(Cidades Faminas 1-4) Máquinas Mortais, Ouro do Predador, Mecanismos Infernais, Uma Planície Sombria – Phillip Reeve | Pós-Apocalíptico Steam-Dieselpunk que inspirou o filme de Peter Jackson! | NITROLEITURAS #resenha #steampunk #fantasia

Uma emocionante saga de fantasia juvenil ou Young Adult com um cenário pós-apocalíptico steam-dieselpunk que inspirou o novo filme “Máquinas Mortais” do Peter “Senhor dos Anéis” Jackson!

Segue as minhas resenhas de todos os livros da saga!

(Cidades Faminas 1-4) Máquinas Mortais, Ouro do Predador, Mecanismos Infernais, Uma Planície Sombria – Phillip Reeve | Pós-Apocalíptico Steam-Dieselpunk que inspirou o filme de Peter Jackson! | NITROLEITURAS #resenha #steampunk #fantasia

***************

 

Máquinas Mortais – Mortal Engines (The Hungry City Chronicles #1) – Philip Reeve | 373 pgs, Harper Collins 2001 | Lido de 19.06.18 a 20.06.18

SINOPSE
Neste brilhante mundo criado por Philip Reeve, a humanidade quase teve um fim em um conflito nuclear e biológico chamado de Guerra dos Sessenta Minutos.

O mundo virou um descampado, a tecnologia foi praticamente extinta e todos os esforços humanos se voltaram para um único objetivo: fazer suas cidades sobreviverem.

Para isso, elas precisam se mover, se tornando Cidades de Tração, para se afastar da radioatividade e doenças. Londres é uma grande cidade e está sempre a busca de novas cidades para se alimentar, como dita o Darwinismo Municipal: metrópoles consomem as cidades menores, que consomem vilarejos e assim por diante…

No meio de um ataque de Londres à uma cidadezinha desesperada, Hester Shaw, uma menina com uma cicatriz horrível, tenta matar Thaddeus Valentine, o maior arqueólogo da metrópole. Valentine é salvo por Tom Natsworthy, um historiador aprendiz de terceira classe.

De repente, ambos acabam caindo para fora da Cidade de Tração. Agora perdidos no vasto Campo de Caça, sem uma cidade para protegê-los, os dois precisam unir forças para alcançar Londres e sobreviver a um caminho cheio de saqueadores, piratas e outras Cidades de Tração.

Além disso, ao que tudo indica Londres está planejando um ato desumano, envolvendo uma arma não usada na Guerra dos Sessenta Minutos, que pode dar fim ao pouco que restou do planeta…

RESENHA

Me surpreendi com a qualidade dessa série do Phillip Reve. O grande atrativo é o cenário, uma mistura de steampunk e dieselpunk, distopia, sobrevivência pós-apocalíptica e a idéia genial de cidades móveis!

Apesar de ser mais um órfão protagonista, como se já não existissem o suficiente, o autor consegue imbuir o personagem com vida e uma humanidade que contrasta com a brutalidade do ambiente.

Gostei muito das personagens femininas, principalmente de Hester Saw, uma adolescente em uma jornada de vingança.

Um dos temas recorrentes do livro é a dificuldade de conciliar as ações de uma pessoa com o que se acredita ser a maneira correta de agir, apesar das pressões sociais, de classe, etc.

Os protagonistas do livro devem às vezes deixar que outras pessoas se machuquem para preservar a si mesmas e suas missões, ou o que acreditam, e isso se torna parte importante de suas jornadas de amadurecimento.

Os vilões não são necessariamente monstros sem alma (embora esse tipo de vilão também aparece na narrativa).

Os bandidos amam suas famílias, as mocinhas e os mocinhos podem ser egoístas, e a maioria das pessoas que vivem neste mundo confuso só querem viver uas vidas sem ter que experimentar sua cidade sendo comida por uma cidade maior.

A prosa é bem cinematográfica e acessível para pré-adolescentes e adolescentes, bem visual e com várias cenas de ação e muitos elementos bem divertidos, como piratas, ciborgues steam-diesel-punks e uma excelente construção de uma sociedade pós-apocalíptica!

Um excelente livro de fantasia, que, mesmo voltado para os adolescentes, pode agradar os adultos que curtem histórias de especulação!

E daria um RPG doidimais também!


Predator’s Gold (The Hungry City Chronicles #2) – Philip Reeve | 405 pgs, Harper Collins 2003 | Lido de 20.06.18 a 23.06.18

SINOPSE
Dois anos após a destruição de Londres, Tom e Hester ainda estão juntos, ainda voando a aeronave de Anna Fang.

Na necessidade de dinheiro, eles pedem ajuda ao terrível Pennyroyal. Uma coisa leva a outra, e elas acabam encalhados na cidade em movimento de Anchorage, com destino a uma América verde que apenas Pennyroyal viu.

RESENHA
Desta vez, o trio de protagonista Tom, Hester e Freya desembarcaram na pacífica cidade de gelo de Anchorage, que foi devastada pela peste, e que está sendo perseguida pela cidade maligna de Arkangel.

