Wired for Story – Lisa Cron | Usando a Neurociência para prender os leitores desde a primeira frase! | NITROLEITURAS #resenha #dicadeescrita

Um excelente guia para escritores, que usa das neurociências para analisar histórias!

Wired for Story: The Writer’s Guide to Using Brain Science to Hook Readers from the Very First Sentence – Lisa Cron | 262 pgs, Ten Speed Press, 2012 | Lido de 29.09.18 a 04.09.18 | NITROLEITURAS #guiaparaescritores

wired for story.jpg

SINOPSE

Este guia revela como os escritores podem utilizar estratégias de contar histórias cognitivas para criar histórias que estimulem os cérebros dos leitores e os cativem através de cada elemento da trama.

Imagine saber o que o cérebro almeja de todas as histórias que encontra, o que alimenta o sucesso de qualquer grande história e o que mantém os leitores paralisados.

Wired for Story revela esses segredos cognitivos – e é um fator de mudança para quem já colocou a caneta no papel. A grande maioria dos conselhos de escrita se concentra em “escrever bem” como se fosse o mesmo que contar uma grande história.

É exatamente nesse ponto que muitos escritores aspirantes falham – eles lutam por belas metáforas, diálogos autênticos e personagens interessantes, perdendo de vista a única coisa que toda história envolvente deve fazer: inflamar o desejo do cérebro de aprender o que acontece a seguir.

Quando os escritores exploram o propósito evolucionário da história e eletrificam nossa curiosidade, desencadeia uma deliciosa corrida de dopamina que nos diz para prestar atenção. Sem isso, mesmo a prosa mais perfeita não é do interesse de ninguém.

Apoiado por avanços recentes em neurociência, bem como exemplos de romances, roteiros e contos, Wired for Story oferece uma visão revolucionária da história enquanto o cérebro a experimenta.

Cada capítulo se concentra em um aspecto do cérebro, sua revelação correspondente sobre a história e a maneira de aplicá-la à sua narrativa no momento.

RESENHA

A autora Lisa Cron, que tem uma longa experiência na televisão americana e no ensino de escrita, fez um dos livros mais interessantes com dicas para escritores que já li.

Ao longo de vários capítulos abordado os elementos da criação e recepção de uma história, ela usa de muitos exemplos e de estudos em neurociência que revelam porque o ser humano está “programado” para gostar de histórias, e como os elementos de uma narrativa podem ser trabalhados para causar o máximo de impacto emocional no leitor.

Ou seja, o livro revela a psicologia e neurologia por trás da mecânica da ficção e mostra como aproveitar esse conhecimento para criar uma escrita atraente e envolvente.

Ela também faz uma crítica a certos mitos da criação literária, contestando que mesmo uma escrita bem trabalhada pode fracassar em cativar o leitor se não estiver baseada em uma história bem construída.

O livro está dividido em 12 capítulos, cada um trabalhando um aspecto da neurociência e o ligando com a arte de criação de histórias.

Seguem as descrições de cada capítulo, só para vocês terem uma idéia do conteúdo sensacional desse guia para escritores!

O capítulo um aborda técnicas de como prender a atenção do leitor.

O SEGREDO COGNITIVO, que é a dica vinda das neurociências, é o seguinte:

O cérebro pensa através de histórias, o que nos permite visualizar o que vai acontecer.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:

Desde a primeira frase, o leitor deve querer saber o que acontece a seguir.

O Capítulo 2 lida com as formas de identificar e focar a narrativa e reescritas no ponto principal de sua história!

O SEGREDO COGNITIVO:
Quando o cérebro concentra toda a sua atenção em algo, filtra toda a informação desnecessária.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA: :
Para prender a atenção do cérebro, tudo em uma história deve ter uma RAZÃO DE SER dentro da história! Remova ou diminua ao máximo tudo que for supérfluo.

O capítulo três aborda as formas de como aumentar a empatia entre o leitor e o protagonista!

O SEGREDO COGNITIVO:
Emoção determina o significado de tudo – se não estamos nos sentindo, não estamos conscientes.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Toda a história é baseada em emoções – se não estamos nos sentindo alguma coisa, não estamos lendo. Escreva focando no impacto emocional no leitor.

