VIDEO DICA PARA ESCRITORES| Como ESCREVER um SEGUNDO ATO SENSACIONAL! | NITRODICAS 60 #dicasparaescritores

Nesse NITROLEITURAS, meu vlog de Dicas para Escritores, falo sobre como escrever um SEGUNDO ATO SENSACIONAL!

LINK PARA DOWNLOAD DO PDF DA VIDEO DICA DE HOJE:
ND#060 _ Como Escrever um SEGUNDO ATO SENSACIONAL! PDF

ND#060 | Como Escrever um SEGUNDO ATO SENSACIONAL!

Olá pessoal, eu sou o escritor NEWTON NITRO e começa agora mais um NITRODICAS, meu vlog de dicas e sugestões para escritores e roteiristas iniciantes!

Nesse NONO vídeo sobre ARCO DE PERSONAGENS, falarei sobre como construir um SEGUNDO ATO sensacional para o seu protagonista.

O SEGUNDO ATO é a maior parte de uma história estruturada em três atos, sendo cerca de 50%, e se divide em TRÊS PARTES:

A PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO ATO, O PONTO MÉDIO que fica no meio do segundo ato e a SEGUNDA PARTE DO SEGUNDO ATO.

A Primeira Parte do Segundo Ato é onde o protagonista se aventura ou é forçado a se aventurar em um território desconhecido, onde fica PERDIDO, descobrindo que as antigas regras, A MENTIRA QUE ELE ACREDITAVA no começo da história, não funciona mais para protegê-lo dos eventos.

Nesse ponto, o protagonista luta para reagir aos eventos do PRIMEIRO PONTO DE VIRADA, enquanto busca a COISA QUE ELE DESEJA.

Ele está a mercê das forças antagonistas nesse ponto, mas sua reatividade não é passividade.

O personagem precisa ser MUITO ATIVO na busca de seus objetivos nessa PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO ATO, mesmo que ele “quebre a cabeça”, ou seja, aprenda que os métodos de alcançar o seu objetivos são ineficientes.

E são ineficientes porque, nesse ponto, ele está começando a aprender que terá que mudar sua visão de mundo, se quiser prosseguir.

A PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO ATO mostra o seu personagem tentando recuperar o seu equilíbrio e descobrir como sobreviver no novo mundo ou na nova situação em que se encontra.

O Protagonista também sofre com os antagonistas, em um evento chamado de Ponto de Aperto.

Ponto de Aperto são momentos onde as forças antagonistas testam o protagonista, demonstrando seu poder.

Nessa PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO ATO, o protagonista precisa receber ferramentas que o ajudem a superar a Mentira em Que acredita.

Essa informação pode vir de um personagem coadjuvante, como um Mentor ou Guardião, que dá conselhos.

Ou pode surgir dos obstáculos que ele enfrenta, oferecendo pistas sobre a Verdade que ele irá finalmente compreender no clímax da história.

Outro elemento da PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO ATO são os Prenúncios ou Foreshadowing, eventos que sugerem outros eventos no futuro.

Nessa parte o protagonista pode aprender algo ou receber uma informação ou vivenciar algo, que irá ser importantíssimo em uma cena posterior.

Vamos voltar ao filme Matrix, de 1999, para exemplificar esses pontos:

Em MATRIX, o segundo ato começa quando Neo acorda no apocalíptico mundo real, fora da Matrix.

O contraste é tão violento que parece que estamos assistindo um novo filme.

Na PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO ATO, Morpheus, que age como um Mentor explica para Neo sobre o que é a Matrix, o que é Zion, quem são os Agentes e porque eles precisam ser temidos.

Morpheus também revela sobre a profecia do Oráculo, que é mais uma linha narrativa que será relevante mais tarde.

Existe também muita “prenunciação” ou foreshadowing do que irá acontecer na segunda parte do segundo ato em diante.

Neo aprende kung fu. Trinity aprende a como pilotar um helicóptero. Eles também aprendem que um corpo não pode viver sem a mente, ou seja, se morrerem na Matrix, eles morrem na realidade física.

Outros prenúncios são a atração de Trinity por Neo e a possível traição de Cypher.

