VIDEO DICA DE RPG! As Tarefas do Mestre de RPG! | NITRODUNGEON 28 #dicasderpg #tionitro #dicademestre #rpgbrasil

No NITRODUNGEON 28 falo sobre as tarefas de um Mestre de RPG!

maxresdefault.jpg

NDG#028 | As Tarefas do Mestre de RPG

Olá pessoal, eu sou o Tio Nitro e começa agora mais um NitroDungeon, meu vlog de dicas e sugestões para jogadores e mestres de RPG de mesa!

Quais são as tarefas de um Mestre de RPG?

O mestre dos jogos mais tradicionais de RPG de mesa é quem mais se esforça em um grupo de jogo.

Para preparar uma sessão de jogo, o mestre passa dias cuidadosamente organizando e tramando os eventos que irão acontecer durante o jogo, construindo encontros, selecionando antagonistas, monstros, criando reviravoltas, surpresas e trabalhando na construção de um cenário divertido e envolvente.

Se a sessão de jogo fosse um filme, os jogadores seriam atores com o poder de improvisar e alterar o roteiro de acordo com os acontecimentos, trabalhando a partir do que o Mestre do Jogo lhes fornece como motivação.

Nessa analogia, é como se o Mestre de Jogo fosse o diretor desse filme, agindo como roteirista ao criar uma base para a história e alterar de acordo com as decisões dos jogadores.

Ele também seria o cinegrafista, descrevendo os cenários e ambientes, e todos os atores coadjuvantes, representando antagonistas e aliados que os jogadores irão encontrar.

Dentre as diversas tarefas de um Mestre de RPG, vou abordar as que acho serem as mais importantes:

Primeira Tarefa: O mestre como um CONTADOR DE HISTÓRIAS.

Apesar do RPG de Mesa tradicional ser uma atividade de criação coletiva de histórias, o mestre é quem organiza e coordena os eventos, construindo as cenas, desenvolvendo as reviravoltas, e trabalhando com as motivações de antagonistas e aliados dos Personagens dos Jogadores.

Assim, a primeira tarefa é a de ser um bom contador de histórias.

E ser um bom contador de histórias significa saber trabalhar a tensão, manter o suspense da narrativa, incitando a curiosidade dos jogadores sobre o que vai acontecer.

É também ter o domínio de criar episódios com começo, meio e fim, ou preparação, clímax e consequência, a partir dos improvisos de seus jogadores.

Saber narrar uma descrição ou personificar um personagem de maneira dramática ajuda muito nessa tarefa de contar histórias.

Assim como aguçar a observação ao ler livros de ficção ou assistir filmes ou séries, para descobrir novas estruturas e modos de se contar histórias a fim de aplicá-las em sua mesa de jogo.

Segunda Tarefa: O Mestre como um ARTISTA.

Assim como os artistas de outras formas dramáticas, o Mestre de RPG também busca entreter seus jogadores.

Mesmo se a sessão foi muito bem preparada, com uma trama intrincada e personagens do mestre interessantes, se o jogo não for divertido e envolvente, todo o esforço do Mestre terá sido em vão.

É tarefa do Mestre manter a energia e a animação de seus jogadores através do modo como mestra e conduz o jogo.

Procure trabalhar na representação de personagens. Você pode criar vozes estranhas, usar linguagem corporal, ou representar de maneira divertida e interessante os Personagens do Mestre.

Terceira Tarefa: O Mestre como um MODERADOR

Talvez uma das tarefas mais importantes, o Mestre de RPG deve também agir como um moderador entre os jogadores, com o objetivo de deixá-los à vontade e confortáveis com o jogo.

Ele deveria ajudar os jogadores iniciantes que ainda não dominam as regras ou que não conhecem o que é um jogo de RPG de mesa, como também moldar aspectos de sua sessão para agradar os jogadores mais experientes.

E principalmente, se esforçar para que todos os jogadores tenham chance de participar do jogo, ou seja, que tenham o seu momento de protagonismo na sessão.

Uma atenção às preferências de seus jogadores também facilita a atuação como moderador.

Procure dar oportunidades de atuação para jogadores que curte mais o lado da representação do RPG, momentos de combate para os jogadores que curtem mais ação, e momentos de planejamento e estratégia, para os jogadores que gostam desses elementos, e cenas com muita política, intriga ou mistérios do passado para jogadores que se interessam mais pelo aspecto de exploração e criação de mundos do RPG.

Para ser um bom moderador, o mestre precisa de dominar bem as regras do jogo, e saber exatamente o que cada um dos personagens dos jogadores é capaz de fazer.

