SAGA CICLO DAS TREVAS – The Core (Demon Cycle #5) – Peter V. Brett + resenhas dos volumes anteriores! | NITROLEITURAS #fantasia #horror #resenha

Minhas impressões do TOMO de 800 páginas que encerra de maneira DOIDIMAIS o Demon Cycle, ou o CICLO DAS TREVAS de Peter V. Brett!

The Core (Demon Cycle #5) – Peter V. Brett | 780 pgs., Del Rey 2017 | Lido de 04.10.17 a 11.10.17 | NITROLEITURAS #fantasia #horror #épico#sombrio #brutal #demoncycle


SINOPSE

O autor de best-seller do New York Times Peter V. Brett traz uma das sagas de fantasia mais imaginativas do século XXI para um fim épico.

Em um mundo desolado, demônios sedentos de sangue perseguiram a noite, eliminando a raça humana até que esta se agrupe em pequenas cidades fortificadas, dependentes de magias baseadas em símbolos para protegê-los.

Então, dois heróis surgiram – homens tão próximos quanto irmãos, ainda que divididos por uma traição amarga.

Arlen Bales tornou-se conhecido como o Homem Tatuado, tem o corpo marcado da cabeça aos pés com poderosos símbolos mágicos que lhe permitem lutar contra demônios e emergir vitorioso.

Jardir, armado com armas magicamente protegidas, chama a si de o “Libertador”, uma figura profetizada para unir a humanidade e levá-los à vitória no Sharak Ka – a guerra final contra o povo demônio.

Mas, em seus esforços para levar a guerra aos demônios que habitam as profundezas de seu mundo, Arlen e Jardir provocaram uma reação demoníaca que pode levar ao fim de tudo, o terrível Enxame.

Agora, a guerra é inevitável, e a humanidade será destruída, a menos que Arlen e Jardir, com a ajuda da esposa de Arlen, Renna, possam quebrar o espírito de um príncipe demoníaco capturado e forçar a criatura a levá-los ao Núcleo, onde a A Mãe dos Demônios cria seu exército inesgotável.

Confiando em seus confidentes mais próximos, Leesha, Inevera, Ragen e Elissa, para reunir os povos das Cidades Livre e liderá-los contra o Enxame, Arlen, Renna e Jardir partem em uma busca desesperada para as profundezas mais sombrias do mal.

Nenhum deles espera retornar vivo.


RESENHA

Com THE CORE, Peter V. Brett encerra o seu Demon Cycle, no livro 5, referenciando o V, o cinco em algarismos romanos, na inicial entre o seu nome de escritor. E que final sensacional!

O Demon Cycle segue a linha de excelentes sagas de fantasia brutal (Grimm Fantasy) dos últimos dez anos, e se ressalta pela originalidade do mundo criado por Peter V. Brett. É o que mais me fascina na saga.

Um cenário que recria o tropo (lugar comum) dos demônios de fantasia, misturando-os com monstros elementais e dotando-os de uma psicologia de raça alienígena insetóide, com direito a rainha alien procriadora, drones e tudo o mais.

O sistema de magia, baseado em “wards” ou símbolos místicos que são traçados no ar, no chão, tatuados em pele, e mais uma infinidade de aplicações, é bem interessante e explorado até a suas últimas consequências.

Mas o segredo da narrativa, como sempre, está nos personagens da saga. Os protagonistas Arlen Bales, Renna Tanner, Leesha Paper, Rojer Inn, Ahmann Jardir, Inevera, Ragen Messenger, Elissa Messenger, entre tantos outros, possuem arcos fascinantes. Eles cometem erros e acertos, mudam de acordo com suas escolhas, se encontram e se desencontram e, mesmo em um mundo extremamente cruel como o que vivem, conseguem ter esperança de um futuro melhor.

E essa é a minha primeira impressão depois de ler a saga Demon Cycle inteira: uma fantasia brutal com todos os artifícios do gênero (cenas de tortura, crueldade, muita violência, batalhas épicas, reviravoltas trágicas), mas cuja jornada sombria é tingida de esperança. Ou seja, uma espécie de “fantasia brutal otimista”, se fosse criar um termo para o estilo do Peter V. Brett.

Nesse livro final, Peter tenta realizar a árdua tarefa de reunir os múltiplos personagens POV (pontos de vista narrativo) em uma trama focada no conflito final contra os demônios. Apesar de muitas voltas e algumas cenas e narrativas que não são tão necessárias para a trama principal, THE CORE consegue fechar as diversas pontas soltas dos livros anteriores, e dar uma conclusão para toda a bagagem emocional e dramática dos personagens principais.

O escopo de THE CORE é enorme, com a narrativa se alternando entre a jornada estilo “Inferno de Dante” de Arlen Bales e seus “companheiros de aventura” para o ninho principal dos demônios, e o que acontece na superfície, com os diversos reinos enfrentando as hordas demoníacas, que, por causa das ações dos heróis, resolveram aniquilar completamente os reinos humanos.

