The Circle – Dave Eggers (O Círculo) | Imagine se o Direito à PRIVACIDADE fosse um CRIME! NITROLEITURAS #resenha

Passei “The Circle” para o topo da minha lista de leitura após saber que será lançado um filme sobre ele, ou seja, antes de Hollywood destruir com a narrativa e me desmotivar a ler essa elogiada ficção científica distópica do Dave Eggers! 🙂

The Circle – Dave Eggers (O Círculo) | NITROLEITURAS 493 pgs, Knopf, 2013 | Lido de 14.10.17 a 16.10.17 | Lido no original em inglês.


SINOPSE

Nesta fábula distópica sobre um futuro muito próximo, Dave Eggers imagina uma poderosa empresa de tecnologia e as consequências de um mundo em que as informações são cada vez mais vigiadas.

Encenado num futuro próximo indefinido, o engenhoso romance de Dave Eggers conta a história de Mae Holland, uma jovem profissional contratada para trabalhar na empresa de internet mais poderosa do mundo: O Círculo.

Sediada num campus idílico na Califórnia, a companhia incorporou todas as empresas de tecnologia que conhecemos, conectando e-mail, mídias sociais, operações bancárias e sistemas de compras de cada usuário em um sistema operacional universal, que cria uma identidade on-line única e, por consequência, uma nova era de civilidade e transparência. Mae mal pode acreditar na sorte de fazer parte de um lugar assim.

A modernidade do Círculo aparece tanto na sua arquitetura arrojada quanto nos escritórios aprazíveis e convidativos.

Os entusiasmados membros da empresa convivem no campus também nas horas vagas, seja em festas e shows que duram a noite toda ou em campeonatos esportivos e brunches glamorosos.

A vida fora do trabalho, porém, vai ficando cada vez mais esquecida, à medida que o papel de Mae no Círculo torna-se mais e mais importante.

O que começa como a trajetória entusiasmada da ambição e do idealismo de uma mulher logo se transforma em uma eletrizante trama de suspense que levanta questões fundamentais sobre memória, história, privacidade, democracia e os limites do conhecimento humano.


RESENHA

Dave Eggers é um autor que começou a aparecer em diversas referências ao gênero do “realismo histérico” contemporâneo, um estilo de literatura capitaneado por David Foster Wallace, Zadie Smith, Salmon Rushdie, e as obras mais recentes de Don Delillo e Thomas Pynchon, entre outros.

É uma mistureba de elementos absurdos ou especulativos em termos de prosa, trama ou caracterização de personagens com investigações de fenômenos sociais reais e bem específicos.

De acordo com o inventor do termo, o crítico James Wood, as histórias se diferem do realismo mágico pelo seu elemento de exagero. É como se as convenções do realismo fossem levadas até às suas últimas consequências.

O foco não está na verisimilitude dos eventos e sim na discussão da moralidade, que se desenvolve ao longo da trama em níveis cada vez mais complexos de nuances e fragmentação de pontos de vista e multiplicidade de conexões entre os personagens e o ambiente.

É dentro desse foco na conectividade, presente nesse gênero de literatura, que Dave Eggers leva até as últimas consequências. Em “The Circle”, Dave continua com o humor negro presente nas obras de seus pares mas rejeita um certo otimismo característico do Realismo Histérico, enquanto aborda o fenômeno das redes sociais e aponta para um futuro onde a humanidade irá se entregar, feliz e sorridente, para um sistema totalitário baseado na conectividade excessiva e na total falta de privacidade do indivíduo.

“The Circle” é uma ficção científica ou especulativa do gênero da sátira e crítica social, é, em termos de distopias, me pareceu uma espécie de atualização do Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, com a desumanização acontecendo por meio da busca incessante por prazeres com o “panopticon”, a eterna vigilância presente no 1984 de Orwell e o conformismo com o totalitarismo de We, o clássico de Yevgeny Zamyatin.

Porém, diferente da leitura mais pesada dessas obras citadas, “The Circle” é bem acessível, tem um jeitão de best-seller de leitura rápida. Porém, esse “pacote”, pelo que eu conheço do Dave Eggers, é o modo usado para difundir os questionamentos e os receios em relação ao avanço rápido e inexorável da presença das redes sociais em todos os aspectos da vida contemporânea.

Gostei muito do livro, tem várias discussões bem interessantes e que elevaram o meu grau de paranóia com esse mega-experimento que estamos fazendo com a humanidade, apesar de ser, pessoalmente, bem mais otimista do que a visão mostrada pelo autor.

Os personagens são pouco desenvolvidos, e tendem a ser unidimensionais ou tipificados, em um estilo bem pulp. A protagonista recebe algum tipo de desenvolvimento, mas também passa, ao final do livro, uma sensação de muita superficialidade. Penso que foi uma maneira do autor ressaltar tanto os temas do romance, quanto mostrar como o excesso de conectividade reduz seres humanos a caricaturas de si mesmo. O importante em “The Circle” são as idéias.

A prosa é direta e eficiente. Gostei muito dos diálogos, passam bem o clima histérico e de “seita” da empresa do “Circle”. A trama tem reviravoltas interessantes, porém, adivinhei muito dos mistérios antes de terminar 1/3 do livro. O que foi bom, pois pude concentrar mais nos temas.

E dos diversos temas abordados, como a construção e desconstrução social da identidade, a privatização de tudo, a quantificação excessiva da vida humana, entre outros, o que mais gostei foram as narrativas que giram em torno da idéia, cada vez mais defendida na rede, de que “privacidade é roubo”, ou seja, a ilusão de que, se tudo for transparente, se todos souberem de tudo que se passa, viveríamos em um mundo melhor.

Ausência absoluta de privacidade é um dos principais pré-requisitos e regimes totalitários. O mais pernicioso é o fato de que, no caso do “The Circle”, será a humanidade que voluntariamente entregará toda a sua privacidade para se aliviar do fardo de ter que pensar por conta própria, e em troca de quinquilharias, popularidade, likes, exposição, e o escambau!

O mais sombrio da narrativa é confirmar mais uma vez que é praticamente impossível deter avanços tecnológicos, quando estes elevam o nível de conforto dos seres humanos. O medonho é como estamos dispostos a abdicar da liberdade individual e da privacidade em troca de maior conectividade e a uma vida repleta de distrações.

Recomendo, instigante e interessante!


ONDE COMPRAR:
AMAZON
https://goo.gl/MZJqCg


Um grande abraço do NEWTON NITRO!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s