O CENÁRIO INCIAL do PROTAGONISTA! | NITRODICAS 57 #dicasparaescritores

Tema desse NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes.

O CENÁRIO INCIAL do PROTAGONISTA! | NITRODICAS 57

ND#057 _ O CENÁRIO INICIAL DO PROTAGONISTA PDF DOWNLOAD

Link para Download do PDF
https://goo.gl/8AQxCB

CENARIO INICIAL

ND#057 | O CENÁRIO INCIAL do PROTAGONISTA | NITRODICAS 57 #dicasparaescritores #video

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, e onde posto meus contos, livros e poemas para download gratuito, do NitroDungeon, meu Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE e minha Conta no INSTAGRAM de Vídeo Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

Nesse SEXTO vídeo sobre ARCOS DE PERSONAGENS, irei falar sobre o CENÁRIO INICIAL do seu protagonista, ou o mundo normal onde começa o arco do seu personagem.

Lembrando que um ARCO DE PERSONAGEM é a transformação ou a jornada interna que um personagem atravessa durante uma narrativa.

Histórias não acontecem em mundos comuns, ordinários ou tediosos. Histórias acontecem quando as escolhas e os eventos impulsionam o protagonista em um mundo muito mais excitante, diferente e desafiador do que sua experiência cotidiana.

Nos vídeos anteriores, nós aprendemos como a CENA INICIAL do seu protagonista se liga ao gancho de sua trama, quando introduz o PROTAGONISTA, mostra MENTIRA QUE ELE ACREDITA, a COISA QUE ELE QUER, e a COISA QUE ELE PRECISA.

Mas a CENA INICIAL é apenas uma parte de uma bom começo de um arco de personagem.

Essa cena nos fornece o PROTAGONISTA porém, ela ainda precisa de um CONTEXTO.

E o CENÁRIO INICIAL é esse contexto para o começo de um ARCO DE PERSONAGEM.

Personagens são definidos pelo microcosmos onde eles vivem. Eles são inevitavelmente moldados pelos ambientes onde habitam porque esses lugares refletem suas escolhas e limitações.

Como eles chegaram até lá, porque vivem nesses lugares iniciais, porque escolheram ficar nesses lugares iniciais, ou porque eles são forçados a ficar nesses lugares mesmo se os rejeitam, todos esses fatores revelam interessantes facetas de suas personalidades, de seus valores, forças e fraquezas.

Em uma narrativa, o CENÁRIO INICIAL irá ter um papel importante no PRIMEIRO ATO de sua história.

O PRIMEIRO ATO, sobre o qual já falei em vídeos anteriores, pode ser chamado de PREPARAÇÃO ou SETUP da sua história.

O CENÁRIO INICIAL cria um padrão básico contra o qual todas as mudanças PESSOAIS e de TRAMA serão comparadas à medida que a narrativa avançar.

Sem um CENÁRIO INICIAL vívido, sem um exemplo do que irá MUDAR na vida do seu PROTAGONISTA, o resto do seu ARCO não terá POTÊNCIA ou ficará muito DIFUSO, perdendo força dramática e correndo o risco de entediar o seu leitor.

O CENÁRIO INICIAL é o lugar e o ambiente onde a sua narrativa começa.

É o lugar onde o seu personagem encontrou contentamento ou complacência.

Existem diversos tipos de CENÁRIOS INICIAIS para narrativas, de acordo com a proposta e do estilo da trama.

O CENÁRIO INICIAL pode parecer maravilhoso em sua superfície, apenas para ter sua fachada perfeita quebrada no final do primeiro ato, junto com as idéias pré-concebidas do protagonista sobre si mesmo ou sobre o mundo.

O filme EDUARDO MÃOS DE TESOURA é um exemplo desse tipo de cenário.

O CENÁRIO INICIAL pode ser um lugar seguro porém entediante, com o protagonista reclamando mas não fazendo nenhum tipo de esforço em sair dele.

O começo do arco do Luke, em Guerra Nas Estrelas – Uma Nova Esperança, é um exemplo desse tipo de cenário inicial entediante.

O CENÁRIO INICIAL pode ser um lugar horrível, com o protagonista preso nele contra a sua vontade.

O filme, O RESGATE DO SOLDADO RYAN, é um exemplo desse tipo de começo de arco.