A importância dos objetivos do protagonista é abordada no capítulo 4.

O SEGREDO COGNITIVO:
Tudo o que fazemos é direcionado aos objetivos, e nosso maior objetivo é descobrir os planos dos outros, para que possamos alcançar nossos próprios interesses.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Um protagonista sem um objetivo claro não tem nada para descobrir e para onde ir, e assim entedia o leitor.

O capítulo 5 lida com as questões internas do protagonista, e como seu arco se dá através da mudança de sua visão de mundo.

O SEGREDO COGNITIVO:
Vemos o mundo não como é, mas como acreditamos que seja.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
O escritor deve saber precisamente quando e por que a visão de mundo de seu protagonista foi desalinhada. Quando que ele começou a ver o mundo de uma maneira diferente e o porquê isso aconteceu com ele. Será essa visão de mundo inicial que irá mudar ao longo da história.

A importância dos detalhes e de como deixar a prosa mais concreta e menos genérica é abordada no capítulo seis.

O SEGREDO COGNITIVO:
Não pensamos em generalidades; pensamos em imagens específicas.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Qualquer coisa conceitual, abstrata ou geral deve ser tornar tangível na luta específica do protagonista. Evite generalidades e abstrações na narrativa, trabalhe com elementos concretos e específicos. Pinte imagens na mente do seu leitor com as quais ele possa compreender e sentir a transformação do protagonista.ç

O capítulo sete aborda a relação entre conflitos e mudanças.

O SEGREDO COGNITIVO:
O cérebro está preparado para resistir teimosamente às mudanças, mesmo as mudanças positivas!

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
A história é sobre mudança, que resulta apenas de conflitos inevitáveis. Jogue o seu protagonistas em conflitos que o forcem a mudar sua visão de mundo.

O capítulo oito lida com a causa e efeito dentro da narrativa.

O SEGREDO COGNITIVO: Desde o nascimento, o principal objetivo do nosso cérebro é estabelecer conexões causais – se isso e aquilo.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Uma história segue uma trajetória de causa e efeito do começo ao fim.

O capítulo nove lida com os testes que o protagonista deve passar em seu arco de mudança.

SEGREDO COGNITIVO:
O cérebro usa histórias para simular como podemos navegar em situações difíceis no futuro.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
O trabalho de uma história é colocar a protagonista em testes que, mesmo em seus sonhos mais loucos, ela não acha que pode passar.

O capítulo dez lida com o caminho desde a preparação dos eventos até o clímax, e os fechamentos dos arcos narrativos, recompensando o leitor.

O SEGREDO COGNITIVO:
Como o cérebro abomina a aleatoriedade, está sempre convertendo dados brutos em padrões significativos, para melhor prever o que pode acontecer a seguir.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA:
Os leitores estão sempre à procura de padrões; para o seu leitor, tudo é uma preparação de cenas, ou uma recompensa dessa preparação ou eventos intermediários entre esses dois pólos!

O Capítulo Onze lida com flashbacks e históricos!

O SEGREDO COGNITIVO: O cérebro evoca lembranças do passado para avaliar o que está acontecendo no momento, a fim de dar sentido a ele.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA: Progresso, flashbacks e subtramas devem fornecer instantaneamente aos leitores uma visão do que está acontecendo no enredo principal, mesmo que o significado mude conforme a história se desenrola.

E para terminar, o Capítulo Doze lida com reescritas e edições!

SEGREDO COGNITIVO: É preciso um esforço consciente de longo prazo para aprimorar uma habilidade antes que o cérebro a atribua ao inconsciente cognitivo e se torne intuitiva.

O SEGREDO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIA: Não há escrita; só há reescrita. A experiência de escrever e reescrever faz toda a diferença, com o escritor aperfeiçoando sua técnica através do processo árduo de revisar a própria escrita, e submetê-la ao feedback de leitores betas, editores, etc.

Um excelente guia para escritores, recomendadíssimo!


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.