Terminada toda essa introdução de novos elementos na narrativa, chegamos ao PONTO MÉDIO ou MIDPOINT de Matrix.

Mas antes, vamos ver o que é o PONTO MÉDIO ou MIDPOINT, ou SEGUNDO PONTO DE VIRADA de um Arco de Personagem!

O PONTO MÉDIO é o momento que divide o SEGUNDO ATO em duas partes.

Até o final do PRIMEIRO ATO, o protagonista está reativo, onde ele está lutando ainda sob o efeito da Mentira que Ele Acredita.

Porém, a PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO ATO já operou mudanças em sua alma, mesmo que ele não saiba, e ele está pronto para uma grande mudança.

O PONTO MÉDIO é essa grande mudança, motivando o Protagonista a se afastar dos efeitos da Mentira em que Acredita.

É a partir do PONTO MÉDIO que o protagonista se torna ativo dentro da trama, usando as informações até agora conquistadas na reação dos eventos que o tiraram de seu mundo inicial.

O PONTO MÉDIO é o centro de sua história, e deve ser marcado com uma CENA IMPORTANTE.

Existem muitos escritores que começam a escrever uma história pelo MEIO, dada a importância do PONTO MÉDIO em dar unidade a uma obra.

A ênfase do PONTO MÉDIO está em passar o protagonista de um PAPEL REATIVO (quando NÃO se está controlando o conflito) para um PAPEL ATIVO (onde se TOMA CONTROLE do conflito).

Essa mudança mostra a evolução do personagem para o leitor, e é o PONTO MÉDIO ou a metade do Arco do Personagem.

No PONTO MÉDIO, o personagem finalmente vê a VERDADE, onde os eventos fazem o personagem olhar para dentro de si mesmo, e aceita a VERDADE que irá superar a Mentira em Que Acredita, e que o levará a conquistar a Coisa Que Deseja nesse ponto do arco.

Esse MOMENTO DA VERDADE dá ao personagem uma nova compreensão de si mesmo.

Ao planejar o PONTO MÉDIO, identifique a VERDADE que o seu personagem precisa reconhecer e crie uma CENA SENSACIONAL para passar essa verdade para ele.

Se feita da maneira correta, será uma das cenas mais memoráveis de sua narrativa!

Voltando ao MATRIX, o PONTO MÉDIO ou MIDPOINT é o momento em que Morpheus leva Neo para a Matrix, para que ele converse com o Oráculo.

Nesse ponto, as frases como “Não Existe Colher” ou “Conheça-te a ti mesmo”, exemplificam que é a cena onde Neo irá se confrontar com a VERDADE, ou seja, de que ele pode ser o THE ONE, ou o ser capaz de manipular a Matrix com a própria vontade.

Para concluir, vamos ver a SEGUNDA PARTE DO SEGUNDO ATO

A SEGUNDA PARTE DO SEGUNDO ATO é onde o protagonista finalmente descobre o que deve fazer.

Todos os enigmas anteriores se ajustam no lugar.

Esse é o momento onde o protagonista passa para sua fase ativa, onde ele começa a tomar controle do conflito.

A VERDADE que ele aprendeu no PONTO MÉDIO, agora o permite a começar a implementar as ações corretas para conseguir resultados desejados em sua busca ou em sua luta para alcançar o objetivo principal da narrativa.

Porém, o PROTAGONISTA, apesar de ter aprendido a VERDADE, ainda não desistiu da MENTIRA EM QUE ELE ACREDITA INICIALMENTE, e essa hesitação irá levar a uma FALSA VITÓRIA ou uma DECISÃO APARENTEMENTE CERTA que se transformará em na CATÁSTROFE que iniciará o TERCEIRO ATO.

A SEGUNDA PARTE do SEGUNDO ATO também possui um segundo PONTO DE APERTO ou PINCH POINT, um momento que enfatiza a habilidade do antagonista de derrotar o protagonista e prenuncia a batalha final do clímax.

A SEGUNDA PARTE do SEGUNDO ATO é onde você reúne todos os elementos da narrativa, para que eles estejam em seus devidos lugares nos eventos do Terceiro Ato, gerando o clímax da história.

