na lanchonete, motivado a finalmente chamá-la para um cinema. Sem coincidência e com oportunidade para conflito, por exemplo, o chefe da lanchonete pode criar confusão ao ver os dois conversando no meio do expediente.

ENCERRAMENTO

E esse foi mais um NITRODICAS!

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça o meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o Érika e Newton – Inglês por SKYPE!

Temos um Podcast de Inglês Semana, dicas diárias de vocabulário e gramática, tutoriais de como aprender inglês sozinho pela internet e muito mais!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

Eu também participei da escrita do Guia de Cenário Legião, que deverá ser lançado em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

_________________

Escrito por NEWTON NITRO em 18 de Setembro de 2017.


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s