O CENÁRIO INICIAL pode ser realmente ótimo, mas o protagonista não ainda amadureceu o suficiente para apreciá-lo, ou está temporariamente cego para as vantagens de sua situação no começo de seu arco.

O filme O MÁGICO DE OZ traz um exemplo clássico desse tipo de cenário, com Dorothy não apreciando sua vida na fazenda.

O CENÁRIO INICIAL pode apresentar uma série de desafios, para os quais o protagonista ainda não está preparado para lidar, até que ele experimente a vida em outros ambientes.

A animação FROZEN mostra esse tipo de Cenário Inicial, com Elza incapaz de lidar com seus poderes de frio no começo do seu arco.

O importante é lembrar que o CENÁRIO INICIAL é um lugar onde o protagonista não quer sair ou não pode sair.

É o local que fornece a base inicial de sua grande aventura.

Na maioria das vezes, o protagonista acha que seu CENÁRIO INICIAL é permanente, e que jamais mudará.

Outras vezes, o protagonista começa o arco sabendo que o CENÁRIO INCIAL é uma situação temporária, como no filme AVATAR de James Cameron.

O CENÁRIO INICIAL é a representação simbólica do mundo interno do personagem.

O CENÁRIO INICIAL dramatiza a MENTIRA QUE O SEU PERSONAGEM ACREDITA, sua visão de mundo inicial.

O CENÁRIO INICIAL fortalece essa mentira, dando ao protagonista nenhuma razão para lutar contra ela.

Apenas quando a estabilidade do CENÁRIO INICIAL é quebrada no primeiro PONTO DE TRAMA, ou no momento em que algo acontece e quebra o equilíbrio inicial do personagem, é que a crença do protagonista na mentira em que acredita começa a ser abalada.

Agora vamos ver como CRIAR UM CENÁRIO INICIAL!

Quando você estiver criando o CENÁRIO INICIAL de sua história, primeiro pergunte a si mesmo que tipo de mundo irá fornecer o HISTÓRICO mais lógico para explicar o PORQUÊ o seu protagonista acredita na MENTIRA de sua visão de mundo no começo de seu arco.

Depois considere como melhorar esse CENÁRIO INICIAL transformando-o no melhor lugar para justificar a MENTIRA ou a VISÃO DE MUNDO INICIAL do seu protagonista.

Muitas vezes, o protagonista pode parecer, exteriormente, seguro de si, porém, em sua alma, a MENTIRA que ele acredita o está corroendo.

Depois, se pergunte como você pode criar uma CENA INICIAL que será um GRANDE CONTRASTE com o CENÁRIO DA AVENTURA que irá se seguir nos próximos dois atos de sua história.

Em algumas narrativas, o protagonista abandona o CENÁRIO INICIAL completamente, e entra em cenários novos e dramaticamente diferentes, como no filme AVATAR de James Cameron.

Em outras narrativas, o seu protagonista irá permanecer no ambiente do CENÁRIO INICIAL, como na animação Monstros, da Pixar, com apenas alguns aspectos desse cenário se modificando, como quando a criança Boo chega em Monstrópolis, e causa o caos na cidade.

De qualquer forma, o que você precisa ter em mente é conseguir o maior contraste possível entre o CENÁRIO INICIAL e o CENÁRIO DA AVENTURA, para dar ao seu personagem o maior incentivo possível para que ele mude.

O CENÁRIO INCIAL é importante porque MOSTRA para os leitores o ESTADO INICIAL do seu protagonista.

Ele deverá MUDAR O SUFICIENTE para abandonar ou fugir desse CENÁRIO INICIAL, caso ele seja negativo, destrutivo ou tedioso.

Ou ele deverá MUDAR O SUFICIENTE para amadurecer, se integrar ou reconhecer o valor desse CENÁRIO INICIAL, caso ele seja postivo, construtivo, ou interessante.

Vamos ver alguns exemplos de CENÁRIOS INICIAIS!

No filme Jurassic Park, ou Parque dos Dinossauros, o cenário inicial do arco do Doctor Grant é um sítio arqueológico que necessita de fundos para continuar suas pesquisas, o que força ao doutor a aceitar o convite para visitar o Jurassic Park.

No filme de animação Toy Story, o cenário inicial é o quarto do Andy, onde o Cowboy Woody é o chefe, o manda-chuva, o mais importante dos brinquedos.