Preparar bem a sessão, equilibrando a dificuldade dos encontros e conhecendo bem o que os Personagens do Mestre são capazes de fazer, também ajuda muito para que as decisões que o mestre terá que tomar durante o jogo sejam justas.

Moderar um jogo de RPG também significa escutar as opiniões dos jogadores, principalmente quando acontece algum tipo de controvérsia por causa das regras ou por causa da própria narrativa.

Nesses casos, busque sempre ser justo e decidir a questão, respeitando as opiniões e tendo como objetivo manter um ambiente positivo e divertido em sua mesa de jogo.

Quarta Tarefa: O Mestre como um CRIADOR DE HISTÓRIAS

O Mestre de RPG também exerce o papel de criador de histórias durante a preparação de uma sessão de jogos. Seja históricos e características principais dos PdMs, ou até mesmo a elaboração de um cenário inteiro, o Mestre precisa separar um tempo para criar a trama, os antagonistas, os obstáculos, construir eventos e cenas, de tudo mais que for necessário para sua sessão ou campanha.

Dessa forma, muitas das dicas, recursos e conhecimentos disponíveis para escritores e roteiristas também servem para Mestres de RPG, desde que adaptados para as necessidades de uma sessão de jogo ou campanha.

Conhecer como se constrói personagens, como se organiza uma trama, como criar suspense, ganchos, cenas dramáticas, trabalhar motivações e subtexto, entre tantos outros tópicos, ajudam muito na tarefa de criar histórias!

Quinta Tarefa: O Mestre como INSTRUTOR

Uma das tarefas mais importantes de um Mestre de RPG é ensinar e ajudar os jogadores inexperientes a conhecer o jogo.

Muitas vezes o mestre irá se deparar com uma mesa diversa, onde os jogadores tem níveis variados de conhecimentos das regras do jogo.

Cabe ao mestre ajudar os jogadores, explicando quando for necessário sem deixá-los intimidados com as regras do jogo.

Paciência, constância e tolerância, além de uma atitude generosa e positiva, são ferramentas essenciais para fazer com que TODOS os jogadores, não importa a sua experiência, se sintam confortáveis em sua mesa de jogo.

O mestre deve guiar os novos jogadores de RPG, lembrando sempre que, provavelmente, ele também aprendeu o jogo com outros mestres ou jogadores.

Dessa forma, o Mestre como Instrutor pode retribuir o favor, ensinando o jogo para novas pessoas!

Sexta Tarefa: O Mestre como JOGADOR.

Quando estamos começando a jogar RPG, muitas vezes pode parecer que o jogo coloca os Jogadores contra o Mestre.

Mas o RPG não é uma competição, e o Mestre do Jogo não perde quando os jogadores são bem sucedidos.

O foco principal deveria ser sempre a diversão de todos através da criação coletiva de uma história, com eventos que testam as habilidades, o raciocínio e a intuição dos jogadores, além de oferecer oportunidades para interpretação de personagens e socialização entre todos da mesa de jogo.

Apesar do Mestre ser o guia dessa construção coletiva de histórias, todo mundo em uma mesa de jogo acaba sendo um jogador também.

Os Mestres de RPG também precisam interpretar seus personagens com o mesmo interesse e motivação dos jogadores, e serem convincentes enquanto fazem isso.

O Mestre de RPG também possui muitas outras tarefas. Ele pode ser um Desenvolvedor de Jogos, criando mini-games em suas aventuras ou regras caseiras, criando novos monstros, desafios, armadilhas, enigmas, etc.

Para jogos offline, o Mestre de RPG também pode assumir a tarefa de anfitrião, oferecendo o lugar para jogar e muitas vezes todo o material necessário para os jogadores, como mesas, fichas de personagens, lápiz, dados, minaturas, grid de combate, etc.

E essas são as tarefas principais do Mestre do Jogo.

Vocês conseguem pensar em mais tarefas? Se sim, escreva nos comentários desse vídeo!

_______________________________________________

E é isso aí por hoje, se você gostou do vídeo, se inscreva no canal NEWTON NITRO para dicas semanais de RPG, dicas para escritores, e resenhas de livros e quadrinhos que li e achei doidimais, além de sessões gravadas de RPG!

Convido a todos a visitarem o NITRODUNGEON, meu blog de RPG, o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito, e me siga no Instagram Newton Nitro, para dicas diárias de RPG!

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato para um orçamento, preços acessíveis.

Para quem estiver interessado, eu trabalho com AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, personalizadas, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça e se inscreva o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS e mais de 800 Video Aulas de Inglês para você aprender inglês sozinho.

Fica aqui um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem o meu romance MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos Jogar RPG, porque Jogar RPG é doidimais!

Até o próximo NITRODUNGEON

ESCRITO POR NEWTON NITRO em 29-09-18


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.