Essa é a parte da AÇÃO. O Protagonista segue em frente, achando que agora vê claramente o que deve fazer.

Porém ele ainda está parcialmente cego pela Mentira Em Que Acredita no começo da história, e isso levará para a catástrofe que iniciará o TERCEIRO ATO.

O protagonista, na segunda parte do Segundo Ato, deve agir com mais sabedoria, usando o que aprendeu na primeira parte do segundo ato.

Ele também deverá estar preso entre a Mentira e a Verdade, com sua visão de mundo vacilando entre esses dois pólos.

Nesse ponto do arco, o protagonista também tenta escapar dos Efeitos da Mentira, pois a Verdade se torna mais sedutora para ele.

O interesante é que, se algum personagem perguntar para o protagonista se ele ainda acredita na Mentira, ele dirá que sim, acredita, mas suas ações nesse ponto dizem o contrário.

Nesse ponto, a COISA QUE ELE DESEJA que é baseada na Mentira, fica menos sedutora do que a COISA QUE ELE PRECISA, porém ele ainda mente para si mesmo, e continua a buscar o que deseja.

A SEGUNDA PARTE DO SEGUNDO ATO é também o momento para contrastar a mudança na mentalidade do protagonista com a que ele tinha no começo da história.

E o final da SEGUNDA PARTE DO SEGUNDO ATO dá ao protagonista um falso senso de vitória, ou uma sensação falsa de que fez a ação ou tomou a decisão correta.

Voltando ao Matrix, depois do Midpoint, ou Ponto Médio, onde Neo encontra o Oráculo, tudo parece perder o controle.

Tudo que foi plantado nas cenas anteriores germinam nesse ponto.

A traição de Cypher fica evidente, quando ele atira em Tank e Dozer, e desliga Apoca e Switch da Matrix, matando-os.

Nesse ponto, um dos temas centrais do filme aparece: O que é melhor, viver feliz em um mundo de ilusão ou viver miseravelmente no mundo real?

Cypher falha em aceitar o mundo real, ele está em um arco de personagem negativo. Ele quer viver na Matrix, e não liga que ela seja uma ilusão.

Com Morpheus aprisionado por Smith, que foi o Ponto de Aperto ou Pinch Point da segunda parte do segundo ato de Matrix, Neo entra em um dilema: Ele evita interferir e deixa Morpheus Morrer ou ele tenta entrar na Matrix em uma missão suicida para tentar resgatá-lo.

A escolha de Neo para voltar para a Matrix está baseada no que o Oráculo lhe disse, mesmo com a possibilidade dela estar mentindo.

É interessante ver que tanto no primeiro quanto no segundo ato, Neo precisa fazer uma escolha.

No final do Ato 1 de Matrix, Neo escolha a pílula vermelha.

No final do Ato 2 ele decide salvar Morpheus.

Tudo isso prepara para o confronto final entre Neo e o Agente Smith, pois, o resgate de Morpheus permite que Smith rastreie Neo até a estação de metro, iniciando a sequência de cenas tensas, como o ataque dos Sentinelas contra a nave do Morpheus e a luta contra Smith que levará Neo a sua morte e depois ao seu renascimento como o The One.

E é isso aí por hoje, se você gostou do vídeo, se inscreva no canal NEWTON NITRO para dicas semanais para escritores, dicas de RPG, e resenhas de livros e quadrinhos que li e achei doidimais, além de sessões gravadas de RPG!

Convido a todos a visitarem o o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito, o NITRODUNGEON, meu blog de RPG, e me siga no Instagram Newton Nitro, para dicas diárias de escrita!

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato para um orçamento, preços acessíveis.

Para quem estiver interessado, eu trabalho com AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, personalizadas, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça e se inscreva o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS e mais de 800 Vídeo Aulas de Inglês para você aprender inglês sozinho.

Fica aqui um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem o meu romance MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos Jogar RPG, porque Jogar RPG é doidimais!

Até o próximo NITRODUNGEON

ESCRITO POR NEWTON NITRO em 29-09-18


maxresdefault (2).jpg


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.