Nesse volume final, o nível de magia é tão alto que a narrativa vira algo como uma história de super-heróis em um mundo de estilo medieval, um gênero que está se tornando popular ultimamente (como nos romances do Brandon Sanderson, como Mistborn e até mesmo o The Way of Kings).

É tanta aura queimando para todo lado, “wards” explodindo, combates épicos com armas mágicas, que senti uma forte influência de Dragon Ball, principalmente no ato final do livro.

Mas o tom é brutal, sanguinolento e violento, com personagens importantes morrendo, muito sofrimento generalizado, protagonistas forçados a realizar escolhas difíceis, etc.

A escrita de Peter continua eficiente, com um bom uso de diálogos para fazer exposição, momentos de prosa mais poética, mas sempre focada em uma experiência mais cinematográfica do leitor.

Ele tem a tendência de revelar demais sobre a psique dos personagens, principalmente quando um protagonista POV tem o poder de ler auras, mas a leitura é prazerosa para o gênero de fantasia épica. E as cenas de ação, como sempre, são sensacionais! É o ponto forte do escritor!

Fora dos arcos principais, gostei muito de diversos mini-arcos de personagens secundários espalhados pelo livro, principalmente o de uma gangue de meninos e meninas abandonadas que ganharam super-poderes depois de se alimentarem da carne de demônios. Uma espécie de Morlocs, os mutantes rejeitados do mundo de X-Men, versão medieval!

Gostei muito da saga Demon Cycle, principalmente agora com esse final bem feito! Recomendo para quem curte séries de fantasia brutal e sombria com bastante ação, um sistema de magias bem interessante, alto nível de magia, e que aborda temas como a natureza da fé, a necessidade ou não de um salvador ou messias, e questões de gênero!


ONDE COMPRAR

Amazon:
The Core: Book Five of The Demon Cycle (Inglês) Capa dura – 3 out 2017
por Peter V. Brett (Autor)

Link: https://goo.gl/oNaTdq

Um grande abraço do NEWTON NITRO!


BONUS STAGE!

Minhas resenhas do DEMON CYCLE – CICLO DAS TREVAS do 1 ao 4!

O Homem PintadoO Homem Pintado by Peter V. Brett
My rating: 4 of 5 stars

Uma história enxuta e muito bem escrita. Um excelente debut, ultimamente tenho lidos debuts de autores de fantasia que são muito melhores do que os livros posteriores, penso que é pela alta quantidade de reescrita feita antes do lançamento, a vontade (como vejo com o Marca da Caveira), de mostrar o seu melhor em seu primeiro livro. E O HOMEM PINTADO é um desses livros, polido ao extremo.

Apesar da descrição um pouco esteriotipada de uma cultura inspirada no islamismo, a segunda parte é bem interessante também.

A primeira e segunda partes são excelentes, muito bem escritas, foco em personagem, construção de personagens bem feita, a infância dos três personagens POV muito bem escrita, não me incomodaria se fossem mais longas.
A terceira e quarta partes do livro excelentes cenas de ação, e uma cultura exótica interessante, apesar de um pouco esteriotipada ao meu ver.

Os demônios, entretanto, são muito bem descritos com suas ações destrutivas diferenciados com base no tipo. E mesmo que a maioria dos demônios que encontramos parecem mais como forças elementares da natureza, em vez de seres pensantes com uma vontade própria, nós começa a conhecer alguns demônios que demonstram ação intencional, bem como ver indícios de que lá estão ocultas profundidades para o mundo dos demônios.

A cultura hipermachista do povo do deserto me incomodou muito, além das visões de mundo e do tratamento das mulheres no restante do cenário. E também me irritou o uso, mais uma vez, do tropo do estrupro como elemento narrativo em personagens femininas, que já estou um pouco cansado de ver.

Mas gostei muito do livro, um começo de série bem legal, vamos ver os próximos 4 da série. O que mais me atrai nessa série é o cenário, bem opressivo, bem interessante, onde, apesar dos demônios, são os humano os verdadeiros monstros da narrativa.

Recomendadíssmo!


View all my reviews

The Great Bazaar & Brayan's GoldThe Great Bazaar & Brayan’s Gold by Peter V. Brett
My rating: 4 of 5 stars

Duas histórias que eram capítulos do primeiro livro da série Demon Cycle, publicados separadamente. Mais aventuras do Homem Pintado e a apresentação de um personagem coadjuvante do mundo apocalíptico da série. Muito legal, uma mistura de narrativa de kung fu, ação estilo Indiana Jones. Devia ter sido incluído no The Warded Man. Lido de 14.11.15 a 15.11.15.

View all my reviews


The Desert Spear (Demon Cycle, #2)The Desert Spear by Peter V. Brett
My rating: 4 of 5 stars

Excelente sequência, agora com uma investigação maior na civilização do deserto inspirada em uma mistura de civilizações árabes, asiáticas e com uma linha filosófica espartana. É uma sequência bem imprevisível, seguindo uma direção que eu não esperava ao terminar o Warded Man (Demon Cycle #1).

