Dicas para Escrever o CLÍMAX de sua HISTÓRIA! | NITRODICAS 44 #dicasparaescritores #video

Tema do NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes de hoje:

Dicas para Escrever o CLÍMAX de sua HISTÓRIA! | NITRODICAS 44 #dicasparaescritores #video

DOWNLOAD do PDF com o Script do Nitrodicas de hoje!

ND#044 – Dicas para Escrever o CLÍMAX de sua HISTÓRIA! – NITRODICAS 44 (PDF)

Link para Download do PDF

https://goo.gl/uefJHb

Um abraço do Newton Nitro!


ND#044 | Dicas para Escrever o CLÍMAX de sua HISTÓRIA! | NITRODICAS 44 #dicasparaescritores #video

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro, do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores e onde posto meus contos, livros e poemas de fantasia e horror para download gratuito, do NitroDungeon Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE e minha Conta no INSTAGRAM de Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

Antes de abordamos o CLÍMAX de uma história, vou falar um pouco sobre a técnica da IMPRESSÃO DOMINANTE de um personagem, uma forma rápida de caracterização dentro da abordagem de Objetivo, Conflito e Motivação.


A IMPRESSÃO DOMINANTE DE UM PERSONAGEM

Quando descrevemos um indivíduo, a primeira imagem que vem à mente são as IMPRESSÕES DOMINANTES de um personagem. É uma forma rápida de catalogar personagens de maneira efetiva, e de fácil uso quando estamos contando uma história.

Para isso precisamos de descrições de uma frase, que sumarizam ajudam na criação das MOTIVAÇÕES, OBJETIVOS e CONFLITOS com esses personagens em suas cenas.

Alguns exemplos:

uma enfermeira agressiva e rígida em relação às regras
uma advogada sem compaixão ou moral
um motorista de ambulância emocionalmente instável e viciado em calmantes

Outros exemplos:

Han Solo é um contrabandista espertalhão, egocêntrico porém com um coração de ouro
Princesa Leia é uma corajosa líder rebelde, determinada a fazer de tudo pela liberdade da galáxia

A IMPRESSÃO DOMINANTE é uma descrição que informa algo do caráter, da essência do personagem DENTRO DA TRAMA. É a essência que guiará o escritor em como o personagem irá reagir em determinadas situações.

O personagem certamente terá muitas outras características além da IMPRESSÃO DOMINANTE, mas todas as suas habilidades, falhas e virtudes deveriam irão girar em torno dessa essência de seu personagem.

Se um dos seus leitores betas ou editores comentarem que um determinado personagem reagiu de maneira “forçada”, ou “sem lógica em relação à sua personalidade”, cheque para ver se a ação quebrou a expectativa da IMPRESSÃO DOMINANTE.

Por exemplo, se a princesa leia se acovardasse durante a trilogia clássica, sem que esse fato dosse JUSTIFICADO e BEM CONSTRUÍDO na narrativa, os espectadores certamente diriam “essa não é a Princesa Leia que eu conheço!”.

Uma boa forma de verificar isso é fazer as seguintes perguntas, durante as edições e reescritas de seu texto:

As ações do personagem estão consistentes com sua personalidade e IMPRESSÃO DOMINANTE?

As descrições desse personagem estão consistentes com sua IMPRESSÃO DOMINANTE?

Caso ocorra variações ou mudanças, elas aconteceram de maneira natural, seguindo um arco de personagem ou foram forçadas, súbitas, de uma hora para outra, sem seguir a lógica da narrativa?

Agora vamos ver o CLÍMAX dentro do esquema do OBJETIVO, MOTIVAÇÃO e CONFLITO.


COMO TRABALHAR O CLÍMAX DENTRO DA ABORDAGEM OBJETIVO-MOTIVAÇÃO-CONFLITO

O clímax de um livro é também chamado de CRISE, ou MOMENTO SOMBRIO. É o momento onde o protagonista enfrenta a questão central da narrativa, onde ele acha que, dependendo do que acontecer, tudo estará perdido.

O CLÍMAX é o momento final que determina se o seu protagonista irá conseguir ou não atingir o seu OBJETIVO FINAL, mesmo que esse objetivo tenha se modificado durante a narrativa.

O Clímax resolve o OBJETIVO mais URGENTE do protagonista.

O modo como o seu protagonista resolve o CONFLITO PRINCIPAL da história deve causar o maior impacto emocional em seu leitor do que qualquer outro evento anterior da narrativa.

A resolução é a grande recompensa que seus leitores esperam, por isso requer uma atenção especial do escritor. Evite GOD EX MACHINA, ou resoluções vindas de elementos que não foram colocados anteriormente na história. Faça o seu leitor rir, chorar, perder o fôlego. Faça o clímax valer a pena!

Faça o clímax ser uma EXPERIÊNCIA EMOCIONAL INTENSA para o seu leitor!

