Um excelente guia para escritores, que usa das neurociências para analisar histórias!
Wired for Story: The Writer’s Guide to Using Brain Science to Hook Readers from the Very First Sentence – Lisa Cron | 262 pgs, Ten Speed Press, 2012 | Lido de 29.09.18 a 04.09.18 | NITROLEITURAS #guiaparaescritores
SINOPSE
Este guia revela como os escritores podem utilizar estratégias de contar histórias cognitivas para criar histórias que estimulem os cérebros dos leitores e os cativem através de cada elemento da trama.
Imagine saber o que o cérebro almeja de todas as histórias que encontra, o que alimenta o sucesso de qualquer grande história e o que mantém os leitores paralisados.
Wired for Story revela esses segredos cognitivos – e é um fator de mudança para quem já colocou a caneta no papel. A grande maioria dos conselhos de escrita se concentra em “escrever bem” como se fosse o mesmo que contar uma grande história.
É exatamente nesse ponto que muitos escritores aspirantes falham – eles lutam por belas metáforas, diálogos autênticos e personagens interessantes, perdendo de vista a única coisa que toda história envolvente deve fazer: inflamar o desejo do cérebro de aprender o que acontece a seguir.
Quando os escritores exploram o propósito evolucionário da história e eletrificam nossa curiosidade, desencadeia uma deliciosa corrida de dopamina que nos diz para prestar atenção. Sem isso, mesmo a prosa mais perfeita não é do interesse de ninguém.
Apoiado por avanços recentes em neurociência, bem como exemplos de romances, roteiros e contos, Wired for Story oferece uma visão revolucionária da história enquanto o cérebro a experimenta.
Cada capítulo se concentra em um aspecto do cérebro, sua revelação correspondente sobre a história e a maneira de aplicá-la à sua narrativa no momento.
RESENHA
A autora Lisa Cron, que tem uma longa experiência na televisão americana e no ensino de escrita, fez um dos livros mais interessantes com dicas para escritores que já li.
Ao longo de vários capítulos abordado os elementos da criação e recepção de uma história, ela usa de muitos exemplos e de estudos em neurociência que revelam porque o ser humano está “programado” para gostar de histórias, e como os elementos de uma narrativa podem ser trabalhados para causar o máximo de impacto emocional no leitor.
Ou seja, o livro revela a psicologia e neurologia por trás da mecânica da ficção e mostra como aproveitar esse conhecimento para criar uma escrita atraente e envolvente.
Ela também faz uma crítica a certos mitos da criação literária, contestando que mesmo uma escrita bem trabalhada pode fracassar em cativar o leitor se não estiver baseada em uma história bem construída.
O livro está dividido em 12 capítulos, cada um trabalhando um aspecto da neurociência e o ligando com a arte de criação de histórias.
Seguem as descrições de cada capítulo, só para vocês terem uma idéia do conteúdo sensacional desse guia para escritores!
O capítulo um aborda técnicas de como prender a atenção do leitor.
O SEGREDO COGNITIVO, que é a dica vinda das neurociências, é o seguinte:
O cérebro pensa através de histórias, o que nos permite visualizar o que vai acontecer.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Desde a primeira frase, o leitor deve querer saber o que acontece a seguir.
O Capítulo 2 lida com as formas de identificar e focar a narrativa e reescritas no ponto principal de sua história!
O SEGREDO COGNITIVO:
Quando o cérebro concentra toda a sua atenção em algo, filtra toda a informação desnecessária.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA: :
Para prender a atenção do cérebro, tudo em uma história deve ter uma RAZÃO DE SER dentro da história! Remova ou diminua ao máximo tudo que for supérfluo.
O capítulo três aborda as formas de como aumentar a empatia entre o leitor e o protagonista!
O SEGREDO COGNITIVO:
Emoção determina o significado de tudo – se não estamos nos sentindo, não estamos conscientes.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Toda a história é baseada em emoções – se não estamos nos sentindo alguma coisa, não estamos lendo. Escreva focando no impacto emocional no leitor.