Isso reforça a Mentira que ele acredita, sua crença de que a felicidade está em ser o brinquedo favorito do Andy.

No filme de animação Carros, o cenário inicial do Relâmpago McQueen são suas corridas vitoriosas na Copa do Pistão, com fãs histéricos, e muita agitação. Esse cenário irá entrar em um constraste violento com o mundo vagaroso e cheio de ferrugem de Radiator Springs, a cidadezinha do interior onde ele é forçado a ficar por alguns dias.

Esse cenário inicial de Carros reforça a Mentira que Relâmpago Acredita, a crença de que ele não precisa de ninguém para ser vitorioso e feliz.

Para concluir o vídeo de hoje, vamos ver algumas perguntas que você pode fazer para criar o seu CENÁRIO INICIAL!

1. Em que cenário começa a sua história?

2. Como esse cenário irá afetar o primeiro ponto de virada em sua trama?

3. Como você pode contrastar o CENÁRIO INICIAL com o CENÁRIO DA AVENTURA que irá vir a seguir?

4. Como o CENÁRIO INICIAL dramatiza ou simboliza o modo como o seu PROTAGONISTA acredita na MENTIRA ou na VISÃO DE MUNDO do começo do seu arco?

5. Como o CENÁRIO INICIAL causa, justifica ou fortalece a MENTIRA QUE O PROTAGONISTA ACREDITA?

6. Porque o seu protagonista está nesse CENÁRIO INICIAL?

7. Se o seu protagonista não quer sair do CENÁRIO INICIAL o que está ajudando a ele mascarar o desconforto que sente causado pela MENTIRA QUE ELE ACREDITA?

8. Se o seu protagonista quer sair do CENÁRIO INICIAL, o que o está impedindo?

9. O seu personagem retornará ao CENÁRIO INICIAL no final da narrativa?

10. Se o CENÁRIO INICIAL é realmente um lugar bom e positivo para o protagonista, como o protagonista deverá mudar ou amadurecer para realmente apreciar esse CENÁRIO INICIAL?

O CENÁRIO INICIAL apresenta uma oportunidade valiosa para DRAMATIZAR VISUALMENTE a MENTIRA que o protagonista acredita no começo de seu arco.

Aproveite todos os aspectos do CENÁRIO INICIAL de sua narrativa, e crie uma abertura da sua história que irá despertar a curiosidade do seu leitor e fazer o set-up ou a preparação perfeita para a aventura que se seguirá!

***********

E é isso aí por hoje, espero que tenham gostado! Muito obrigado pela atenção e pela confiança!

E esse foi mais um NITRODICAS, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes.

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Eu também mantenho a página Newton Nitro no Instagram, onde posto pequenos vídeos com dicas para escritores!

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

E para quem estiver interessado, eu trabalho com AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, personalizadas, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça e se inscreva o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS e mais de 700 Video Aulas de Inglês para você aprender inglês sozinho.

Siga também a conta MELHORE SEU INGLÊS no INSTAGRAM, para mais vídeo dicas diárias de inglês e aulas ao vivo pelo STORIES!

Assine também o nosso MELHORE SEU INGLÊS PODCAST , que você encontra no Itunes ou no seu programa de podcast!

Fica aqui um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

Até o próximo NITRODICAS!

ESCRITO POR NEWTON NITRO em 06/06/18


Se você gostou, se inscreva no CANAL NEWTON NITRO no YOUTUBE!
https://www.youtube.com/user/newtonrocha

Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://tionitroblog.wordpress.com/livros-e-contos-do-newton-nitro/

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://tionitroblog.wordpress.com/a-marca-da-caveira-trilogia-legiao-vol-1-saga-de-fantasia-epicabrutal-e-sombria/

NITROCAST – Podcast de Dicas de RPG e Sessões Gravadas de RPG
Disponível no Itunes e em todos os programas de podcast!

Link: https://castbox.fm/channel/NITROCAST-–-Newton-Nitro-Podcast-id1319910

Página do NITROCAST
https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://tionitroblog.wordpress.com/servicos-de-leitura-critica-para-escritores-depoimento-de-clientes/

FACEBOOK – Newton Nitro
https://www.facebook.com/newtonnitro

INSTAGRAM – Newton Nitro
https://www.instagram.com/newtonnitro/


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 700 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com
► NITRODUNGEON RPG Blog: https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NITROBLOG YOUTUBE CHANNEL: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.