Os CONFLITOS EXTERNOS do personagem, os obstáculos que existem FORA da subjetividade do personagem constroem ou causam o CLÍMAX, mas é a resolução dos CONTLITOS INTERNOS do personagem, os obstáculos que existem DENTRO da subjetividade desse personagem, que RESOLVEM o CLÍMAX.

Isso é o que chamamos de CRESCIMENTO DE PERSONAGEM, ou finalização de um ARCO DE PERSONAGEM.

Quando o seu personagem entrar no clímax da história, ele deveria resolver o conflito interno que ele carrega na alma durante a narrativa. Ele deveria ir além de seus limites interiores. Esse é o momento onde o covarde finalmente ganha coragem, ou o orgulhoso descobre a humildade, o egoísta se torna generoso. Ou o inverso, em caso de finais de caráter negativo, onde o generoso se torna egoísta, o corajoso perde a coragem, etc.

Um Clímax empolgante revela o ponto máximo do CONFLITO EXTERIOR mas é resolvido a partir da resolução do PROTAGONISTA de seu CONFLITO INTERIOR.

Os Conflitos da narrativa testam o seu protagonista, fazendo-o crescer e ficar forte o suficiente para finalmente lidar com o CONFLITO FINAL da história, onde ele poderá resolver o conflito final, fugir do conflito final, ou ser derrotado e esmagado pelo conflito final.

O Clímax deve ser também um dos pontos mais dramáticos para o seu protagonista, em termos emocionais.

Exemplos:

No Clímax de Matrix, Neo é literalmente MORTO pelo Agente Smith. Não existe ponto mais baixo do que esse para um protagonista. Ele retorna a vida depois de um beijo de Trinity, se torna o THE ONE, e detona com o Agente Smith. Fim do Clímax.

No Clímax de Star Wars: A New Hope, o Imperador está prestes a matar o Luke Skywalker, quando o Darth Vader finalmente escolhe salvar o seu filho, trai e joga o Imperador em um fosso futurista. Luke, derrotado pelo imperador, mesmo depois de vencer Vader, chega ao seu ponto mais baixo de seu arco, tendo falhado em controlar sua raiva, e ficando à mercê dos poderes de Palpatine. Mas nesse caso, é a resolução do conflito interno de Vader que resolve o clímax.


QUATRO DICAS PARA DESENVOLVER O CLÍMAX DE SUA HISTÓRIA

1) Pense nas quatro opções básicas de clímax.

Uma forma de catalogar climaxes narrativo é a seguinte:

Um clímax pode ter um FINAL INCONCLUSIVO (com arcos narrativos em aberto), um FINAL CONCLUSIVO (que fecha todas os arcos narrativos), e em termos de valores, um FINAL POSITIVO (o famoso “final feliz”, um FINAL NEGATIVO “o final trágico”, e um FINAL ACRIDOCE “com elementos positivos e negativos”).

2) O CLÍMAX deve ser de acordo com o que a história merece, e não do jeito que você, como autor, deseja.

Forçar um clímax que não se encaixa com o que aconteceu antes pode quebrar as expectativas de seus leitores. Ao mesmo tempo, o final deve ser surpreendente. É um equilíbrio delicado, tem que ser inevitável mas imprevisível. Em outros termos, o leitor já deve ter uma idéia geral para onde vai a história, porém deve ficar sem saber como exatamente se processará a resolução.

No caso de Star Wars – A New Hope, já sabíamos que haveria algum tipo de confronto entre Vader, Luke e o Imperador, algo inevitável, visto que o Imperador desejava converter Luke. Mas o que aconteceria nesse evento ainda estava em aberto. Luke mataria Vader? O Imperador converteria Luke? Luke e Vader matariam juntos o Imperador? Os amigos de Luke entrariam no conflito e matariam o Imperador antes dele matar Luke? E muitas outras alternativas.

3) Lembre-se de resolver os arcos dos personagens coadjuvantes no clímax.

Um clímax bem estruturado não só resolve o arco do protagonista como os arcos dos coadjuvantes. Faça os personagens coadjuvantes enfrentarem tanto o seus principais conflitos externos quanto os seus principais conflitos internos no clímax ou próximo ao clímax.

4) Descubra a EPIFANIA, a sensação de compreensão de algo, o momento de iluminação sobre um determinado ponto, um insight do seu PROTAGONISTA.

Um clímax bem estruturado também leva o protagonista à uma EPIFANIA, um instante de compreensão de algo causou o principal conflito interno em sua alma, durante a narrativa. Seja, por exemplo, em Matrix, quando Neo finalmente tem consciência que ele é o THE ONE, ou que Luke restaura sua fé no Lado Branco da Força ao ver seu pai Vader se voltar contra o Imperador.

E é isso aí por hoje!


E esse foi mais um NITRODICAS!

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS. Temos também o MELHORE SEU INGLÊS PODCAST e o MELHORE SEU INGLÊS no INSTAGRAM!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX. LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

Escrito por NEWTON NITRO em 21 de Outubro de 2017.


Um grande abraço do NEWTON NITRO!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.