A importância dos objetivos do protagonista é abordada no capítulo 4.
O SEGREDO COGNITIVO:
Tudo o que fazemos é direcionado aos objetivos, e nosso maior objetivo é descobrir os planos dos outros, para que possamos alcançar nossos próprios interesses.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Um protagonista sem um objetivo claro não tem nada para descobrir e para onde ir, e assim entedia o leitor.
O capítulo 5 lida com as questões internas do protagonista, e como seu arco se dá através da mudança de sua visão de mundo.
O SEGREDO COGNITIVO:
Vemos o mundo não como é, mas como acreditamos que seja.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
O escritor deve saber precisamente quando e por que a visão de mundo de seu protagonista foi desalinhada. Quando que ele começou a ver o mundo de uma maneira diferente e o porquê isso aconteceu com ele. Será essa visão de mundo inicial que irá mudar ao longo da história.
A importância dos detalhes e de como deixar a prosa mais concreta e menos genérica é abordada no capítulo seis.
O SEGREDO COGNITIVO:
Não pensamos em generalidades; pensamos em imagens específicas.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Qualquer coisa conceitual, abstrata ou geral deve ser tornar tangível na luta específica do protagonista. Evite generalidades e abstrações na narrativa, trabalhe com elementos concretos e específicos. Pinte imagens na mente do seu leitor com as quais ele possa compreender e sentir a transformação do protagonista.ç
O capítulo sete aborda a relação entre conflitos e mudanças.
O SEGREDO COGNITIVO:
O cérebro está preparado para resistir teimosamente às mudanças, mesmo as mudanças positivas!
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
A história é sobre mudança, que resulta apenas de conflitos inevitáveis. Jogue o seu protagonistas em conflitos que o forcem a mudar sua visão de mundo.
O capítulo oito lida com a causa e efeito dentro da narrativa.
O SEGREDO COGNITIVO: Desde o nascimento, o principal objetivo do nosso cérebro é estabelecer conexões causais – se isso e aquilo.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Uma história segue uma trajetória de causa e efeito do começo ao fim.
O capítulo nove lida com os testes que o protagonista deve passar em seu arco de mudança.
SEGREDO COGNITIVO:
O cérebro usa histórias para simular como podemos navegar em situações difíceis no futuro.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
O trabalho de uma história é colocar a protagonista em testes que, mesmo em seus sonhos mais loucos, ela não acha que pode passar.
O capítulo dez lida com o caminho desde a preparação dos eventos até o clímax, e os fechamentos dos arcos narrativos, recompensando o leitor.
O SEGREDO COGNITIVO:
Como o cérebro abomina a aleatoriedade, está sempre convertendo dados brutos em padrões significativos, para melhor prever o que pode acontecer a seguir.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Os leitores estão sempre à procura de padrões; para o seu leitor, tudo é uma preparação de cenas, ou uma recompensa dessa preparação ou eventos intermediários entre esses dois pólos!
O Capítulo Onze lida com flashbacks e históricos!
O SEGREDO COGNITIVO: O cérebro evoca lembranças do passado para avaliar o que está acontecendo no momento, a fim de dar sentido a ele.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA: Progresso, flashbacks e subtramas devem fornecer instantaneamente aos leitores uma visão do que está acontecendo no enredo principal, mesmo que o significado mude conforme a história se desenrola.
E para terminar, o Capítulo Doze lida com reescritas e edições!
SEGREDO COGNITIVO: É preciso um esforço consciente de longo prazo para aprimorar uma habilidade antes que o cérebro a atribua ao inconsciente cognitivo e se torne intuitiva.
O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA: Não há escrita; só há reescrita. A experiência de escrever e reescrever faz toda a diferença, com o escritor aperfeiçoando sua técnica através do processo árduo de revisar a própria escrita, e submetê-la ao feedback de leitores betas, editores, etc.
Um excelente guia para escritores, recomendadíssimo!
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