Apesar da cultura absolutamente machista e repugnante do povo do deserto, gostei muito da história de Jardir. Arlen está cada vez mais interessante e trágico em sua jornada como o Homem Pintado, Leesha ganha uma parte grande da história, e temos a introdução, finalmente, de uma guerreira feminina que (quase) fica no nível do Homem Pintado.

Gostei muito da narrativa, apesar do tom melodramático meio exagerado em algumas partes, mas o livro é muito divertido, com uma história interessante, e que trás uma originalidade que curto muito ao ler fantasia contemporânea. A mistura de horror, melodrama, ação, aventura, kung fu, intrigas palacianas e narrativa messiânica deu muito certo, nesse segundo livro!

E vamos que vamos para o DAYLIGHT WAR (Demon Cycle #3)

Lido de 17.11.15 a 21.11.15

View all my reviews


The Daylight War (Demon Cycle, #3)The Daylight War by Peter V. Brett
My rating: 3 of 5 stars

The Daylight War (Demon Cycle #3) – Peter V. Brett (Random House, 2013, 830 pgs.) | Lido de 23.11.15 à 26.11.15.

Esse volume da série Demon Cycle me deixou confuso, tem um final DOIDIMAIS MASSAVÉIO, partes muito, mas muito boas, outras mais ou menos e outras bem fracas.

De bom continua o cenário original da saga, o sistema de magia bem construído, o detalhismo nas culturas e costume dos povos descritos, a trama apocalíptica e os detalhes sobre o passado de um dos protagonistas (apesar de ter “matado” o personagem como vilão, na minha opinião).

De mais ou menos foi a enorme quantidade de “fillers”, uma enxeção de linguiça dos diabos, se eu editasse esse livro “enxugaria” umas duzentas páginas, pelo menos. E de ruim, mas brega mesmo, é o excesso de sexo e de subtexto machista ao extremo (e acredito que até meio inconsciente por parte do escritor) do livro.

As cenas de sexo são bem bregas, alguns personagens ficaram bem deturpados, e o machismo em algumas cenas e caracterizações está ficando insuportável, e quase me fez parar de ler (comentei algumas cenas e elementos da trama com minha esposa, e ela teria jogado o livro pela janela, se estivesse lendo).

Assim, recomendo com ressalvas, as 700 páginas do livro tem apenas 200 que avançam a trama, a coisa fica bem lenta no meio, apesar dos momentos de caracterização, tive que aguentar muitas cenas de sexo, que, para mim, saíram um pouco do clima estabelecido pelo primeiro e FANTÁSTICO livro da série.

Mas já que estou comprometido com a série, e já comprei os livros todos, vamos que vamos para o quarto livro, o Skull Throne, e seja o que Everon (o Deus da saga) quiser!

View all my reviews


 

The Skull Throne (Demon Cycle, #4)The Skull Throne by Peter V. Brett
My rating: 4 of 5 stars

Um livro muito melhor do que o Daylight War, com o Peter V. Brett focando nos elementos que acho mais interessantes na saga Demon Cycle.

Essa é uma saga que me deixou confuso, o primeiro livro é fantástico, mas o foco cada vez maior nos Krasians, que, inicialmente achei interessante mas por causa da grande arrogância e do enorme poder marcial misturado com um machismo e um fanatismo medonho, acabei antipatizando demais com esses protagonistas, chegando até a torcer para os demônios, os principais antagonistas da saga.

Depois do Daylight War, que se salvou com um final emocionante (e com um gancho, assim recomendo ler o livro 4 depois do livro 3), o Skull Throne foi mais interessante, mesmo que, a história que eu realmente gostaria de ler, a do Warded Man, foi, novamente, deixada de lado para focar em tramas de personagens coadjuvantes, conspirações palacianas e na guerra entre o povo do deserto e o os reinos mais “europeus” da história.

Mas gostei muito mais do que o livro 3, e agora fico aguardando com ansiedade os próximos livros da saga. Skull Throne tem muitas batalhas, conflitos, reviravoltas e mais uma vez um final impressionante. Peter V. Brett é um fantástico escritor, com uma técnica narrativa aprimorada, do qual já virei um admirador.

A narrativa está bem ágil, li o livro inteiro em três dias, não consegui parar de ler (diferente do Daylight War, que levei uns seis dias para terminar suas 880 páginas).

Fica a recomendação, é um livro longo (800 páginas!), mas, se o leitor se deixar levar pela história, sem ficar na fissura de saber o que aconteceu com o Warded Man, irá curtir bastante.

Lido de 27/11/2015 a 30/11/2015

View all my reviews


MEGABÔNUS STAGE SUPER COMBO BREAKER!

Foto do Peter, Mapas e Ilustrações inspiradas no DEMON CYCLE – CICLO DAS TREVAS!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s