Nesse volume temos o começo de um conturbado triângulo amoroso. A narrativa leva para outras áreas do mundo das Cidades Famintas, e a mais aventuras.

Esse volume carrega mais nas birras “adolescentes” dos protagonistas, porém, quanto a narrativa se volta para os coadjuvantes, como um professor tosco, um ladrão com um coração de ouro, um grupo de ambientalistas terroristas, ciborgues assassinos e muito mais, a mesma diversão do primeiro livro retorna!

Aqui também temos a apresentação de mais um vilão para a série, o charlatão Pennyroyal, que, como escritor, adiciona uma certa metanarrativa para a saga, servindo as vezes como um avatar distorcido do autor Philip Reeve!

E gostei muito de conhecer o que aconteceu com a América!


Infernal Devices (The Hungry City Chronicles #3) – Philip Reeve | 336 pgs, Harper Collins 2003 | Lido de 23.06.18 a 25.06.18

SINOPSE
Os poderosos motores de Anchorage estão enferrujados e mortos há anos. A cidade abandonada já não percorre a Vastidão Gelada, mas se instalou na borda da terra que uma vez foi a América.

Tom Natsworthy e Hester Shaw estão felizes com a segurança de um assentamento estático, mas sua filha, Wren, está desesperada por aventura.

Quando um pirata submarino perigosamente encantador oferece a ela uma chance de escapar, Wren não pensa duas vezes antes de deixar sua casa e seus pais para trás.

Mas o pirata quer algo em troca – Wren deve roubar o misterioso Tin Book.

Fazê-lo irá desencadear um conflito que poderá destruir o mundo inteiro.

RESENHA
Reeve fez uma coisa doidimais logo no começo desse terceiro volume dando um salto de 16 ANOS desde o volume 2 da saga Cidades Faminas.

Agora temos Tom e Hester já adultos, ao redor dos trinta anos, e com uma filha de quinze chamada Wren.

E é Wren que se envolve em novas e perigosas aventuras.

A mistura de distopia com temas juvenis fica mais interessante com o envelhecimento dos protagonistas dos primeiros dois volumes. O humor da série e os toque de romance, continuam balanceando os aspectos mais sombrios e brutais do cenário.

Esse terceiro livro também fecha alguns arcos psicológico e emocionais dos protagonistas, principalmente Hester, que se transformou, ao longo da série em uma personagem muito interessante e até complexa.

Nesse livro, o tema do que acontece com os pais quando seus filhos saem de suas vidas é abordado, o que achei bem legal, visto se tratar de uma obra focada para o público adolescente.


A Darkling Plain (The Hungry City Chronicles #4) – Philip Reeve | 544 pgs, Harper Collins 2007 | Lido de 26.06.18 a 30.06.18

SINOPSE
Londres é uma ruína radioativa. Mas Tom e Wren descobrem que a velha cidade predadora esconde um segredo incrível que poderia acabar com a guerra.

Mas como eles arriscam suas vidas em seu escuro ventre, o tempo está se esgotando.

Sozinha e distante, Hester enfrenta um inimigo fanático que possui as armas e a vontade de destruir toda a raça humana.

RESENHA
No livro final do quarteto das Cidades Famintas, o tom fica muito mais sombrio e brutal!

Várias narrativas são colocadas desde o começo, mas Reve consegue fechar muito bem, com um final bem interessante e que, de certa forma, quebra alguns dos clichês da literatura juvenil.

É talvez o livro mais violento e brutal da saga, com os protagonistas sendo lançados em situações cada vez mais difíceis.

A prosa mudou um pouco de estilo, sendo mais séria e mais madura, enfatizando os elementos emocionais e trabalhando temas como compaixão, empatia, respeito, perdão, lealdade e amor.

A narrativa se reparte em diversos arcos, mas Reeve consegue amarrar todos no final, que ficou até bem poético!

E como sempre, para mim, Hester e Tom roubam todas as cenas que aparecem, e o arco final dos dois personagens ficou sensacional!

Recomendo toda a saga, tanto para jovens quanto para adultos, principalmente por causa desse livro final!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NEWTON NITRO no YOUTUBE!
https://www.youtube.com/user/newtonrocha

Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://tionitroblog.wordpress.com/livros-e-contos-do-newton-nitro/

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://tionitroblog.wordpress.com/a-marca-da-caveira-trilogia-legiao-vol-1-saga-de-fantasia-epicabrutal-e-sombria/

NITROCAST – Podcast de Dicas de RPG e Sessões Gravadas de RPG
Disponível no Itunes e em todos os programas de podcast!

Link: https://castbox.fm/channel/NITROCAST-–-Newton-Nitro-Podcast-id1319910

Página do NITROCAST
https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://tionitroblog.wordpress.com/servicos-de-leitura-critica-para-escritores-depoimento-de-clientes/

FACEBOOK – Newton Nitro
https://www.facebook.com/newtonnitro

INSTAGRAM – Newton Nitro
https://www.instagram.com/newtonnitro/


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 700 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com
► NITRODUNGEON RPG Blog: https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NITROBLOG YOUTUBE CHANNEL: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.