A Jornada Do Escritor – Christopher Vogler | Um Guia Mítico e Fundamental para Escritores! #resenha #dicasparaescritores

Uma obra obrigatória para quem lida com criação e apreciação de histórias! 🙂

A Jornada do Escritor – Christopher Vogler | 488 páginas | Aleph, 2015 | Lido de 30.06.18 a 02.07.18

814LrU4S9ZL

SINOPSE

Em 1949, no clássico O herói de mil faces, o estudioso Joseph Campbell conceituou a chamada Jornada do Herói: uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade.

Em A Jornada do Escritor, Christopher Vogler faz uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito, tomando como base diversos filmes importantes.

Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência de Vogler na indústria cinematográfica norte-americana, esta edição, revisada pelo autor, é uma obra de referência fundamental não apenas para quem deseja escrever boas histórias – bebendo da fonte dos mais belos e fascinantes mitos já criados pela mente humana –, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida.

Esgotado há anos, A Jornada do Escritor é um guia fundamental para escritores, estudiosos da arte narrativa e todos aqueles que desejam entender as relações entre mito e cotidiano.

Também é considerado referência e amplamente utilizado em faculdades de Jornalismo, Publicidade, Letras e Cinema. Este é um livro sobre as histórias que escrevemos, e talvez principalmente sobre as histórias que vivemos.

É a obra mais influente que já encontrei sobre a arte, a natureza e o propósito de contar histórias. – Bruce Joel Rubin, roteirista de Stuart Little 2, Impacto profundo, Ghost: do outro lado da vida e Alucinações do passado.

Christopher Vogler trabalhou como consultor de histórias em Hollywood, em empresas como Disney, Fox 2000 Pictures e Warner Bros, e dá aulas para escritores e roteiristas de todo o mundo. Trabalhou com os roteiros de grandes filmes como O rei leão, Clube da luta e Além da linha vermelha.

RESENHA

Um livro essencial e quase de leitura obrigatória para escritores iniciantes e interessados na arte da narrativa e contação de histórias. Ao contrário do que se imagina, a aplicação do Ciclo do Herói de Joseph Campbell, arquétipos, tropos e sequências narrativas que aparecem e reaparecem nos mitos de todo o mundo, não significa o uso de uma fórmula para se escrever roteiros ou histórias.

Vogler explica, de maneira muito didática, as FORMAS e as MÁSCARAS que são adotadas pelos personagens de uma história e como se processa essa dinâmica.

Penso que a Jornada do Herói deve ser entendida como uma espécie de gramática narrativa, cujos elementos precisam ser entendidos METAFORICAMENTE, além de poderem ser combinados ou desconstruídos pelos escritores e criadores de história.

As estruturas apresentadas apenas fornecem um mapa para analisar e construir os esqueletos de narrativas, porém não devem ser usadas literalmente, à custa da criatividade e da invenção.

A Jornada do Herói, que preferia colocar como a Jornada do Protagonista, para tirar o ranço da cultura heróica das epopéias clássicas, é também um instrumento excelente de análise de narrativas e ajuda na compreensão e crítica de qualquer tipo de história.

Até mesmo autores mais experimentais, que buscam como plano de obra quebrar toda e qualquer expectativa do leitor, podem se beneficiar, pois verão claramente onde podem fazer a ruptura e a desconstruição das etapas da Jornada do Herói.

O livro é didático e pragmático, de fácil leitura mas que merece várias releituras para absorver o conteúdo, que é muito denso e complexo.

Um dos elementos que me chamou atenção é o modo como as etapas da jornada, os arquétipos de personagens (o mentor, o camaleão, o aprendiz, a sombra, etc.) podem ser recombinados, desconstruídos ou remodelados de acordo com a necessidade da narrativa.

É como se essas estruturas narrativas fossem como as letras do alfabeto, existem em um número limitado porém permitem combinações e recombinações infinitas.

Vogler escreveu uma espécie de gramática da narrativa, que pode nos ajudar a desvendar os elementos de uma história e seus papéis, entender o mecanismo das regras que a fazem funcionar e perceber sua lógica interna, sua coerência e os efeitos emocionais que causarão no leitor.

E, como o próiprio Christopher Vogler diz, ele descreve as FORMAS mais comuns que aparecem em narrativas, que são, para o escritor, os MOLDES que existem para serem rompidos, recombinados, subvertidos ou renovados.

Lembrando sempre que cada história cria seu próprio modelo, ou seja, as necessidades de cada história ditam sua estrutura.

Como dizia Picasso, primeiro domine a técnica depois a subverta! 😉

Excelente livro, recomendadíssimo! 😉

CITAÇÃO

“O padrão da Jornada do Herói é apenas uma metáfora para o que acontece numa história, ou numa vida humana. Tenho usado metáforas da caça, do ano letivo e do comportamento sexual humano para explicar o padrão que vejo numa história, mas existem muitas outras possibilidades.

Elabore uma ou várias metáforas diferentes se isso ajudar você a entender melhor o ato de contar histórias. Você pode preferir comparar uma história a uma partida de beisebol, ou ao processo de velejar, ou de fazer pão, descer um rio em canoa, dirigir um automóvel ou esculpir uma estátua. Muitas vezes, é necessária uma combinação de metáforas para iluminar facetas diferentes da jornada humana.

Os estágios, termos e ideias da Jornada do Herói podem ser usados como um molde para uma história, ou como um meio de verificar onde estão seus pontos fracos, desde que você não siga essas linhas-mestras com muita rigidez. Provavelmente, o melhor é, primeiro, se familiarizar com os conceitos da Jornada do Herói, e depois esquecê-los, logo que se sentar para escrever.

No caso de se ficar perdido, pode-se consultar a metáfora de referência, como quem olha um mapa numa viagem. Mas o mapa não é o caminho. Ninguém dirige com um mapa grudado no para-brisa. O mapa é consultado antes da partida ou nos momentos de dúvida. A alegria da viagem não está em seguir um mapa, mas em explorar lugares desconhecidos e até mesmo em se afastar do mapa, de vez em quando. Só se fazem novas descobertas quando se fica criativamente perdido, fora das fronteiras da tradição.”

A Jornada do Escritor – Christopher Vogler


Se você gostou, se inscreva no CANAL NEWTON NITRO no YOUTUBE!
https://www.youtube.com/user/newtonrocha

Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://tionitroblog.wordpress.com/livros-e-contos-do-newton-nitro/

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://tionitroblog.wordpress.com/a-marca-da-caveira-trilogia-legiao-vol-1-saga-de-fantasia-epicabrutal-e-sombria/

NITROCAST – Podcast de Dicas de RPG e Sessões Gravadas de RPG
Disponível no Itunes e em todos os programas de podcast!

Link: https://castbox.fm/channel/NITROCAST-–-Newton-Nitro-Podcast-id1319910

Página do NITROCAST
https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://tionitroblog.wordpress.com/servicos-de-leitura-critica-para-escritores-depoimento-de-clientes/

FACEBOOK – Newton Nitro
https://www.facebook.com/newtonnitro

INSTAGRAM – Newton Nitro
https://www.instagram.com/newtonnitro/


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 700 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com
► NITRODUNGEON RPG Blog: https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NITROBLOG YOUTUBE CHANNEL: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.